TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II Processos Gerenciais

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.265 Palavras (10 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II – PIM II

Título: OS 10 MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO

Nome: KARINA PEREIRA GUEDES DE MOURA

RA: 1525115

Curso: Processos Gerenciais

Semestre: 2º

Polo: Fernão Gaivota

Local: SÃO PAULO

Ano: 2015


ÍNDICE

  1. Resumo
  2. Introdução
  3. Desenvolvimento
  1. Economia e Mercado
  2. Matemática Aplicada
  3. Recursos Materiais e Patrimoniais
  1. Conclusão
  2. Citações e Referências


  1. Resumo.

O trabalho de pesquisa para o PIM II (Projeto Multidisciplinar) teve como foco principal o estudo funcional da empresa Guedes S/A, uma empresa de médio porte. A empresa tem como atividade principal a venda de calçados. Tem como história o sonho de simples filho de sapateiro em realidade de ser um dia empresário do ramo de calçados.

Tendo determinação, foco e utilizando de recursos como matemática aplicada, recursos materiais e patrimoniais e visando a econômica de mercado conseguiu ingressar no ramo aperfeiçoando cada vez mais a satisfação do cliente e cresce a cada dia, tem uma grande perspectiva de ampliação.

Palavras-chave: , determinação e perspectiva.

  1. Introdução.

Este trabalho tem como objetivo analisar e avaliar o tipo de controle dos recursos materiais e patrimoniais de uma empresa do varejo, entender a matemática aplicada em seu parâmetro atual de lucro e gastos e explicar as dificuldades de uma empresa de médio porte em um cenário de economia e mercado em uma microeconomia muito próspera.

A concorrência nesse tipo de atividade é muito grande, para se diferenciar a empresa  atua em setores de comercio virtual, em lojas físicas e atualmente com 13 filiais pelo Brasil.

Essa análise será feita com base em atividades rotineiras de forma que obteremos informações precisas sobre o estudo.

Para a realização deste trabalho foi feito pesquisa, qualitativa e quantitativa para verificar o perfil atual da empresa, níveis de satisfação no aproveitamento dos recursos materiais e patrimoniais e do posicionamento da empresa no mercado atual.

Todos os capítulos estão voltados para os processos utilizados atualmente na empresa de forma que a maior preocupação da diretoria é entender a melhor maneira de administrar os recursos escassos, com o objetivo de produzir e oferecer bens e serviços entre os membros da sociedade.










3.Desenvolvimento.

3.1 ECONOMIA E MERCADO

A economia de mercado tem como objetivos de identificar e compreender as organizações, analisar os fatores responsáveis e as diversidades dos aspectos físicos e humanos, compreenderem a dinâmica das relações inter e intrarregionais e entender independência da macroeconomia nas organizações do território brasileiro.

A economia estuda as pessoas e a sociedade como se administram os seus recursos para produzir bens variados. E tem como objetivo de administrar os recursos dos bens, serviços e distribuem entre membros da sociedade que viabilizam as decisões dos agentes econômicos como pessoas, empresas e governos.

Os “problemas econômicos” têm a necessidades da capacitação dos agentes e a capacidade da economia pra atendê-los, dada a escassez dos recursos de nível de riqueza da sociedade.

A economia se organiza para resolver as questões básicas de produção e compreender melhor como os indivíduos devem empregar sua renda para maiores rendimentos. Visando melhorar o nível de bem-estar material a partir dos recursos disponíveis.


3.1.2 Tipos de bens econômicos


São bens que se destinam à satisfação direta das necessidades humanas, sendo elas bens de consumo ou bens finais, para serem aptos a serem consumidas sem necessidades de transformações.
Podem ser divididas em bens de consumo duráveis e não duráveis.


Bens de consumo duráveis: são bens que podem ser consumidos em num período relativamente longo.

Ex: eletrodoméstico, automóveis, casas etc.

Bens de consumo não duráveis: são bens que tem ser consumidos em curto prazo.

Ex: alimentos, roupas, calçados, etc.


A Guedes calçados é uma empresa varejista que oferece á sociedade á venda de serviços e bens finais de uso para o consumo em suas lojas físicas e também via internet. Suas filiais estão localizadas em várias microeconomias e todas com concorrência perfeita já que seus concorrentes locais são vastos. Atualmente a empresa respeita muito a lei da demanda e oferta e entende o equilíbrio do mercado, e tenta trabalhar com o estoque de mercadorias enxuto, pois percebe que a situação da economia brasileira se encontra em expansão o que traz alguns riscos á estabilidade de preços turnover de empregos e que o caminho para o desenvolvimento econômico ainda é longo.

Conclui-se que o desenvolvimento econômico busca entender como se processa a cumulação de recursos e geração de tecnologia o que se resultaria no aumento da produção de bens e serviços para a sociedade.

 “Segundo Mendes a economia é uma ciência social, tanto quanto a ciência política, a psicologia e a sociologia” A Guedes é uma empresa voltada á fornecer bens finais para as classes C, D, E da sociedade que atualmente gastam cerca de 44% de sua renda em despesas básicas como alimentação, transporte, e saúde. Essas classes têm os seus desejos e despesas, porém não tem formação suficiente para assimilar este crescimento econômico. Em quanto o nosso governo não investir em educação financeira no ensino básico e se preocupar não só com o crescimento financeiro da macroeconomia mas sim com o desenvolvimento da economia nacional não teremos um sistema econômico realmente forte, afirmando que o conceito da economia é o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos dos quais poderiam ter utilizações alternativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com