TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCP. Controle

Pesquisas Acadêmicas: PCP. Controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Logística

Atividade Avaliativa - ATPS

Planejamento, Programação e Controle de Produção

Prof. EAD : MSc. Luiz Manuel Palmeira

Tutor EAD Felipe Ricardo Rossi

Douglas Luchesi – 4340826923

Tiago Camara Munhoz - 4351857300

Christiane Cleto Franci – 3829715668

Adriano Armando de Campos – 3808624871

Mauricio Gomes da Silva Junior - 3830630864

Sorocaba / SP

2013

Douglas Luchesi – 4340826923

Tiago Camara Munhoz - 4351857300

Christiane Cleto Franci – 3829715668

Adriano Armando de Campos – 3808624871

Mauricio Gomes da Silva Junior - 3830630864

ATIVIDADE AVALIATIVA - ATPS

Prof. MSc. Luiz Manuel Palmeira

Professor tutor presencial: Eliete Campos

Professor tutor à distância: Felipe Ricardo Rossi

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Planejamento e Controle de Produção para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Sorocaba / SP

2013

INTRODUÇÃO

Planejamento e Controle de Produção ( PCP) É o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria.

Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos.

Em resumo, o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.

ETAPA 1

Passo 2

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

E SUA IMPORTANCIA NA ADMINISTRAÇÃO

O PCP em uma organização é muito importante, pois alem de ser muito produtiva já que qualquer operação requer planejamento e controle para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade de produtos.

O PCP é necessário, principalmente porque o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas. Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequado. Esse lidar com as variáveis significa que o controle permite fazer alterações no plano, intervindo para adequá-lo aos objetivos a serem alcançados.

Passo 3

Consiste em estabelecer um plano de produção para determinado período em longo prazo de acordo com a estimativa de venda e produção financeira. A estimativa de vendas serve para prever os tipos e quantidades de produtos que se espera vender no horizonte de planejamento estabelecido. A capacidade de produção é o fator físico limitante do processo produtivo, e pode ser incrementada ou reduzida, desde que seja planejada a tempo pela edição de recursos financeiros. O plano de produção gerado é pouco

detalhado, geralmente trabalha com um grupo de produtos tendo como objetivos a demanda esperando do mesmo.As atividades exercidas pelo grupo PPCP é para garantir o controle de estoque diário. Uma das áreas mais importantes de uma empresa pode-se considerar a área de planejamento e programação, com isso a empresa consegue programar e desenvolver o abastecimento de estoque.É importante ressaltar que um sistema de produção está sempre se comunicando com os outros sistemas componentes da organização, fazendo assim, parte de um sistema maior.

O PCP estará pronto quando forem respondidas as seguintes questões:

1° O que produzir? ; 2° Quanto produzir? ; 3° Onde produzir? ; 4° Como produzir? ; 5° Quando produzir? ; 6° Com o que produzir? ;7° Com quem produzir?

Após a definição de um sistema de produção, percebe-se que ele é composto por vários subsistemas envolvendo produção:

Entradas: relacionamos que são os recursos a que serão transformados diretamente em produtos, como as matérias-primas, como por exemplo, a mão de obra.

Processo de transformação: refere-se ao subsistema, pelo qual as entradas vão ser transformadas em saídas.

Na produção de bens materiais, esse sistema muda o formato das matérias-primas ou muda a composição e a forma dos recursos.

Saídas: esse subsistema é o responsável pela expedição e distribuição dos bens/serviços produzidos. É através desse subsistema que o retorno financeiro pela produção da empresa, é obtido.Sistemas de planejamento: uma vez que a produção exige planejamento contínuo; esse subsistema é responsável pelo planejamento da qualidade, da quantidade e dos tempos de produção.

Sistemas de controle: é o conjunto de atividades

que visa assegurar que programações sejam cumpridas, que padrões sejam obedecidos, que os recursos estejam sendo usados de forma eficaz e que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com