TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Artigo: Planejamento e Controle da Produção (PCP). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Artigo  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 3

Planejamento e Controle da Produção (PCP) são exercidos em três níveis hierárquicos:

INTRODUÇÃO:

Para atingir seus objetivos, o PCP administra informações vindas de diversas áreas do sistema produtivo. Da Engenharia do Produto são necessárias informações contidas nas listas de materiais de desenhos técnicos, da Engenharia de Processo os roteiros de fabricação e o lead times, no Marketing buscam-se os planos de vendas e pedidos firmes, a Manutenção fornece os planos de manutenção, Compras/Suprimentos informa as entradas e saídas dos materiais em estoques, dos Recursos Humanos são necessários os programas de treinamento, Finanças fornece o plano de investimentos e o fluxo de caixa, entre outros relacionamentos.

NÍVEIS HIERÁRQUICOS:

Como desempenha uma função de coordenação de apoio ao sistema produtivo, o PCP de forma direta, ou de forma indireta, relaciona-se praticamente com todas as funções deste sistema. As atividades do PCP são exercidas nos três níveis hierárquicos de planejamento e controle das atividades produtivas de um sistema de produção. No nível estratégico, onde são definidas as políticas estratégicas de longo prazo da empresa, o PCP participa da formulação do Planejamento Estratégico da Produção, gerando um plano de produção. No nível tático, onde são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção, o PCP desenvolve o Planejamento Mestre da Produção, obtendo o Plano Mestre da Produção (PMP). No nível operacional, onde estão preparados os programas de curto prazo de produção e realizado o acompanhamento dos mesmos, o PCP prepara a programação da produção administrando estoques, seqüenciado, emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem, bem como executa o acompanhamento e controle da produção.

O PCP prioriza o comprimento dos prazos preestabelecidos com o máximo de proveito do processo com o mínimo de desperdício, no Nível Tático ficam estabelecidos os planos de médio prazo onde o PCP desenvolve O Planejamento Mestre Da Produção (PMP) já no Nível Operacional é onde estão preparados os programas de curto prazo de produção e realizado o acompanhamento dos mesmos onde o PCP prepara a programação da produção administrando os estoques, sequenciando, emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem bem como executa o acompanhamento e controle da produção.

Níveis Hierárquicos das Atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Nível produtivo Definição Atividade que exerce Participação no processo

Estratégico Longo prazo Planejamento de recursos de longo prazo Planejamento de materiais

Tático Médio prazo Planejamento agregado da produção Programação e sequenciamento da produção

Operacional Curto prazo Planejamento mestre da produção Controle da produção e materiais

O que é gerado nos Níveis Tático e Operacional, considerando que no Nível Estratégico é formulado o Planejamento da Produção que origina o plano de produção?

Como o PCP prioriza o comprimento dos prazos preestabelecidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com