TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Construtivos

Por:   •  11/3/2019  •  Resenha  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

Continuação segunda parte

SLUMP

Slump: 3 camadas, 25 golpes, se tem especificação de slump 10+/-2, esse material deve apresentar valores de 8 a 12cm, se ultrapassar esse valor, a obra pressupõe que o cara colocou muita agua, ai geralmente a obra recusa esse material. Em contrapartida, o mínimo é 8 mas se der 7, a gente não recusa porque um slump mais baixo vai gerar pouca trabalhabilidade mas não pouca resistência. Quando ele dá abaixo, primeiro temos que colocar a folga da agua pra depois fazer slump de novo. Aí se colocar a folga de agua e mesmo assim o valor estiver abaixo ai pode mandar o concreto embora mas enquanto estiver a folga da agua, coloca ela, a agua que é permitida na nota fiscal, bate o concreto e faz o slump.

A norma também fala que primeiro tem que cair 15% do concreto para fazer o slump, isso é um absurdo, porque se esperar cair 15% para fazer o slump, como vai saber se esse 1,2m3 é bom ou ruim; ai vou e jogo esse 1,2 m3 numa laje ai paro e tiro o slump e vejo que o slump que era pra ser 12 deu 18, está errado mas eu já joguei uma parte na laje, ai quem vai tirar pra mim o que já foi jogado lá... Então não faz isso na obra, nesse caso não segue a norma porque não funciona.

O recomendado é tirar o concreto pra moldar os corpos de prova e tirar o slump logo no começo do caminhão, que quando eu compro o caminhão, tudo tem que estar uniforme, seja o concreto do meio, do final ou do início, ele tem que ser uma coisa só, então pouco importa de onde é tirado o concreto. Lembrando que antes de retirar o concreto, tem que mistura-lo por 5 minutos em velocidade máxima.

RESISTENCIA A COMPRESSÃO

As moldagens dos corpos de prova seguem o mesmo padrão do slump, o corpo de prova hoje é bem menor, são 2 camadas de 12 golpes que a gente molda, a norma também pede para que só tire o concreto depois que cair os 5% mas a gente não segue.

Para cada idade a norma recomenda tirar um exemplar, mas a norma mesmo só fala que é obrigatório mesmo moldar e romper aos 28 dias mas é recomendado fazer isso também aos 7 dias para ter uma ideia se o concreto vai chegar na resistência especificada no projeto. Há uma regrinha que não é muito correta porque hoje os cimentos variam muito, se for CP3 é uma coisa, se for CP4, é outra, mas é basicamente o seguinte: eu tenho o concreto com resistência fck 30 aos 28 dias, então com 7 dias vai dar em torno de 70% desse valor, ou seja, 21, então se ao 7 dias der fck 15, você sabe que aquele concreto vai dar problema, então a vantagem disso é que já pode tomar várias medidas antecipadamente. Na obra faz uma laje por semana aproximadamente, então se você fizer o concreto hoje e for esperar os 28 dias, você vai ter 4 lajes acima, então você vai estar lascado pra fazer reforço, pra depois tomar alguma medida porque já vai ter muita coisa construída, quando faço com 7 dias eu vou estar executando uma laje ainda, eu posso até parar, ou não se quiser dependendo do resultado do concreto. Então não é obrigatório aos 7 dias mas é mais cuidadoso.

A norma fala que pra cada idade eu tenho que moldar um exemplar, cada exemplar é composto por 2 corpos de prova, então um exemplar são dois cps, pra cada idade molda 2cps mas só exige fazer aos 28 dias. E dos dois cps o valor do exemplar vai ser o maior dos corpos de prova. É muito comum achar que por segurança deve usar o menor valor mas não, ele foi conseguido na altura porque houve algum erro. O conceito que trabalha pra dos dois corpos de prova que são iguais não usar o menor e sim o maior: você moldou os dois de uma forma só, você não consegue fazer nada pra aumentar a resistência do concreto, pra aumentar não, mas pra baixar sim, você pode socar errado, você pode ter transportar errado, pode ter curado errado, pode ter feito um monte de coisa errado, então se você tem dois corpos de prova, um que deu 10 e o outro 40, esse de 10 foi mal rodado, então despreza o menor valor considerando uma falha de execução em algum procedimento, seja de moldagem, ou de transporte ou de ruptura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com