TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sensores Eletrônicos

Por:   •  10/9/2017  •  Abstract  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

        Os sensores eletrônicos trazem muitas vantagens e em algumas aplicações se tornaram muito práticos Devido ao seu tamanho são geralmente utilizados para montagem em placas de circuito impresso e muitas vezes por esse motivo possuem uma capacidade térmica limitada.

        Os sensores eletrônicos podem ser divididos nos seguintes tipos: Diodos, Transistores e Circuitos integrados.

        Os diodos são utilizados em controles e termômetros de baixo custo e tem por principio de funcionamento a variação de queda de tensão com a variação de temperatura. Em condições normais um diodo polarizado diretamente com corrente de 1mA tem queda  de tensão próxima de 0,62V a 25°C, essa tensão cai aproximadamente 2mV para cada °C de aumento de temperatura, como essa variação é linear ,dentro de uma faixa, ele possui uma razoável precisão chegando ate valores em torno de 125°C dependendo do material de fabricação. Os transistores utilizam o princípio de que os parâmetros variam com a temperatura, se o coletor e a base estiverem em um mesmo potencial elétrico teremos uma variação de corrente em relação à temperatura, sendo possível, em certas condições, obter essa relação linear entre -50°C e 150°C.

Já os Circuitos Integrados são equipamentos mais completos que os diodos e transistores e geralmente possuem algumas funções a mais, como filtros, reguladores e proteções. Geralmente tem sua saída em PWM proporcional à temperatura tendo uma boa faixa de operação. Alguns desses CIs têm parâmetros programáveis que fazem com que esse tipo de dispositivo seja um verdadeiro transmissor inteligente de temperatura. Um dos mais conhecidos e utilizados é o LM35 que normalmente é utilizado em termômetros para câmeras frias, chocadeiras, controles de temperatura de máquinas, aquisição de dados para pesquisas, proteção para dispositivos industriais (motores, inversores, fontes), entre outros.

Conclui-se que esses sensores trazem um baixo valor de range comparado a outros tipos, porém para situações não tão severas apresentam um baixo custo e uma boa linearidade de valores.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com