TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Óleos lubrificantes

Por:   •  6/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.911 Palavras (8 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE PITÁGORAS SÃO LUIS

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

ÓLEOS LUBRIFICANTES.

(DESCARTE, COLETA SELETIVA INDIVIDUAL E RECICLAGEM DE ÓLEOS LUBRIFICANTES UTILIZADOS NA INDÚSTRIA E COMÉRCIO).

SÃO LUIS

2017

FACULDADE PITÁGORAS SÃO LUIS

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

ANDERSON CUNHA DUARTE

ANTONNY YURY MOTA RODRIGUES

DEYVISON JOSÉ DA SILVA LEITÃO

KLAYLTON DOS SANTOS BARBOSA

LUIZ HENRIQUE COSTA FERREIRA

MARY JOUSE MARTINS

RAMILTON ARAÚJO SILVA

SÉRGIO RAPHAEL LOPES BURATTO

SWANNY VILA NOVA LEITE

ÓLEOS LUBRIFICANTES.

(DESCARTE, COLETA SELETIVA INDIVIDUAL E RECICLAGEM DE ÓLEOS LUBRIFICANTES UTILIZADOS NA INDÚSTRIA E COMÉRCIO).

Trabalho apresentado no Curso de Engenharia Mecânica na disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar II, para obtenção de nota.

     Orientador: Prof. Me. Joaquim Gomes

SÃO LUIS

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

PROBLEMA        5

HIPÓTESES        5

OBJETIVO GERAL        5

OBJETIVO ESPECÍFICO        5

JUSTIFICATIVA        6

REFERENCIAL TEÓRICO        7

METODOLOGIA        8

CRONOGRAMA        9

ORÇAMENTO        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        10

INTRODUÇÃO

Os óleos lubrificantes consistem em um subproduto do petróleo, utilizados em indústrias, em pequenas empresas especializadas e em oficinas mecânicas, não sendo totalmente consumido durante o processo, acarretando a geração de uma grande quantidade de óleos usados e contaminados, que se colocados de maneira inadequada, prejudicam o meio ambiente. Nesse sentido, o presente estudo consiste na coleta e reciclagem de fluidos lubrificantes de forma limpa e sustentável com intuito de minimizar impactos ao meio ambiente.

Segundo Ottmman (1994), uma coisa é as pessoas perceberem os problemas ambientais como fenômenos distantes, outra, muito diferente, é quando ocorrem em nossos próprios quintais. Os consumidores passam a agir em relação a questões verdes, pois elas começam a atingir seus lares. Os canais de notícias exibidos em horário nobre mostram desastres em nossas praias e rios. Vemos nossas florestas e animais destruídos. É o resíduo gerado por nós que cria a necessidade de novos aterros sanitários em nossas vizinhanças.

A partir deste contexto, reconhece-se a grande importância de conscientizar áreas tanto nas indústrias e comércios, onde o desafio principal nessa jornada é lutar no que diz respeito ás questões ambientais, tanto por meio de legislação, quanto as mudanças relacionadas ao estilo de vida.

Considerando o aspecto social para Obladen (1999) citado por Takeda (2002, p.18) o envolvimento da população é necessário para a gestão participativa dos problemas relacionados com o cotidiano das pessoas, como por exemplo, a geração e o descarte de resíduos. Entretanto, cabe ao poder público municipal, o encargo financeiro e técnico administrativo com respeito a questão. Por isso, novos métodos estão sendo empregados pelo poder públicos e pela sociedade, na identificação e exploração de oportunidades de reflexão e exercício de aprendizado, propiciados pela educação sócia ambiental.

O estudo proposto neste projeto é mostrar a forma correta de descarte e coleta de resíduos de lubrificantes utilizados da indústria e comércio, retirados de máquinas e veículos.

PROBLEMA

Como minimizar os impactos ao meio ambiente a fim de evitar o descarte inadequado de fluidos lubrificantes?

HIPÓTESES

Caso o processo seja ausente, necessita-se de um sistema de logística reversa para a coleta deste material, adotando um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição do material. Solução essa conhecida como “Rerrefino”, processo industrial que transforma o óleo usado em óleo básico novamente, e evita que seja descartado no meio ambiente. Desta forma, o óleo refinado segue o caminho da sustentabilidade, fechando o ciclo de vida do produto, que retorna ao mercado por meio de formuladores (aditivos) de óleos lubrificantes. Para um maior aproveitamento, a idéia é a implantação de pontos específicos para a coleta dos óleos lubrificantes usados.

Muitos falam de descarte correto, mas poucos informam ou sabem onde ele pode ser levado, podemos viabilizar um programa de coleta voluntaria para tal material, levando em consideração que além de ser uma forma sustentável que beneficiará o meio ambiente, será uma forma de conscientizar as pessoas à respeito dos grandes impactos que podem ser causados quando se trata do descarte inadequado.

OBJETIVO GERAL

Coletar e armazenar o fluido lubrificante após processo de sua troca na indústria ou comércio com vistas à sustentabilidade ambiental.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Coletar de forma sustentável os resíduos lubrificantes.

Armazenar os óleos lubrificantes em reservatórios adequados.

Trabalhar o processo de rerrefino para o reaproveitamento do óleo lubrificante.

JUSTIFICATIVA

Cedo na sua história o homem descobriu a importância da lubrificação, ao perceber que o uso de gordura animal ou azeites vegetais facilitava o carregamento de grandes pesos ou reduzia o atrito dos eixos das charretes. Após séculos sem grandes avanços, isto finalmente começou a mudar com o primeiro poço furado, em 1859, em OilCreek – Pennysilvania, por Edwin Laurentine Drake, que deu início à história moderna da indústria do petróleo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com