TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pcp - Planejamento E Controle Da Produção

Trabalho Escolar: Pcp - Planejamento E Controle Da Produção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 2

O que é o PCP.

•PCP - Planejamento e Controle da Produção. O conceito antigo limitava-se exclusivamente à produção.

•É responsável por definir: o quê , quando , onde e como os eventos acontecerão na cadeia de produção e nas duas extremidades externas à produção: vendas e logística de entrega.

Definição Clássica do PCP.

•Em um sistema de manufatura, toda vez que são formulados objetivos, é necessário formular planos de como atingi-lo, organizar recursos humanos e físicos necessários para a ação, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios. No âmbito da administração da produção, este processo é realizado pela função de Planejamento e Controle da Produção (PCP).

Objetivo do PCP

•“O objetivo do PCP é fornecer informações necessárias para o dia-a-dia do sistema de manufatura reduzindo os conflitos existentes entre vendas, finanças e chão-de-fábrica”. Plossl ( 1985 ).

•Para tanto o profissional do PCP precisa:

1-Conhecer o Mercado.

2 - Conhecer os Produtos.

3 - Conhecer os Processos.

4 - Conhecer de Equipamentos

Planejamento e Controle de Produção PB ou Planeamento e Controlo da ProduçãoPE é o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recurssos corretos. Em resumo, o PCP (Programação e Controle de Produção) ou também conhecido como PPCP (Planejamento,Programação e Controle da Produção) trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.

Podemos dizer que o PCP estará pronto quando forem respondidas as seguintes questões:

1° O que produzir? 2° Quanto produzir? 3° Onde produzir? 4° Como produzir? 5° Quando produzir? 6° Com o que produzir? 7° Com quem produzir?

A partir da configuração do processo de produção, o PCP irá criar uma carta mapa, documento denominado PMP( plano mestra de produção) que é a diretriz de produção.

O Planejamento da Produção é um elemento chave no desdobramento da estratégia. A maior variedade de produtos, o menor tempo de entrega ao cliente e a sazonalidade da demanda são fatores que aumentam a complexidade do problema de planejar. Assim, é necessário ter um processo estruturado e um sistema robusto para otimizar a eficiência das operações.

O Planejamento da Produção deve responder as questões: o que, quanto e quando produzir. Ele determina e fornece, dentro de um sistema de manufatura, as informações necessárias para o dia-a-dia, de forma a reduzir os conflitos e otimizar os resultados entre as áreas de vendas, finanças e chão-de-fábrica.

O Planejamento e Controle da Produção estão entre os principais fatores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com