TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO URBANO IV: PROJETO CIDADE

Por:   •  3/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.618 Palavras (7 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ARQUITETURA E URBANISMO

PLANEJAMENTO URBANO IV: PROJETO CIDADE

MANAUS – AM

2018

UNIVERSIDADE NILTON LINS

ARQUITETURA E URBANISMO

ALUNAS: Anne Shirley de Almeida Custódio 15100206

                Isabelle de Araújo Valério 15109393

PLANEJAMENTO URBANO IV: PROJETO DE CIDADE

[pic 2]

MANAUS – AM

2018

RESUMO

Este memorial tem a finalidade de descrever uma proposta de projeto para a cidade de Fortaleza capital do estado Ceará, na região nordeste do Brasil, a cidade cresceu as margens do riacho Pajeú, com clima quente, vegetação predominante é o mangue. A área oferecida tem aproximadamente 250.000km, com aproximadamente 2.000,00pessoas dentro dessa área com diferentes categorias e 400,00 unidades residenciais e diferentes grupos. O tema é abordado á partir do macro até o detalhamento mais específico de um bairro com seus equipamentos e residências multifamiliares e unifamiliares.

[pic 3]

INTRODUÇÃO

Muito se discute a importância sobre planejamento urbano que lida partido com base em aspectos climáticos, ambientais, sociais e econômicos, considerando a topografia, hidrografia do terreno, ventos predominantes, orientação solar e parâmetros urbanísticos.Com processo de criação e desenvolvimento de programas e serviços que visam a melhorar a qualidade de vida da população de áreas urbanas como cidades ou vilas existentes ou a serem planejadas. Este trabalho situa-se na área de estudo do urbanismo, especificamente no campo configuração urbana, e tem como tema a abordagem as relações entre os padrões de traçados viários urbanos e a circulação das cidades a partir da análise da acessibilidade. As cidades, da sua origem à atualidade, têm gerado configurações, padrões de urbanizações diferentes, diferenças essas que se expressam também quanto aos traçados viários. O presente Memorial Descritivo tem por objetivo descrever os serviços, materiais e técnicas construtivas a serem utilizadas na execução.

PARTIDO ARQUITETONICO

É considerado de muita importância criar uma relação entre um partido arquitetônico e a cidade, pois é a arquitetura que configura um layout de uma cidade. Não se pode ignorar um partido, pois ele tem um ato processual de compor as várias formas criativas que preencherão as expectativas de sua população. No inicia dos croquis e rabiscos, o partido arquitetônico tem o papel de estruturar as novas formas e no fim do projeto como leitura da obra. O observador formará vários cenários ao se deslocar pela cidade.

[pic 4]                          [pic 5] 

Cidade de Auroville                                                                                                Espiral

A proposta partiu do formato em espiral, pois os moradores e visitantes ao circularem a cidade terão uma visão do lago que banha uma grande extensão da área escolhida. Nesse modelo podemos administrar a criação da morfologia como meio econômico, na proposta será descrito os detalhes para que as obras sejam belas e econômicas.

PROPOSTA

O Traçado proposto em espiral dessa malha urbana teve como objetivo a circulação dos bairros em torno do riacho existente que já é um ponto positivo na paisagem da cidade, buscando acompanhar a topografia e preservar as nascentes dos córregos existentes em toda sua extensão. O zoneamento da cidade foi configurado segundo as tipologias e densidades das edificações, tendo como ponto de principal o centro comercial e a partir dele as divisões de zonas, bairros e comunidades. A proposta do projeto deverá considerar as características de necessidade de toda a população que irá usufruir dessa nova obra, levando em consideração as vias, os equipamentos urbanos, sociais, ambientais, comerciais, industriais e de lazer, tendo critérios a serem seguidos como: 60unidades habitacionais nível alto, 30 unidades habitacionais nível médio e 15 unidades habitacionais nível baixo. Áreas na Zona Urbana com aproximadamente 100.000 cem mil unidades habitacionais, nos bairros10.000 dez mil unidades habitacionais e 1.250 comunidades e vizinhanças para 1.560 pessoas. Essa necessidade foi dividida em 4 zonas correspondente e cada uma delas possuem 8 Bairros. Dentro desses bairros terão seus centros contendo os equipamentos urbanos básicos necessários para uma população e as áreas de moradias de alta, média e baixa densidade. Nas unidades de vizinhança também foi proposto seus centros, onde ficará uma cidade organizada e o órgão de direito poderá economizar com projetos, tendo como repetir as propostas de equipamento público.

A proposta para cada comunidade foi a seguinte:

Institucional: escola de ciclo médio, biblioteca e áreas cívicas da cidade.

Industrial: posto de correios, hospital e delegacia, indústrias em geral.

Recreação e lazer: praças, parque de bairros, piscina e sede paroquial.

Comercial: lojas, feiras e centro social.

Unidades habitacionais: unifamiliares e multifamiliares.

Podemos dizer que cada fase arquitetônica na construção de uma cidade faz parte de um todo construído por partes.

HIERARQUIA DO CENTRO URBANO

Zona urbana: essa área é considerada urbana quando existir uma população igual ou superior a 500.000 habitantes. A atualização dos modelos de crescimento urbano tem feito com que a densidade da população, a extensão geográfica e o desenvolvimento de infraestruturas se combinem para ser pilares na delimitação deste tipo de zonas.

Contudo ainda é difícil definir algumas zonas urbanas, mas nota-se que nessa área tudo se torna com alto custo, como aluguel, compra e venda de imóvel e maior presença de emprego no setor industrial.

Bairro: nessa área encontram-se as escolas, universidades, posto de correio, delegacia, paróquia, hospital, clínicas, pontos de convivência e recreação. Com a concorrência de um bairro para outro, chega a ser bom para os moradores, pois cada um quer crescer e se destacar como um todo.

Comunidade: são pessoas que vivem sob o mesmo governo e compartilham história, contam-se a partir de 1.250 habitantes, essas comunidades tem diferença de tamanhos e organizações, indo de um estremo rural ao urbano. Dentro das comunidades existem os equipamentos urbanos apenas para suprir as necessidades básicas de rápida procura, como uma feira, mercadinhos, upa, farmácia, igreja, quadra poliesportiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (546.3 Kb)   docx (433.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com