TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERGUNTAS REFERENTES A REMOÇÃO QUÍMICA

Por:   •  15/3/2016  •  Exam  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 7

PERGUNTAS REFERENTES A REMOÇÃO QUÍMICA 

1. Atualmente quais são os tipos de produtos que utilizam a remoção química?

A remoção química é dominantemente empregada na indústria do silício. 

2. Como é feito o controle do acabamento na remoção química?

O próprio processo garante uma qualidade elevada da superfície usinada. 

3. No livro texto, no capítulo referente a remoção química e tópico sobre a corrosão ácida, é dito que no ataque do vidro, as superfícies podem tornar-se claras e transparentes ou opacas, dependendo do modo de aplicação do HF. A aplicação pode ser feita tanto em solução aquosa quanto sob a forma gasosa. Como esta diferença entre o modo de aplicação pode gerar superfícies tão diferentes?

No meio líquido a ação do HF é mais homogênea para todos os lados. Os picos, com potencial mais elevado são removidos mais depressa que os vales. No ataque com HF gasoso a diferença de potencial entre os picos e os vales não é variável de entrada, pois o vapor de HF não conduz eletricidade, como o HF em solução aquosa. 

4. A remoção termoquímica é utilizada para fazer a rebarbação e para o arredondamento de cantos em peças. Este processo influencia termicamente a estrutura do material? Ou ele é tão rápido que nem chega a influenciar significativamente?

A quantidade de energia transferida à peça (superfície pequena, massa grande) é insuficiente para danificar a peça metalurigicamente. 

5. Na remoção termo-química, tem-se que as peças ficam revestidas por uma fina camada de óxido, oriunda dos dejetos da combustão do material removido. Por que há necessidade de um retrabalho no caso de peças fabricadas a partir de alumínio, ou a base de polímeros? Será em virtude da formação de um sobre material afetando a tolerância dimensional, além da formação da camada passivadora, no caso do alumínio?

O retrabalho se limita a remoção de partes de rebarba que eventualmente não foram removidas pela rebarbação termoquímica. No mais o proceso não influencia o dimensional do componente. 

6. Na usinagem termo química, a campânula sofre repetidos choques térmicos e ciclos de expansão(resultado da combustão). Qual processo de fabricação se torna mais adequado, fundição(com ou sem usinagem) ou conformação para esta? E qual material mostra-se mais eficiente?

A campanula para a rebarbação termo química preferencialmente deve ser obtida por conformação e usinagem. Não por fundição ou soldagem. 

7. Porque na remoção química ao menos um ou ambos os parceiros de reação devem ser não condutores de eletricidade?

Por que se ambos conduzirem eletricidade, teremos mecanismos eletroquímicos dominando a reação. 

8. No processo de rebarbação por ação termo-química (oxidação) não afeta o resto da peça? qual é o meio de se evitar isto e qual é a medida de rugosidade obtida?

A camada de óxidos que se forma sobre o restante d peça tem alguns nanometros de espessura. Só uando a qualidade da peça exigir rugosidades nesta ordem é que a rebarbação termoquímica não pode ser empregada. 

9. Como é realizado o controle da geometria da peça a ser submetida à remoção química no que se diz respeito à sua profundidade?

Em alguns materiais cristalinos, como o silício, o meio empregado apenas corrói um sentido da estrutura cristalina, no outro sentido a remoção é nula. Assim se tem que controlar apenas a profundidade. Em metais, há sempre uma remoção lateral. 

10. O material da peça utilizado na remoção termoquímica não pode gerar óxidos nocivos ao operador? Como é feito a exaustão dos gases da câmara de rebarbamento?

A quantidade de óxidos formados é pequena. Se houver um elemento que não pode ser inalado pelo operador da máquina, deve-se providenciar uma exaustão para o exterior, ou até mesmo embutir um sistema de filtragem no sistema de exaustão para não afetar o ambiente. 

11. Das empresas que já tive a oportunidade de visitar na vida acadêmica, algumas estão deixando de utilizar a rebarbação termoquímica, em virtude de outros processos menos poluentes, em vista da qualificação ambiental. Hoje em dia isto está se tornando mais comum, a conscientização ambiental esta acabando com processos consagrados nas industrias ou o que presenciei foi um caso isolado?

A rebarbação termoquímica tem como resultado da rebarbação pó de óxido metálico (decorrente da oxidação da rebarba) e vapor d’água. Eu só conheço a Bosch aplicando este processo, e nunca senti que houvesse alguma pressão em termos de retirar o processo da linha.

12.   Na remoção química (pág.97), porque ao menos 1 dos parceiros de reação é não-condutor de eletricidade?

Porque se os dois forem condutores elétricos os fenômenos eletroquímicos dominam a remoção de material. Por definição na remoção puramente química um dos parceiros deve ser não condutor de eletricidade.

13.   Como ocorre o controle da taxa de remoção através da remoção química?

O controle de remoção na remoção química é feita pelo tempo que o reagente está em contato com o componente a ser erodido, ou simplesmente pela quantidade de reagente.

14.   É possivel realizar gravações por remoção química  com eficiência (acabamento da superfície) no metal duro ou aço rápido? Atualmente  em termos de gravação em metal duro, os mais eficientes são a gravação a laser,  ou existe ainda outro processo?

A vantagem do Laser é a versatilidade. Para a gravação química ou eletroquímica se faz necessário preparar uma matriz.

15.   Na remoção termo-química utilizada para retirada de rebarbas em peças, como é evitada a oxidação das peças, uma vez que se utiliza uma atmosfera rica em oxigênio e também altas temperaturas? Com esse processo consegue-se atingir grandes volumes de produção, para justificar o custo inicial com a aquisição do equipamento?

A remoção termo-química é aplicada principalmente para peças pequenas, com rebarbas pequenas. A oxidação é acentuada, onde a temperatura for acentuada. Isto ocorre na rebarba. A peça fica praticamente fria. No entanto pode-se observar uma finíssima camada de óxido sobre toda a superfície da peça (espessura submicrométrica).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com