TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II PROCESSOS GERENCIAIS

Por:   •  29/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.587 Palavras (15 Páginas)  •  2.326 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

POSTO UNIVERSAL LTDA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR  - PIM II

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

2016

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP[pic 2]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

POSTO UNIVERSAL LTDA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR  - PIM II

 ALMIR GARBIM DE FARIA

 RA: 1615407

LEILA GOMES DA S DESSAUNE

RA: 1601447

VANDERSON DA SILVA FRAGA

RA: 1601451

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM I, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente , no Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

Orientador(a): Professor Mauro Trubbianelli.

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

2016

[pic 3]

RESUMO[pic 4]

Este Projeto Integrado Multidisciplinar apresenta um estudo realizado na empresa Posto Universal Ltda, situado a Av Jones dos Santos Neves, 35/37 na cidade de Cachoeiro de Itapemirim-ES, a empresa tem como de atividade voltado a vendas de combustíveis, vendas produtos em lojas de conveniência e serviços. O estudo permite o leitor conhecer áreas da empresa acima, dando ênfase às informações sobre as disciplinas: Economia e Mercado onde será abordado o panorama econômico e financeiro no Brasil, em seguida a disciplina Matemática Aplicada e suas aplicações na administração da empresa e Recursos Materiais e Patrimonias, sua importância para uma organização, o processo de controle de estoques, políticas internas de estoques entre outros assuntos.

Palavras-chave:   Economia. Matemática. Recursos Materiais Patrimoniais.

SUMÁRIO[pic 5]

1.INTRODUÇÃO        

2.ECONOMIA E MERCADO        

2.1 Panorama Econômico Financeiro no Brasil no ramo de combustíveis         5

2.2Variáveis Macroeconômica, sua Interdependências e Conseqüências        6

3.MATEMATICA APLICADA.......................................................................................7

3.1. A Matemática Na Pratica  das Organizações....................................................8

4. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS        0

4.1  Recursos Materiais............................................................................................11

4.2  Recursos Patrimoniais......................................................................................12

4.3 Planejamento e Controle de Estoques.............................................................12

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        5

6. REFERÊNCIAS        6

1.INTRODUÇÃO

Gerenciar uma empresa nos dias atuais tem sido um dos grandes desafios dos empreendedores. Com o fenômeno globalização, as tecnologias ao alcance de todos e as mudanças de hábitos bem como a  cultura do consumidor faz com que as empresas estejam trabalhando voltadas a eficácia na administração.

O objetivo deste Projeto Integrado Multidisciplinar é apresentar como são aplicadas as disciplinas Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Recursos Materiais e Patrimoniais na empresa Posto Universal Ltda situada  a Av. Jones dos Santos neves, 35/37 – Cachoeiro de Itapemirim, o seu ramo de atividade  é vendas de combustíveis para veículos, venda de produtos em loja de conveniência e serviços para veículos. A empresa é uma sociedade por quotas de responsabilidade Ltdas, atua no mercado desde 1976 e possui 28 colaboradores distribuídos em diversos setores da empresa.

A metodologia utilizada foi á pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica. Na pesquisa de campo foram analisados os documentos internos da empresa e estrutura física.  Sobre a pesquisa bibliográfica foram utilizados os livros textos da Unip além de outros livros e materiais da internet voltados ao assunto.

O projeto se inicia no capítulo dois com a apresentação da disciplina Economia e Mercado, neste capítulo apresentaremos as principais questões econômicas do Brasil bem como as questões voltadas ao ramo de atividade de vendas de combustíveis. 

No capítulo três apresenta-se a disciplina Matemática Aplicada em que abordaremos temas como a aplicabilidade da matemática como ferramenta de decisão, na empresa como por exemplo despesas,  pagamentos de salários  e descontos concedidos

 E no último capítulo o quatro apresenta-se a disciplina Recursos Materiais e Patrimoniais em que relataremos a importância dos recursos para as empresas, bem como o controle de estoque e as funções logísticas de um posto de gasolina.

2. ECONOMIA E MERCADO

        A economia é a ciência social que estuda como a sociedade emprega os seus recursos escassos na elaboração dos bens e serviços.

        Entende-se por mercado como um conjunto de transações e trocas de bens e serviços entre partes que assume lugares de comprador e vendedor onde se implica a concorrência entre os que ofertam produtos e serviços da mesma natureza.

        De acordo com o Livro Texto Unip(2011,  p. 11) “Economia é o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, os quais poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados.”

2.1 Panorama Econômico Financeiro no Brasil no ramo de combustíveis

        O atual cenário econômico e financeiro no Brasil demonstra-se preocupante para a sociedade e para o empreendedorismo, as incertezas estão em todas as áreas o que compromete de forma seria o segmento de todos os mercados quer seja comercio, industria e prestação de serviços.

        Para o ramo de negócio relacionado à venda de combustíveis também é preocupante como os demais setores.

        Em pesquisa na empresa Posto Universal Ltda sendo  que seu principal objeto de venda é o combustível, nota-se de forma evidente através de documentos internos o quanto os reflexos da crise atinge a empresa. Segundo relato de um dos sócios o movimento de vendas de combustível sofreu um grande declínio no último semestre. A empresa atualmente não está mais aceitando os cheques devido ao alto índice de inadimplência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (187.7 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com