TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Relatório de Reles

Por:   •  25/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DE RELÉS

TIPOS E UTILIZAÇÕES

Aracaju/SE

09 de Setembro de 2019

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

Os relés basicamente são dispositivos elétricos que tem como função produzir modificações súbitas, porém predeterminadas em um ou mais circuitos elétricos de saída. Os relés mais comuns tem um circuito de comando, que quando é alimentado por uma corrente, aciona um eletroímã que faz a mudança de posição de outro par de contatores, que estão ligados a um circuito ou comando secundário. O relé em resumo é um contato que abre e fecha de acordo com algum determinado fator ou configuração.

Dos tipos de reles: reles térmicos, temporizadores, de falta de fase, proteção, acoplamento, automotivos, estado sólido e fotoelétricos. Relés são classificados por relés de estado sólido e eletromagnéticos, onde o princípio de funcionamento é o mesmo, abrir ou fechar contatos.

Relés magnéticos abrem ou fecham quando existe um fluxo de corrente na bobina fazendo o êmbolo sair de uma posição para outra fazendo terminais fecharem contato quando ligado e abrirem quando desligado ou vice versa. Já o relé de estado sólido funciona a partir de microprocessamento, dispensando atuação mecânica, requisitando menores correntes para controle, sem ruído e possibilida frequência muito elevadas.

2. OBJETIVOS

Acionar relés e ligar dispositivos em seus contatos secundários. Diferenciar na prática as denominações NA (Normalmente aberto ou NO), NF (Normalmente fechado ou NC) e COM (Comum).

3. MATERIAIS UTILIZADOS

Fonte de tensão

Relés

Lâmpada

Motor 12v dc

Multímetro digital

Cabos

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Primeiramente localiza-se nos terminais do relé os pontos NA , NF , COM , A1 e A2, usando um multímetro em medição de continuidade ou simplesmente verificando no corpo do relé quando o mesmo apresenta. Em seguida monta-se o um circuito circuito em série simples para observar o funcionamento.

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foi possível observar na prática o funcionamento de diversos tipos de relés que como já dito têm os mesmos princípios, verifica-se que o relé eletromagnético precisa de uma corrente um pouco maior para acionamento e faz um barulho que devido ao seu tamanho não é tão alto, no entanto um contator que é basicamente um relé tem um barulho bem mais expressivo, também é possível verificar que o relé de estado sólido pode ser bem mais compacto e na emite nenhum barulho.

6. CONCLUSÃO

Os relés são componentes de extrema importância pois sem eles não seria possível o controle de cargas elevadas com uma corrente mais baixa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com