TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Materiais de Construção I

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

01.Como é feita a simbologia do cimento? Demonstre e explique

         Na maioria dos casos o cimento é comercializado em sacos de papel contendo 50 kg de material ou a granel. De acordo com as adições e com a resistência à compressão mínima que atinge em 28 dias, o cimento recebe uma nomenclatura composta das seguintes partes:

[pic 1]

         O tipo de cimento é representado por números romanos seguidos ou não de letras, de acordo com a composição. Um mesmo tipo de cimento pode ter diferentes classes de resistência, representada por um número correspondente à resistência em mega pascais (Mpa), obtida em ensaio específico. Segundo Oliveira (2008) o ensaio para determinar a classe de resistência do cimento é descrito em detalhes na NBR 7215 e de forma resumida consiste em moldar amostras (também chamadas de corpos-de-prova) de uma argamassa composta por 1 medida do cimento a ser analisado e 3 medidas de areia. 33 As amostras são mantidas em condições adequadas e ensaiadas em idades de 1, 3, 7 e 28 dias. Os resultados mínimos de resistência devem ser de 8 Mpa na idade de 3 dias, 15 Mpa na idade de 7 dias e 25 Mpa na idade de 28 dias. A resistência mínima aos 28 dias é a classe de resistência do cimento.

02. Que tipo de cimento, você usaria para executar uma barragem, um tanque de armazenamento de produtos químicos e para tubulação de esgotos?

Cimento Tipo III (CP III)

03. Qual a finalidade da adição de gipsita na fabricação do cimento?

Tem a finalidade de impedir que as reações de hidratação entre cimento e água, quando da utilização do cimento, se processem instantaneamente.

04. Defina trabalhabilidade/consistência do concreto e quais os fatores que o afetam. Como esta característica pode ser determinada em obra? Explique.  

Definiçao:

Consistência: O termo consistência está relacionado a características inerentes ao próprio concreto e está mais relacionado com a mobilidade da massa e a coesão entre seus componentes. Conforme modificamos o grau de umidade que determina a consistência, alteramos também suas características de plasticidade e permitimos a maior ou menor deformação do concreto perante aos esforços.

Trabalhabilidade: determina a facilidade com a qual um concreto pode ser manipulado sem segregação nociva. A trabalhabilidade depende, além da consistência do concreto, de características da obra e dos métodos adotados para o transporte, lançamento e adensamento do concreto. 

Fatores que afetam a TRABALHABILIDADE do concreto fresco:

 • Consistência do concreto (mobilidade da massa);

 • Tipos de mistura, Transporte, Lançamento e Adensamento do Concreto

 • Dimensões de peças a moldar e Afastamento das armaduras.

Fatores que afetam a CONSISTÊNCIA do concreto:

• Teor de água / Mistura Seca;

• Granulometria e Forma dos grãos dos Agregados;

 • Aditivos;

 • Tempo e Temperatura.

Determinação:

Consistencia: Um dos métodos mais utilizados para determinar a consistência é o ensaio de abatimento do concreto, também conhecido como slump test.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com