TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Controle da Produção – PCP

Artigo: Planejamento e Controle da Produção – PCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  Artigo  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  274 Visualizações

Embora o assunto Planejamento, Programação e Controle da Produção pareça ser um assunto dominado, mas quanto mais lemos artigos e pesquisamos relatos podemos notar que ainda há muito por fazer.

O foco do assunto normalmente encontrado em trabalhos na área de PCP recai quase sempre em sistemas computacionais (softwares), sua utilização e aplicações. Em um sistema produtivo ao serem definidas suas metas e estratégias, se faz necessário formular planos para atingi-las, e controle adequado para o sucesso de sua produção.

Neste artigo propõe-se uma seqüência de passos para a estruturação das práticas do Planejamento e Controle da Produção que visa aumentar a eficiência e eficácia da empresa.

DESENVOLVIMENTO

Planejamento e Controle da Produção – PCP

O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível, e o controle de produção é a função que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da melhor maneira possível.

A finalidade do PCP é aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo da empresa. Planejando e controlando os fatores e as etapas do processo produtivo como, o quanto de materiais deve ser consumido, quantas pessoas devem ser alocadas, quais os equipamentos a serem utilizados, bem como quais serão os níveis de

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com