TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais métodos de obtenção dos pós

Por:   •  4/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

Quais são os principais métodos de obtenção dos pós? Descreva um deles.

Reações químicas e decomposição: o método mais comum é a redução de óxidos metálicos, pelo emprego de um agente redutor gasoso ou sólido, posteriormente o Fe esponja é submetido a uma série de processos: Moagem, Separação magnética e Peneiramento.

Atomização de metais fundidos: é o mais importante pois permite a fabricação de todos os metais (ferro, aço, cobre, latão, alumínio), o processo consiste em pulverizar um liquido metálico em partículas finas, essa pulverização é feita forçando a passagem de uma corrente de metal liquido através de um pequeno orifício, na saída essa corrente é desintegrada por um jato de agua, ar ou gás, solidificando o metal instantaneamente.

Decomposição eletrolítica, Processamento mecânico de metais sólidos.

5) Quais as principais características que devem ser analisadas dos pós? Explique 3

Pureza e composição química: presumindo que o pó tenha pureza acima de 99% determina-se quais impurezas metálicas ou não metálicas estão presentes pois podem afetar as condições de compactação e sinterização.

Microestrutura da partícula: influencia no seu comportamento durante a compactação e sinterização. Pode ser monocristalina onde o tamanho da partícula é igual ao tamanho de grão ou policristalina onde cada partícula contém muitos grãos dificultando a sua compactação porem com maior ductilidade.

Porosidade: verifica-se a presença de poros que diminuem a resistência mecânica, dificultam a compressibilidade, a densidade aparente e a porosidade da peça acabada.

Densidade aparente, velocidade de escoamento, tamanho e forma da partícula.

o que sabe sobre lubrificantes aplicado à metalurgia do pó.

Tem como objetivo diminuir o atrito entre o compactado comprimido e as paredes da matriz, porem o lubrificante pode afetar a resistência mecânica do material ou causar o aparecimento de manchas superficiais se o mesmo não evaporar completamente, processo que deve ocorrer antes da temperatura final de sinterização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com