TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Materiais de Construção

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

TORGAL, F. Pacheco; Jalali, Said. Sustentabilidade dos materiais de construção. 2.ed.portugal.tecminho.2010

RESUMO

No livro de Fernando Pacheco, sustentabilidade dos materiais de construção explica ao futuro engenheiro como utilizar adequadamente os materiais na construção civil, como no capitulo 2, toxidade dos materiais de construção, que explica ao não uso de materiais de construção tóxicos pois, pode deixar a vida de muita gente em perigo, risco de desabamentos por causa da corrosão dos materiais. é praticamente impossível construir um edifício sem contar com materiais tóxicos, alguns podem ser controlados e revisados de dez e dez anos. a toxidade é comum na construção civil porem, tem que tem impermeabilidade sobre os materiais como tintas, vernizes,e vários outros tipos de agregados a construção pois libertam fumos tóxicos em caso de incêndio. Ja no Capítulo 4, Resíduos da construção e demolição (RCD), o grande problema decorrente da alta geração de RCD é a destinação que se faz nos municípios. Áreas irregulares de descarte, conhecidas como “bota-foras” são responsáveis pelo esgotamento da paisagem natural e ambiental. Como conseqüência da destinação irregular, surgem novos problemas: contaminação de mananciais, prejuízo na drenagem superficial do solo, assoreamento de córregos e rios e outros efeitos. Não é incomum, os municípios disporem de várias áreas de “bota-foras”, em face do grande volume de RCD agrupado.

1 - Toxicidade dos Materiais de Construção

1.1Citação

“Durante a fase de produção de materiais de base química há emissão de vários tipos de poluentes, assim como também há lugar à produção de resíduos muito perigosos, os quais irão afectar negativamente o ambiente do Planeta Terra...” [...] (p.43).

1.2 Citação

“Uma outra situação de toxicidade dos materiais de construção prende-se com a libertação de fumos e substâncias tóxicas em caso de incêndio.” [...] (p.50).

1.3 Parecer

Os materiais devem ser duráveis, para que não precisem ser brevemente substituídos devido à degradação de produtos que exige dispendiosas atividades de manutenção e limita a vida útil das construções, a questão é selecionar os melhores materiais e componentes da construção civil levando em consideração todos esses critérios de sustentabilidade.

2 - Resíduos de Construção e Demolição - Enquadramento

2.1 Citação

“Para lá das incertezas sobre o exacto valor dos RCD produzido anualmente na Europa, também será pouco provável que aqueles representem 22% do total, pois alguns autores (Titura-Barna et al., 2007) mencionam que a produção de cinzas de RSU é superior aos RCD numa proporção de mais de

20 vezes.” (p.96)

2.2 Citação

“O capítulo 4 aborda a legislação relevante no domínio dos RCD, o conteúdo do plano de prevenção e gestão de RCD e o seu grau de implementação na perspectiva dos agentes do sector.” [...] (p.97)

2.3 Parecer

Este capítulo ressalta que o deposito irregular de RCD vem gerando graves problemas aos centros urbanos, tais como a degradação ambiental de grandes áreas utilizadas como “lixões”, a marginalização de uma parte da população que vive do lixo, em condições de higiene primitivas, e a proliferação de vetores de doenças.

3 - Resíduos de Construção e Demolição - Regulamentação

3.1 Citação

[...]“três tipos diferentes de aterros: para resíduos inertes, para resíduos não perigosos e para resíduos perigosos. A admissão dos resíduos a cada um dos tipos de aterro referidos, está dependente da verificação de limites em termos do ensaio de lixiviação.” (p.100).

3.2 Citação

[...] “necessário ainda avaliar quais as características de perigosidade do resíduo (H1-H141), bem assim como o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com