TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS EM UM SETOR DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS METÁLICOS PARA CURSOS DE SOLDAGEM

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.813 Palavras (8 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 8

Projeto Final I

PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS EM UM SETOR DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS METÁLICOS PARA CURSOS DE SOLDAGEM

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CAMPUS NORTE SHOPPING

Professor: David Moura

Professor Orientador: Giovanni Rossi

Aluno: Peter Gabriel Vasconcelos Alves da Cruz

Matr. 201201186757

Resumo

A padronização de processos é uma excelente ferramenta para as empresas que visam melhorar seus processos e obter vantagem competitiva no atual ambiente globalizado. Através da padronização de processos, pode-se obter benefícios consideráveis como: redução ou eliminação de desperdícios, aumento da qualidade, evitar retrabalho, redução de custos, prevenção de acidentes de trabalho, aumento da produtividade, entre outros. A padronização faz com que os envolvidos no processo trabalhem da mesma forma, realizem os mesmos processos e gerem os entregáveis com a mesma qualidade. Neste contexto, pretende-se nesta pesquisa utilizar as principais ferramentas de suporte a padronização de processos e aplicar a um setor de produção de materiais metálicos para cursos de soldagem. O setor dispõe de 04 (quatro) funcionários e 06 (seis) máquinas de corte e usinagem de materiais, não possuindo métodos padrões de trabalho para a produção de materiais. A falta de padronização dos processos identificada no setor afeta diretamente a gestão de processos da empresa gerando problemas de produtividade e qualidade, tais como desperdício de material, elevação nos custos de produção e aquisição de matéria-prima, acidente de trabalho, entre outros. Será necessário utilizar um modelo com as ferramentas de suporte a padronização processos, através de uma fundamentação teórica e posteriormente descrição dos processos de forma a fundamentar a teoria com a prática, aplicando tal modelo ao Setor em questão visando sanar os problemas existentes.

  1. OBJETIVO

Padronizar os processos de um Setor de produção de materiais metálicos para cursos de soldagem, utilizando um modelo com as principais ferramentas de suporte a padronização, através da busca na literatura. Posteriormente, através de um estudo de caso,  apresentar os  benefícios e resultados obtidos nesta pesquisa.

O setor dispõe de 04 (quatro) funcionários e 06 (seis) máquinas de corte e usinagem de materiais, não possuindo métodos padrões de trabalho para a produção de materiais gerando problemas de produtividade e qualidade.

  1. JUSTIFICATIVA

No mundo atual, no qual as organizações encontram-se em um ambiente extremamente competitivo, ser eficiente, ou seja, dispor de melhores práticas e processos é fator diferencial e essencial para a sobrevivência, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. As organizações visam obter vantagens competitivas que possibilitem a sustentabilidade do seu negócio, diferenciando-se principalmente, nos fatores de produtividade e qualidade.

O gerenciamento de processos é de fundamental importância para garantir a manutenção da qualidade da organização, seja ela nos processos internos ou no produto final. Para isso, se faz necessário padronizar os processos produtivos, visto que para campos ( 2004 ) a padronização é a estrutura da qualidade.

A padronização de processos é um fator que influencia diretamente na qualidade dos processos e do produto final, direcionando melhor a utilização dos recursos produtivos e, consequentemente, reduzindo os custos, perdas e desperdícios, através da redução de variabilidades e desconformidades ao longo do processo.

A partir da necessidade diagnosticada no setor em estudo, surge a necessidade de aplicar a padronização de processos, visando sanar problemas de produtividade e qualidade encontrada no processo devido à falta de uniformização e formalização do mesmo.

  1. METODOLOGIA

Para atingir o objetivo proposto, pretende-se:

  1. Revisão bibliográfica sobre gestão e padronização de processos produtivos nas organizações com o objetivo de buscar modelos e ferramentas que possibilitem a representação e aplicação do tema.
  2. Identificar os processos e compreensão do funcionamento da organização e do objeto de estudo ( setor de produção de materiais metálicos )
  3. Definir um modelo para a padronização e ferramentas de suporte que serão utilizadas para atingir o objetivo.
  4. Aplicar o modelo e ferramentas de padronização através de um estudo de caso
  5. Análise dos resultados, visando determinar a eficiência, eficácia e efetividade com a implantação da padronização de processos.
  6. Redação do texto
  7. Apresentação e entrega ao professor

  1. HIPÓTESE

Através do estudo e pesquisa na literatura, será possível utilizar um modelo para realizar a padronização dos processos e determinar sua eficiência na resolução do problema através da aplicação do método em através de um estudo de caso.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PREMILINAR

  1. Garcia ( 2013 )

Tem o objetivo de propor um modelo de referência para a execução das atividades destinadas a padronização de processos. Este modelo foi construído com base na revisão da literatura obtida nas principais bases de dados de periódicos e em congressos nacionais e internacionais. Nesta pesquisa foram identificadas, catalogadas e analisadas técnicas utilizadas para a padronização de processos.

O trabalho em questão destaca-se pela análise da frequência com que foram citadas as ferramentas e técnicas de padronização no material consultado. Como resultado da pesquisa foi proposto um fluxo de atividades, representadas em forma de um fluxograma com os passos necessários para a padronização de processos.

Fluxo de atividades proposto para a padronização:

  • Definição do processo
  • Observação direta, discussões e entrevistas com os responsáveis pela tarefa
  • Definição da sequencia de operações
  • Elaboração de fluxogramas
  • Divisão da atividade em tarefas
  • Identificação das tarefas críticas
  • Definição dos padrões do processo
  • Documentação do processo e elaboração do manual de execução

Esta proposta de método para padronização de processos contribui significativamente ao prover um conjunto de técnicas para a padronização de processos operacionais, podendo ser adotado por qualquer organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (183.6 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com