TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Motivos causadores de explosões em indústrias alimentícias

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS – FÍSICA III













SÃO PAULO
2014
ÍNDICE

I -INTRODUÇÃO;----------------------------------------------------------- Pag. 1
II - MOTIVO DAS EXPLOSÕES ENVOLVENDO “PÓS”;-----------Pag. 2
III - TABELA 01 E TABELA 02;---------------------------------------------Pag. 3
IV - COMO EVITAR ESSAS EXPLOSÕES;------------------------------ Pag. 4
V -CONCLUSÃO;------------------------------------------------------------ Pag. 5
VI -BIBLIOGRAFIA;---------------------------------------------------------- Pag. 6

INTRODUÇÃO
Aqui nesta ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas) pode se explicar os motivos causadores de explosões em indústrias alimentícias. Sabendo-se que o principal fator para essas explosões é a matéria prima em PÓ, seja eles Leite em pó, café instantâneo, malte e etc.
Com pesquisas realizadas em notícias e matérias relacionadas a fatos reais, e até com pesquisas pela USP, ou até pelo Centro de Estudo da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ), no Rio de Janeiro, foi possível verificar que existem muitas ocorrências de explosões por conta deste fator.








Nas próximas páginas será explicado os motivos dessas explosões e passo a passo como evita-las. 


MOTIVO DAS EXPLOSÕES ENVOLVENDO “PÓS”.

Atmosferas explosivas.

O que é: 
É quando a proporção de gás,vapor e pó quando no ar, fazendo uma faísca proveniente de um circuito elétrico ou do aquecimento de um aparelho provoca a explosão, e para que essa explosão ocorra são três elementos necessários, o Combustível com Oxigênio do ar mais faísca.

Explosão:
A principal característica da explosão é o processo caracterizado pelo aumento de volume e sua grande liberação de energia, acompanhado pelas altas temperaturas e com grandes produções de gases. Assim gerando ondas de pressão no local. Existem dois tipos de explosões: as explosões de deflagração e as detonações.

Poeiras Combustíveis.
Existem vários processos que pode-se encontrar as atmosferas explosivas de poeiras combustíveis, os materiais pulverulentos podem formar atmosfera explosiva combinadas com as condições ideais, os beneficiamentos de produtos agrícolas, rações animais, também o beneficiamento de madeira e etc. 
O principal foco aqui são as empresas alimentícias, que usam a tecnologia de pulverização desses alimentos, com isso descuidando em alguns casos e processos até gerar um aci
Zona de Risco: pó um perigo mortal.
(zonaderisco.blospot.com499)
Empresa situada nas imediações de savannah, fabrica de açucar.


Fonte: (http://www.maex.com.br/)

Lembrando que não é necessária uma combustão para se gerar uma explosão, pois qualquer processo pode gerar um grande volume de gases em algum espaço com um curto intervalo. O que diferencie a combustão simples é unicamente a velocidade de propagação da sua onda de choque, sendo a velocidade
menor que a velocidade do som. A pólvora por exemplo, não é capaz de gerar estragos muitos intensos a menos que esteja confinado, para causar uma grande explosão. O TNT, gera gases em uma velocidade muito rápida assim se tornando altamente perigoso, resumindo que o que importa relativamente é a velocidade do processo, e quanto maior a área de contato maior a facilidade de combustão.


Fonte: (http://www.maex.com.br/)




::
COMO EVITAR ESSAS EXPLOSÕES:

Tipos de proteção que existem são segurança intrínseca, proteção especial, invólucro a prova de explosão, encapsulamento, imersão em óleo, equipamentos pressurizados e enchimento com areia. Também pode ser uma prevenção criando um local exato em uma área aberta para fazer o armazenamento do pó coletado, deixar uma distância considerável de 1,5 vezes a altura para construção de escritórios ou oficinas, adotar um sistema de medição de temperatura para a compensação da variação de temperatura ambiente e fazer a verificação da possibilidade de substituir os inseticidas que são injetados por produtos que não contenha solventes inflamáveis em sua formula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com