TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VI GESTÃO AMBIENTAL UNIP

Por:   •  9/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  3.927 Palavras (16 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 16

UNIP INTERATIVA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

NEIANDRO ANDRADE FERREIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – VI

AS NUANCES RELATIVAS À GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS DE UMA EMPRESA DE CERÂMICA VERMELHA EM XIQUE-XIQUE/BA.

Xique-Xique – Bahia

2020

UNIP INTERATIVA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

Neiandro Andrade Ferreira

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – VI

AS NUANCES RELATIVAS À GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS DE UMA EMPRESA DE CERÂMICA VERMELHA EM XIQUE-XIQUE/BA.

Trabalho multidisciplinar apresentado como requisito parcial para a aprovação nas disciplinas do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNIP Interativa, do 2° Bimestre.

Orientador (a) Michelly Gonçalves Barboza

Xique-Xique – Bahia

2020

RESUMO

Este projeto foi realizado mediante a proposta multidisciplinar do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Tal projeto visa elaborar uma análise referente à gestão de recursos naturais, bem como os critérios necessários para que uma empresa efetue seu trabalho legalmente. A empresa em questão é fictícia e trabalha com a produção de blocos, telhas e semelhantes de cerâmica, que atua na cidade de Xique-Xique/Bahia. O presente estudo busca correlacionar os termos técnicos das disciplinas com os exemplos práticos obtidos durante o levantamento de dados e estudo das atividades executadas em âmbito organizacional que se vincula ao processo de produção da empresa. Dessa forma, o trabalho objetiva proporcionar subsídios para que o processo de gerenciamento dos recursos naturais seja efetuado da maneira mais adequada possível, visando minimizar os impactos que estes podem causar ao meio ambiente através de estratégias embasadas nos projetos aprovados pelos órgãos municipais, estaduais e federais que norteiam essa prática. Para isso, o estudo foi desenvolvido a partir do estabelecimento de uma compreensão geral dos conceitos que se relacionam à gestão de recursos naturais, Ética e Legislação: Trabalhista e empresarial, bem como Auditoria e Certificação Ambiental, para que assim seja desenvolvida uma proposta de intervenção que compreenda a demanda do meio ambiente e agregue benefícios econômicos para a empresa de acordo com suas possibilidades, a fim de contribuir para a proteção dos recursos naturais e do meio ambiente.

PALAVRAS-CHAVE: Recursos Naturais, ética, responsabilidade social, auditoria ambiental.

SUMÁRIO

1.  INTRODUÇÃO        3

2.  DESENVOLVIMENTO        4

2.1 Gestão de Recursos Naturais        4

2.2 Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial        7

2.3 Auditoria e Certificação Ambiental        9

3.  CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFENRÊNCIAS        14

1.  INTRODUÇÃO

Este projeto foi realizado de acordo e em cumprimento às exigências previstas nos cursos superiores de tecnologia a distância da UNIP Interativa, segundo uma pesquisa que visou tecer uma compreensão acerca da utilização de recursos naturais, bem como das normas ambientais que norteiam a atuação de uma organização a partir de uma análise ambiental e organizacional em uma empresa fictícia situada em Xique-Xique Bahia.

A empresa em questão é a Cerâmica Hades, fundada em 2017 por José Carlos Damasceno e Augusto Neto Ribeiro, situada na Rua Maranhão em Xique-Xique Bahia. A empresa foi criada de maneira informal e atua na produção de blocos e telhas vermelhas. Atualmente dispõe de vinte e cinco operários auxiliados por máquinas especializadas em funções específicas.

O setor de cerâmica vermelha engloba a produção de diversos materiais, tais como, blocos, tijolos telhas, lajotas, ladrilhos e etc. A diversidade de produtos é ocasionada devido às demandas do mercado consumidor, uma vez que exigem uma variedade excessiva de dimensões que acabam por dificultar um possível processo de padronização dos produtos.

A Cerâmica Hades apresenta uma organização simples e enfrenta algumas dificuldades no que tange obtenção de assistência técnica qualificada, gerenciamento da produção, além de problemas econômicos e ambientais.

Em estado de crescente produção a empresa se preocupa cada vez mais com os impactos ambientais que são ocasionados através de sua atuação, uma vez que, trabalha diretamente com recursos naturais extremamente importantes, e que a depender da maneira de utilização pode acarretar danos nocivos ao meio ambiente e à população. Ressalta-se que os dados aqui descritos são de cunho fictício devido à falta de empresas com linha de produção na cidade.

Nesse sentido, é de conhecimento geral o quanto as medidas que visam à proteção ambiental têm crescido no Brasil devido ao grande desenvolvimento industrial e ao crescente número da população. Assim, a gestão de recursos naturais tem sido pauta extremamente relevante e prioritária uma vez que as empresas e indústrias precisam garantir que estes estão sendo utilizados de forma

3

adequada visando minimizar os casos de impactos ambientais e evitar as medidas judiciais previstas na lei de Licenciamento Ambiental nº 6.938, de 31 de agosto de 1981.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (156.3 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com