TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos de Avaliação de Impacto Ambiental

Por:   •  22/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 3 – Métodos de Avaliação de Impacto Ambiental

Em um estudo ambiental, é de extrema importância ter um método ou um conjunto de métodos para determinar de uma forma mais precisa, as alterações geradas em um ambiente analisado. Para o método ter maior significância na análise, é necessário conhecer as suas características, dentre elas: sua aplicabilidade, vantagens e desvantagens.

Existem diversos tipos de métodos que podem ser utilizados na AIA, como por exemplo: “Ad Hoc”, “Check List”, redes de interação, etc., sendo que cada método tem sua importância para determinada área estudada. No ambiente selecionado para este grupo, no caso, um residencial que ira ser construído na cidade de Atibaia (SP), foi escolhido o método de matrizes de interação.

Método de Matrizes de Interação

O método consiste de uma listagem bidimensional dos impactos gerados pelo planejamento, instalação e execução de algo que ira alterar o ambiente analisado, com fatores que irão servir como auxilio para uma melhor interpretação de tais impactos. As vantagens de utilizar tal método consistem em ser algo barato, simples e que permite uma boa visualização, porém como desvantagens, têm a subjetividade na utilização dos fatores propostos, além de que, o mesmo não identifica as características temporais e a dinâmica dos ecossistemas e da sociedade.

Na AIA do Loteamento Residencial Fazenda do Porto 2, utilizamos os seguintes atributos/ fatores para a interpretação dos impactos ambientais:

1. Reversibilidade*: apresenta se tal impacto tem o poder reversível ou irreversível na área alterada.

2. Duração: apresenta o tempo que tal impacto ocorre no ambiente, sendo algo permanente, temporário ou pode ocorrer de forma cíclica.

3. Área impactada: apresenta o tamanho de forma geográfica do impacto gerado, sendo de forma local (área pequena), ou regional (área grande).

4. Intensidade*: apresenta o grau de transformação da área analisada.

5. Impacto público: apresenta a relação do impacto com a sociedade;

(*): Tais fatores foram classificados pelo grupo como os atributos mais importantes para a análise dos impactos ambientais, pois, podem classificar com mais precisão além de ter um valor subjetivo pequeno ao ser analisado pelo método.

O método consiste em colocar na coluna horizontal os impactos ambientais analisados na atividade 1, e na coluna vertical os atributos escolhidos para auxiliar na análise. Em cada atributo foi colocado classificações que serão utilizadas no método, sendo elas:

1. Reversibilidade: Reversível ou irreversível;

2. Duração: Permanente, temporário ou cíclico;

3. Área Impactada: Local ou regional;

4. Intensidade: Muita ou pouca;

5. Impacto público: Sim o não;

Em cada atributo, foi colocada uma nota, sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com