TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM Final

Artigo: PIM Final. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 7

TECNOLOGIA EM REDES SEM FIO

Uma rede sem fio (ou comunicação sem fio) refere-se a uma passagem aérea sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência(comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA. É conhecido também pelo anglicismowireless.

O uso da tecnologia vai desde transceptores de rádio como walkie-talkies atésatélites artificais no espaço. Seu uso mais comum é em redes decomputadores, servindo como meio de acesso à Internet através de locais remotos como um escritório, um bar, um aeroporto, um parque, ou até mesmo em casa, etc.

Sua classificação é baseada na área de abrangência: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN ouWiMAX) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).

Redes padrão 802.11

Sem fio (WI-FI ou WIRELESS). Atualmente uma das grandes revoluções tecnológicas, já que um dos grandes problemas dos computadores era a grande quantidade de fios que teriam de ser utilizados com a implementação de redes sem fio pelo menos na comunicação entre os micros esses fios são dispensáveis.

Com a evolução desta tecnologia a muitas possibilidades como por exemplo, uma pessoa que tem um notebook pode caminhar com sua maquina livremente pela sua casa com sua conexão funcionando perfeitamente e também os Hot Spots (wi-fi) que estão sendo cada vez mais utilizados em locais públicos, como restaurantes e Cafés por exemplo.

Devido a esse grande número de possibilidades a maioria das maquinas portáteis hoje em dia saem com dispositivos para conexão sem fio de fabrica.

Caracteristicas 802.11a

O padrão 802.11a trabalha na banda de 5GHz, conhecida como UNII (Unlicensed NationalIn formation Infrastructure), é o sub-padrão que trabalha com as frequências mais elevadas e encontra barreiras quanto a sua legalização em alguns países. Por ter frequências mais altas é mais imune a interferências vindas de outras fontes. Uma grande desvantagem é que por ter frequência mais elevada sofre mais atenuação.

Sua entidade física trabalha com multiplexação por divisão ortogonal defrequências (OFDM). O sistema OFDM provê comunicações em redes locais a taxas de 6, 9, 12, 18, 24, 36, 48 e 54Mbps. A transmissão e recepção de dados a taxas de 6, 12 e24Mbps são obrigatórias. O sistema usa 52 sub-portadoras que são moduladas usando BPSK/QPSK, 16QAM ou 64QAM. O código de correção de erro é usado com taxas de 1/2, 2/3 ou 3/4.

Caracteristicas 802.11b

O padrão 802.11b trabalha na banda de 2,4GHz, conhecida como ISM (Industrial, Scientific and Medical) e utiliza as técnicas DSSS (Direct Sequency Spread Spectrum). Por trabalhar numa banda mais baixa está mais suscetível a interferências de outros tipos de fontes quaisquer, como por exemplo, celulares, fornos de microondas, telefones sem fio, etc, que trabalham na mesma faixa de 2,4GHz. Para atingir taxas de 5,5Mbps e 11Mbps é utilizado em conjunto da técnica CCK(Complementary Code Keying). Utiliza modulação DBPSK (Differential Binary Phase Shift Keying) para taxas de 1Mbps e DQPSK (Differential Quadrature Phase Shift Keying) para taxas de 2; 5,5 e 11Mbps.

Caracteristicas 802.11g

O padrão 802.11g é um sub-padrão mais recente e que está começando a entrar no mercado agora e

que tenta reunir as principais vantagens do 802.11a e b. Trabalha na mesma faixa do padrão 802.11b por ter menor atenuação, por trabalhar na mesma faixa do padrão mais antigo, 802.11b, e assim poder interoperar com as bases já instaladas com maior facilidade apesar de diminuir suas taxas.

Utiliza como o padrão 802.11a, o OFDM(Orthogonal frequency-division multiplexing) que vai permitir que sejam atingidas taxas de até 54Mbps.

Caracteristicas 802.11n

O padrão 802.11ntem uma largura de banda até aos 300 Mbps e um alcance de 70 metros. Opera nas

frequências 2,4GHz e 5GHz. É um padrão recente com uma nova tecnologia, MIMO (multipleinput, multiple output) que utiliza várias antenas para transferência de dados de um local paraoutro. Os principais benefícios desta tecnologia são o aumento significativo da largura debanda e o alcance que permite.

IEEE 802.15.1 – bluetooth

Bluetooth é uma especificação industrial para áreas de redes pessoais sem fio(Wireless personal area networks – PANs). O Bluetooth provê uma maneira de conectar e trocar informações entre dispositivos como telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras, câmeras digitais e consoles de videogames digitais através de uma frequência de rádio de curto alcance globalmente licenciada e segura. As especificações do Bluetooth foram desenvolvidas e licenciadas pelo "Bluetooth Special Interest Group"

Wi-Max IEEE 802.16

O padrão IEEE 802.16, completo em outubro de 2001 e publicado em 8 de abril de 2002, especifica uma interface sem fio para redes metropolitanas (WMAN). Foi atribuído a este padrão, o nome WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access/Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas). O termo WiMAX foi criado por um grupo de indústrias conhecido como cujo objetivo é promover a compatibilidade e interoperabilidade entre equipamentos baseados no padrão IEEE 802.16. Este padrão é similar ao padrão Wi-Fi (IEEE 802.11), que já é bastante difundido, porém agrega conhecimentos e recursos mais recentes, visando a um melhor desempenho de comunicação permitindo velocidades maiores que 1 Gbit/s.

O padrão WiMAX tem como objetivo estabelecer a parte final da infra-estrutura de conexão de banda larga (last mile - última milha) oferecendo conectividade para uso doméstico, empresarial e em hotspots.

Redes ad hoc

Nesse tipo de rede, os clientes sem fio comunicam–se diretamente com os outros sem o uso de AP. Essa rede também é chamada de peer–to–peer (ponto–a–ponto). As estações sem fio trabalhando em modo Ad–hoc formam um BSS(Basic Service Sel –conjunto básico de serviços ). Uma das estações, a primeira cliente na BSS, tem certas responsabilidades como se fosse um AP.

Essas responsabilidades incluem o processo de anúncio da rede e a autenticação de novos membros dessa rede. Essa estação não atua como uma bridge para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com