TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PH, dureza, alcalinidade e condutividade elétrica

Por:   •  30/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

Jaíne Schneider

Determinações de Nitrogênio e Fósforo

1. Como o fósforo é removido biologicamente?

Existem diversas formas de remoção de fósforo como: microrganismos imobilizados que absorvem o fósforo em géis de polissacarídeos ou sem imobilização, sistemas de lodos ativados, sistemas de microalgas, sistemas de wetlands, entre outros (MANN; BAVOR, 1993; MAURER; BOLLER, 1999).

2. Qual a forma de remoção química do fósforo?

Os métodos mais utilizados envolvem a precipitação/coagulação adicionando agentes iônicos de Fe, Mg, Al ou Ca, porventura adicionados polímeros para complementar o processo. Porém, apesar de apresentar certa eficácia, esses processos precipitam metais que impedem que o lodo seja usado como fertilizante (MAURER; BOLLER, 1999).

3. Quais as diferenças das análises de fósforo total para fósforo dissolvido?

Os fosfatos orgânicos necessitam de digestão química prévia à colorimetria. Empregam-se como digestores os ácidos sulfúrico e nítrico, conjuntamente, no mesmo equipamento utilizado para a digestão do nitrogênio orgânico. Quando se faz a digestão seguida da colorimetria, obtém-se a concentração de fósforo total. Quando se executa apenas a colorimetria, obtém-se a concentração de ortofosfatos, e a de fosfatos orgânicos pode ser obtida por diferença de resultados entre os dois procedimentos (PIVELLI, s.d.).

4. Quais são as formas de nitrogênio que podem ser encontradas no meio aquático?

O nitrogênio pode ser encontrado nas águas nas formas de nitrogênio orgânico, amoniacal, nitrito e nitrato. As duas primeiras chamam-se formas reduzidas e as duas últimas, formas oxidadas. Pode estar associado com o tempo de poluição, por exemplo, se for coletada uma amostra de água de um rio poluído e as análises demonstrarem formas reduzidas significa que o foco de poluição se encontra próximo; se prevalecer nitrito e nitrato, significa que as descargas de esgotos se encontram distantes (PIVELLI, s.d.).

5. Quais são as formas de transformação do nitrogênio amoniacal?

Formas de amônia gasosa (NH3) ou do íon amônio (NH4+). A amônia é um tóxico bastante restritivo à vida dos peixes, sendo que muitas espécies não suportam concentrações acima de 5 mg/L. Além disso, a amônia provoca consumo de oxigênio dissolvido das águas naturais ao ser oxidada biologicamente, a chamada DBO de segundo estágio. Por estes motivos, a concentração de nitrogênio amoniacal é importante parâmetro de classificação das águas naturais e normalmente utilizado na constituição de índices de qualidade das águas (PIVELLI, s.d.).  

6. Qual é a diferença entre a análise de Nitrogênio orgânico para Nitrogênio amoniacal pelo processo de destilação?

Procedendo-se apenas à destilação da amônia e sua titulação, mede-se apenas o nitrogênio amoniacal presente na amostra. Fazendo-se a digestão, a destilação e a titulação, mede-se o nitrogênio orgânico mais o nitrogênio amoniacal, o que é chamado nitrogênio total Kjeldahl (NTK). O nitrogênio orgânico isoladamente pode ser obtido por diferença entre os resultados obtidos com e sem digestão prévia da amostra (PIVELLI, s.d.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com