TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LITERATURA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  5/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.829 Palavras (16 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO -  PPGED

CAMPUS JK -

Valdinice Ferreira da Mota

A LITERATURA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Diamantina

Minas Gerais - Brasil

2018


Valdinice Ferreira da Mota

A LITERATURA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Trabalho apresentado a Profa. Dra. Noemi Campos Freitas Vieira, como requisito da disciplina Literatura e Ensino do curso Mestrado de Educação na UFVJM.

Diamantina

Minas Gerais - Brasil

2018


A LITERATURA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Valdinice Ferreira da Mota[1]

RESUMO. A sala de aula tornou-se um espaço de múltiplas atenções, tendo o professor um papel fundamental a fim de contribuir para que o aluno queira conviver melhor nesse espaço. Diversas formas didáticas para desenvolver o aprendizado devem ser levadas em consideração. O objetivo deste artigo é apresentar a utilização da literatura como didática de aprendizagem no Curso Bacharelado em Administração. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, que foi desenvolvida através de revisão da literatura, considerou-se relevante analisar o tema valor percebido e em seguida, as contribuições da utilização da literatura em sala de aula. Como resultado, destacam-se: (a) estudo sobre burocracia: textos de Machado de Assis; (b) estudo sobre culturas infranacionais: romances de Érico Veríssimo e Graciliano Ramos; (c) perfis de lideranças: os personagens de João Guimarães Rosa e dos presentes nas narrativas de Glauber Rocha e Cacá Diegues; (d) conflitos do mundo urbano brasileiro: as narrativas épicas de letras de música como Pedro Pedreiro, de Chico Buarque; (e) retrato da classe média brasileira: peças teatrais como as de Nelson Rodrigues, as de Plínio Marcos, os excluídos, Dias Gomes, como as de Corpo Santo, o imaginário delirante universal. Os resultados apontam que, a literatura favorece a liberdade de juízo, defende o princípio da liberdade de opinião, manifestação de ideias e pensamentos, mas com respeito à honra, à intimidade, à vida privada, à proteção da dignidade humana e dos valores da família. E por último, propicia uma leitura visionária, direcionada para a percepção da realidade.

Palavras-chave: Ensino de Administração. Literatura. Aprendizagem.

ABSTRACT. The classroom has become a space of multiple attentions, having the teacher a fundamental role in order to contribute so that the student wants to live better in this space. Several didactic ways to develop learning should be taken into account. The purpose of this article is to present the use of literature as learning didactics in the Bachelor's Degree in Administration. The methodology used was the bibliographical research, which was developed through literature review, it was considered relevant to analyze the theme perceived value and then the contributions of the use of literature in the classroom. As a result, the following stand out: (a) study on bureaucracy: texts by Machado de Assis; (b) study on sub-national cultures: novels by Érico Veríssimo and Graciliano Ramos; (c) leadership profiles: the characters of João Guimarães Rosa and those present in the narratives of Glauber Rocha and Cacá Diegues; (d) conflicts in the Brazilian urban world: the epic narratives of music lyrics such as Pedro Pedreiro, by Chico Buarque; (e) portrait of the Brazilian middle class: plays like those of Nelson Rodrigues, those of Plínio Marcos, the excluded, Dias Gomes, like those of Corpo Santo, the universal delirious imagination. The results show that literature favors freedom of judgment, defends the principle of freedom of opinion, expression of ideas and thoughts, but with respect to honor, intimacy, privacy, protection of human dignity and family values . And finally, it provides a visionary reading, directed towards the perception of reality.

Key words: Teaching of Administration. Literature. Learning.

INTRODUÇÃO

Muitos professores estão familiarizados com o termo ritmo, mas sua definição pode não ser tão clara para muitos deles. O ritmo no sentido de velocidade como se ensina não se sustenta, porque a maioria dos professores percebe uma discrepância entre a velocidade com que o ensino ocorre e a percepção da aprendizagem por parte dos alunos.

Cabe destacar que o professor pode dobrar o tempo para atingir determinado objetivo de aprendizagem, mas ainda assim dar a impressão de que está indo duas vezes mais rápido. Ou o professor pode usar muito pouco tempo para apresentar determinado conteúdo, avançando rápido demais em termos de cobertura curricular, embora possa dar aos alunos a impressão de uma aula lenta e chata. No contexto do ensino e da aprendizagem, o ritmo pode ser definido como a ilusão da velocidade. Assim, não é a velocidade com que o conteúdo é apresentado, mas, sim, a velocidade com que ele parece ser apresentado. Assim, o ritmo seria a habilidade de criar e percepção de rapidez.

“Enquanto constroem significados sobre os conteúdos de ensino, os alunos constroem representações sobre sua situação de aprendizagem, que podem ser estimuladoras e desafiantes ou por outro lado, inatingíveis. O que também influencia nas representações que vão construir sobre si mesmos, onde podem considerar-se pessoas competentes, capacitados para construir estratégias de resolução dos problemas apresentados, ou, ao contrário, incompetentes e incapazes de aprender. Assim também os outros que participam do processo, poderão ser vistos como companheiros e pessoas que compartilham dos mesmos objetivos, ou como fiscais e repressores.” (Solé, 1994, p.33)

 A inserção da reflexão sobre o ritmo nesse início do artigo tem por objetivo explicitar que os alunos gostam de novidades com mais frequência do que nós, professores, conseguimos oferecer. Isso significa que nem sempre conseguimos inserir estratégias ludopedagógicas para cobrir  determinado tópico curricular na velocidade que seria necessária para agradar a sede de novidade dos alunos.

Essa sede alimenta o ritmo e, quando o professor intensifica esse ritmo, a sua aula fica mais interessante e encoraja mais os alunos, dando a eles a sensação de progresso e de mudança. Uma forma de se criar a ilusão de velocidade é valer-se de atividades diferentes para alcançar o seu objetivo, passando de uma atividade a outra ao longo da aula. A utilização da literatura no processo de ensino e aprendizagem, como uma estratégica lúdica, ajuda a criar um ritmo próprio e a estimular ao domínio efetivo dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (671 Kb)   docx (471.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com