TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os requisitos e características técnicas necessárias para a operação de unidades designadas como SELF 4 SEF 5 e SELF 6, no ar condicionado de escritórios

Pesquisas Acadêmicas: Os requisitos e características técnicas necessárias para a operação de unidades designadas como SELF 4 SEF 5 e SELF 6, no ar condicionado de escritórios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 9

A. Objetivo e Aplicação

Este documento apresenta os requisitos e as características técnicas necessárias para a operação das unidades identificadas como SELF 4 SEF 5 e SELF 6 no sistema de ar condicionado dos Escritórios no segundo andar do prédio central e do Laboratório no primeiro andar, após a reforma e automação do sistema de climatização atual.

B. Descrição Geral do Sistema de Controle

O sistema de controle funciona com dois MICROCONTROLADORES do tipo CLP (Controlador Lógico Programável), de um terminal IHM (Interface Homem máquina), ligados em rede, e de interfaces com os equipamentos de ar condicionado, de temperatura, pressão e nível, montados em vários locais da instalação, conforme mostrado nos desenhos ref.: GAUT-0032PL.

O sistema possui a capacidade para acionamentos locais, geração e envio de alarmes para o terminal IHM, armazenamento de eventos , e atende os requisitos técnicos de hardware e software dentro da normalização atual e com Sistema Integrado de Gestão - (Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança).

C. Microcontroladores

Cada MICROCONTROLADOR está instalado no painel elétrico respectivo distribuído da seguinte maneira:

-Painel de alimentação e controle da Unidade 4 do ar condicionado para os Escritórios (Planejamento).

-Painel de alimentação e controle das Unidades 5 e 6 do ar condicionado para o Laboratório.

A alimentação do MICROCONTROLADOR vem de uma com fonte protegida de 24 Vcc, possui memória para programa aplicativo tipo Flash 16 Kbytes, e do tipo RAM também de 16 Kbytes, LEDs de diagnostico, teclado para ajuste “On line”, interface1xRS232. E está conectado a um conversor de sinal para RS 485. Possui serviços de comunicação com protocolo MODBUS RTU escravo com o terminal IHM, possui software aplicativo desenvolvido com recursos avançados no tratamento de dados, de maneira que o operador possa alterar parâmetros e acessar as informações de alarme e as variáveis do sistema. O terminal IHM, ESTÁ instalado no painel da Unidade 4 no Planejamento.

D. Pontos de Entrada/Saída

SELF5 E SELF6

Nos desenhos GA/UT-0032PL–009 folhas 005 e 006 estão indicadas todos os pontos de entrada e saída de cada equipamento desta instalação, com a indicação da função de cada ponto. Estão também especificados, nas folhas 004 e 007 a 009 assim com na tabela da pág XX desta especificação todos os sensores utilizados nesta instalação. Estes sensores foram reaproveitados do sistema antigo de refrigeração com comando a relés.

O encaminhamento dos pontos ao MICROCONTROLADOR é feito através de eletrodutos conforme apresentado no desenho número XXX do projeto.

E. Descrição Funcional

E1. Registro de eventos

O sistema de automação monitora todos os pontos descritos no item anterior e realizar um registro de eventos, armazenando na sua memória e selecionados pelo operador, para que este tenha informações sobre operação do sistema como por exemplo quantidades de entradas em funcionamento do compressor, e acionamento do termostato ambiente.

O MICROCONTROLADOR armazena os registros em memória, esses dados estão disponíveis no terminal IHM.

E2. Controle do Ar Condicionado

O MICROCONTROLADOR atua nos equipamentos do ar condicionado de forma a manter os parâmetros de temperatura dentro das especificações da CEMIG, e fornecer alarmes de falha nos equipamentos e situações anormais de temperatura.

O MICROCONTROLADOR realiza a operação dos equipamentos de ar condicionado com as seguintes facilidades:

Revezamento Automático das máquinas (para o Self. 4)

Bloqueio em caso de falha

Ajuste de operação

Envio de alarmes

Transferência de controle dos condicionadores entre as áreas (escritórios e laboratório) através da comutação dos termostatos ambientes e a acionamento manual dos registros localizados nos dutos de ar.

Este sistema, permite o gerenciamento centralizado de toda a instalação de climatização no terminal IHM.

E.3 Diretrizes

Set-point

Abaixo são indicados os set-points para a operação do sistema de climatização dos equipamentos instalados:

SELF5

TMÍN1/2 Temperatura interna mínima

TMÍN1=23ºC  desliga compressor/unidade 5 ; Se TMÍN1 23ºC por 60 minutos desliga o ventilador do compressor1/unidade 5

TMÁX1/2 Temperatura interna máxima

TMÁX1=23,5ºC  liga compressor 1/unidade 4 .

TALTA Temperatura interna a partir da qual em ausência ou defeito de CA ou defeito nos condicionadores será alarmada TA=30ºC

NCICLOS Número máximo de ciclos do compressor por hora - N=10 (típico)

SELF6

TMÍN1/2 Temperatura interna mínima

TMÍN1=23ºC  desliga compressor/unidade 6 ; Se TMÍN1 23ºC por 60 minutos desliga o ventilador do compressor/unidade 6

TMÁX1/2 Temperatura interna máxima

TMÁX1=23,5ºC  liga compressor /unidade 6 .

TALTA Temperatura interna a partir da qual em ausência ou defeito de CA ou defeito nos condicionadores será alarmada TA=30ºC

NCICLOS Número máximo de ciclos do compressor por hora - N=10 (típico)

Temperatura ambiente SELF4

TMÍN1/2 Temperatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com