TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas de Ignição

Por:   •  17/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Distribuidor: extinto no sistema atual. (Bastante inexato em sua função de interromper a passagem de corrente pela bobina e de estabelecer os ângulos de avanço requeridos de acordo com a velocidade de rotação do motor)

(as grandes alterações deveram-se, principalmente, ao aparecimento da electrónica de potência e à evolução da microelectrónica.)

SISTEMA DE IGNIÇÃO CONVENCIONAL

Este sistema é constituído basicamente pela bateria, chave de ignição, bobina de ignição (transformador de ignição, transforma baixa tensão em alta tensão), distribuidor, cabos de alta tensão e velas de ignição.

Componentes de baixa tensão (quando o circuito está ligado apenas ao 12 V da bateria)

Bateria, chave de ignição, enrolamento primário (número de enrolamentos é 300 mais ou menos) do transformador

Condensador e platinado (conjunto ruptor)

Liga-se a chave de ignição e é transferido uma baixa tensão de 12 V pelo enrolamento primário, essa corrente que flui da em torno de 300 voltas pelo enrolamento primário, encontra-se então o platinado fechado e é realizado o aterramento, fazendo assim passar uma corrente constantemente. Este é o momento que surge um campo magnético muito forte na bobina.

Componentes de alta tensão

Enrolamento secundário (o mais fino), escova rotativa, tampa, velas e cabos de alta tensão.

O enrolamento secundário é um fio fino de cobre isolado. Este enrolamento tem um nó ligado ao enrolamento primário e é isso que vai causar uma tensão induzida. Tem-se também as velas, que de antemão possuem a função de conduzir a alta tensão para dentro da câmara de combustão e assim inflamar a mistura ar-combustível.

Na tampa existem 6 saídas, e uma escova rotativa que está girando e distribuindo a corrente para as saídas em direção aos cabos. Os cabos vão conduzir a centelha da tampa à vela.

Assim que o platinado se abre, a corrente que circula no enrolamento primário será repentinamente interrompida, e com essa variação elevada num curto espaço de tempo proporciona uma elevada variação no campo magnético (ele diminui rapidamente), induzindo assim uma elevada tensão no enrolamento secundário. Essa tensão cai no rotor presente no distribuidor, que gira e já direciona a corrente para as velas correspondentes através dos cabos de alta tensão.

Bateria

Cada célula produz aproximadamente 2V quando a bateria está totalmente carregada, portanto para se obter 12V são precisas 6 células, como se pode ver na figura.

Bobina de ignição

É um tipo de transformador elétrico que converte uma baixa tensão elétrica em alta tensão elétrica.

Constituída por dois enrolamentos (primário e secundário), e como o secundário tem um número bem maior de espiras, isso faz com que o crescimento da tensão elétrica seja bastante aumentado.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com