TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Programas Pneumaticos

Por:   •  29/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4
  1. INTRODUÇÃO

Abordaremos os principais simuladores pneumáticos disponíveis atualmente, demonstraremos suas vantagens, aplicações os recursos que os mesmos disponham e os motivos de criação dos mesmos.

Analisaremos esses simuladores que são de fundamental importância em nossas instituições de ensino seja faculdade, universidade, centros educacionais, como que também são muitos utilizados e uteis no meio profissional nas empresas que trabalham no ramo de hidráulica e pneumática.

  1. SIMULADORES PNEUMÁTICOS

Como o nome já diz são simuladores capazes de simular circuitos pneumáticos programados exatamente como são montados no sistema. Esses simuladores são muitos utilizados em universidades, faculdades, empresas sejam para aulas práticas com os universitários, desde teste de circuitos em sua empresa através desses simuladores, atualmente pela facilidade que a Internet proporciona, não é difícil adquirir esses simuladores em sua própria residência.

Como citado esses simuladores, são utilizados em centros educacionais, faculdades, universidades, porém a criação desses simuladores a ideia principal era para outra situação. Certa empresa especialista em criação de máquinas pneumáticas e hidráulicas resolveu desenvolver um programa que faziam testes das máquinas que eles criavam para vê se havia programa na maneira que a máquina estava sendo projetada ou não, pois eles viam de algumas situações que fabricavam a máquina e quando chegava ao cliente ela não funcionava, por isso eles criaram esse programa que simulava circuitos pneumáticos hidráulicos, devido a excelente capacidade técnica de simular de maneira eficiente circuitos pneumáticos hidráulicos e a maneira simples de manuseio, tornou-se muito popular em outros ramos de nossa sociedade essa ferramenta, sobretudo na área educacional.

Citaremos os principais simuladores pneumáticos existentes, começando com o que foi o carro chefe o primeiro simulador desenvolvido que inicialmente possuía outra finalidade.

  1.  FLUIDSIM

É o simulador pneumático, mais comum e mais utilizado no ramo, industrial e educacional criado pela FESTO, uma empresa especialista em produtos hidráulicos e pneumáticos que desenvolveu esse programa especialmente para fazer teste de seus produtos antes de vendê-los aos seus clientes.

Através do Fluidsim se pode criar com facilidade circuitos apenas arrastando elementos, posicionando os elementos no circuito e ir construindo intuitivamente, sendo que ele oferece um editor de diagramas de circuitos com descrições detalhadas dos componentes, vista animada dos segmentos, fotografias de componentes e sequências de vídeo.

Devido a todos esses recursos que ele acabou se tornando muito popular na área educacional devido a facilidade de manuseio, mas a fácil visualização de seus componentes.

Atualmente o Fluidsim, é uma ferramenta tão popular que hoje você encontra versões do Fluidsim totalmente em português que facilita ainda mais a utilização desse recurso tanto nas empresas como na área educacional, ou até mesmo em nossas residências.

[pic 1]

 

[pic 2]

2.2 AUTOMATION STUDIO

O Automation Studio é outro programa de simuladores pneumáticos concebidos pela Famic Technologies Inc. Diferente do Fluidsim ele é mais complexo sendo utilizada para diversos tipos de automação como PLC, pneumática, hidráulica, circuitos elétricos entre outros. Devido a sua complexidade ele é mais utilizado em empresas que não só trabalham com a área mecânica, sendo uma ferramenta mais completa que o Fluidsim, porém mais complicada de ser manusear sendo que é muito utilizado por engenheiros, treinadores e pessoal focado em manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com