TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PITÁGORAS FENÔMENOS DE TRANSPORTE

Por:   •  3/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

PITÁGORAS

FENÔMENOS DE TRANSPORTE

Belo Horizonte

2018

FENOMENOS DE TRANSPORTE

Relatório do Experimento de Perda de Carga

Trabalho apresentado ao curso de Engenharia de Produção,

com orientação da professora Mayara Franco

Belo Horizonte

2018

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO        

2. OBJETIVO        

3. METODOLOGIA        

4. CÁLCULO         

5. CONCLUSÃO         

6. REFERÊNCIAS.................................................................................................

  1. INTRODUÇÃO

Perda de carga é a energia perdida pela unidade de peso do fluido quando este escoa.

A perda de carga num tubo ou canal é a perda de energia dinâmica do fluido devido à fricção das partículas do fluido entre si e contra as paredes da tubulação que os contenha. Podem ser contínuas, ao longo dos condutos regulares, acidental ou localizada, devido a circunstâncias.

As circunstâncias poderão ser: Comprimento da tubulação, diâmetro e velocidade (quanto maiores forem maiores será a perda de carga); A rugosidade do material utilizado; A viscosidade do material (atrito do fluído com as paredes da tubulação).

Com está circunstâncias teremos dois tipos de perdas de cargas: A distribuída que ocorrem em uma tubulação linear sem alteração no diâmetro e a localizada que ocorrem nas conexões que altera a velocidade do fluido e aumenta o atrito provocando o choque entre as partículas.

.

  1. OBJETIVO

O objetivo do experimento realizado no laboratório foi observar as perdas de cargas que no ocorre ao longo de uma tubulação. Analisar as possíveis intervenções que acarretar a diminuição da velocidade do fluido dentro da tubulação, levando em consideração as conexões e obstáculos que causam a perda de carga.

3. METODOLOGIA

Para realização do experimento de perdas de cargas é necessário obter alguns acessórios como: uma bomba, dois reservatórios, um fluido, uma mangueira, uma objeto de medição em cm, um manômetro e tubulações.

Para iniciarmos o experimento colocaremos o fluido em uns dos reservatórios, e acionaremos a bomba pra impulsionar o fluido; Após a liberação do fluído utilizaremos à mangueira, o objeto de medição e outro reservatório, assim quando o fluído for direcionado para o segundo reservatório através da mangueira, o mesmo deverá alcançar a altura de 16 cm no reservatório onde manômetro está sendo depositada, durante este processo e necessário a utilização do, para medir o tempo em segundos necessário para o fluido alcançar a altura, este processo deverá se realizado 5 (cinco) vezes para coleta de dados, com este passa realizado conseguiremos a Vazão do Fluido; assim é de extrema importância anota os dados corretamente para realizar os cálculos necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (300.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com