TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os frutos podem ser classificados

Por:   •  10/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

    Os frutos podem ser classificado, de acordo com a atividade respiratória pós colheita e             amadurecimento,  em,  climatéricos e não climatéricos.

Frutos climatéricos são aqueles em que o amadurecimento é acompanhado por um distinto aumento na atividade respiratória. São também aqueles em que ocorre um pico de produção de etileno, esse pico pode coincidir ou ocorrer antes da máxima atividade respiratória . Além disso são chamados climatéricos aqueles frutos que amadurecem após serem colhidos( amadurecem separados da planta mãe).

Já os frutos não-climatéricos são aqueles em que não se pode observar  aumento da taxa respiratória e nem na produção de etileno.  Esses frutos geralmente apresentam decréscimo gradual da taxa de respiração durante o amadurecimento. Assim só podem colhidas quando apresentam as características especificas para consumo.

O gás etileno(C2H4) conhecido como “hormônio do amadurecimento” .Além do amadurecimento o etileno pode causar outras alterações nas frutas. Esse gás funciona como um hormônio, é produzido a partir das células e se faz presente em toda a estrutura do fruto, desde a casca até seu interior.

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1913511/mod_resource/content/0/Vis%C3%A3o%20Agricola.pdf (Climatéricos e não-climatéricos: um conceito em extinção? Ilana Urbano ,Bron Angelo, Pedro Jacomino)

(parte da Sabrina)

Como as frutas são produtos vivos que respiram, amadurecem e morrem ,as embalagens utilizadas para armazenamento devem permitir a continuidade de seu processo vital de forma normal.

 Para isso a escolha das embalagens deve ser com objetivo de proteger os produtos contra injúrias, isolá-los de condições adversas de temperatura, umidade, acumulo de gases e outros. É necessário também levar em consideração o tipo de produto a ser embalado.

Para realização dessa prática utilizou-se dois tipos de embalagem de plástico e papel. Esses dois materiais possuem diferenças em suas características como a permeabilidade. A embalagem deve funcionar como uma barreira entre o meio externo e o produto , por isso é necessário que ela possua características especificas para conservar os alimentos.

O plástico possui poros menores dificultando um pouco mais a entrada e saída de gases da embalagem, já o papel possui maior porosidade em relação ao plástico, assim haverá uma troca maior de gases entre o meio interno e o meio externo da embalagem.

https://www.livrariadoplastico.com/product-page/propriedades-de-barreira-de-embalagens-pl%C3%A1sticas

https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/274547/influencia-das-embalagens-e-condicoes-de-armazenamento-no-vigor-de-sementes-de-gergelim

https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7358

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (296.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com