TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  8/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.416 Palavras (22 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

[pic 2]

PLANO DE GESTÃO DE PESSOAS

Ótica Bela Vista

ADRIANO RIBEIRO DE OLIVEIRA

ARIANE PASSOS DOS SANTOS

CARLA DE JESUS FERREIRA

IGOR PEREIRA MOREIRA

KARINE DUTRA ANDRADE

LAIZE LOURENE REIS BISPO SILVA

MARIENE GONÇAVES DA CRUZ SOUZA CARVALHO

[pic 3]

FEIRA DE SANTANA

JUNHO-2018

ADRIANO RIBEIRO DE OLIVEIRA[pic 4]

ARIANE PASSOS DOS SANTOS

CARLA DE JESUS FERREIRA

IGOR PEREIRA MOREIRA

KARINE DUTRA ANDRADE

LAIZE LOURENE REIS BISPO SILVA

MARIENE GONÇAVES DA CRUZ SOUZA CARVALHO

PLANO DE GESTÃO DE PESSOAS

Ótica Bela Vista

Plano de Gestão apresentado como requisito para aprovação a Disciplina de Gestão de Pessoas do curso de Engenharia de Produção, pela Faculdade Anísio Teixeira.

Profª Drª Aline Fonseca Gomes

FEIRA DE SANTANA

JUNHO-2018

SUMÁRIO[pic 5]

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO DO PLANO        5

2.1 DADOS DA EMPRESA PESQUISADA        5

2.1.1 Perfil e quantidade de funcionários por setor        6

2.1.2 Atividades de Avaliação de desempenho realizadas        10

2.1.3 Promoção e progressão existentes        10

2.2 REFERENCIAL TEÓRICO        10

2.2.1 Teorias        11

2.2.1.1 Teoria das Relações Humanas        11

2.2.1.2 Teoria Comportamental-Gestão de Pessoas        13

2.2.1.2.1 TEORIAS X E Y        13

2.2.2 Administração de RH        14

2.2.2.1 Atividades        14

2.2.3 Gestão de Pessoas        15

2.2.3.1 Atividades        15

2.3 PROMOÇÃO SUGERIDA        16

2.4 PROGRESSÃO NA CARREIRA SUGERIDA        18

2.5 GESTÃO POR COMPETÊNCIA E INDICADORES DE DESEMPENHO        19

2.6 METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO        22

2.7 FERRAMENTA DE CONTROLE PARA AVALIAÇÃO DO PLANO        23

REFERENCIAS        25

1 INTRODUÇÃO

O atual cenário em que vive-se não busca apenas profissionais que são capazes de agregar conhecimento as organizações, mas também há a necessidade de que as empresas estejam antenadas no sentido de que para um bom funcionamento é essencial um bom gerenciamento. Nesse contexto a Ótica Bela Vista, busca estratégias para o aperfeiçoamento de seus colaboradores, a mesma enxerga-os como recurso inestimável, prezando sempre pelo bem-estar.

Segundo Chiavenato (2014), as pessoas são o principal ativo da organização. De acordo com o autor há a necessidade de que as organizações tenham maior atenção com seus funcionários, pois acredita que as organizações consideradas bem-sucedidas já percebem que só podem crescer e manter continuidade no mercado se forem capazes de entender a importância dos funcionários.

Teixeira (2017, p, 64) acrescenta que gerir pessoas é como organizar um setor com base nas potencialidades e saber zelar constantemente para que estas sejam mantidas, tendo a percepção que essas são impulsionadoras para crescimento, tanto da empresa como do próprio homem.

Desta forma tem-se o Plano de Gestão de Pessoas,  que aparece no intuito de possibilitar uma visão mais ampla, fazendo com que a organização faça uso das melhores estratégias para alcançar seus objetivos e estimulando o desenvolvimento de profissionais competentes, motivados e comprometidos com a efetividade do controle externo e com a melhoria da gestão, bem como criar e manter ambiente de trabalho que conduza à excelência no desempenho, à plena participação, ao crescimento profissional e à qualidade de vida. Contempla, também, o aperfeiçoamento das práticas referentes ao sistema de trabalho, assim como a garantia da legalidade dos atos relativos a pessoas.

Gestão de Pessoas pode ser vista como um conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos colaboradores e das organizações. Kops, Romero e Silva (2013, p, 60); Chiavenato (2014, p, 8) concordam que a GP é extremamente contingencial e situacional, afirmam que depende de aspectos como cultura organizacional, as características de mercado, o negócio da organização, a tecnologia utilizada e também dependem das características das pessoas que a constituem. Essa área envolve conceito de várias ciências sociais e humanas, cada uma contribuindo com aspectos que envolvem a plena gestão de pessoas. Todas essas características compõem um mix que faz com que cada organização seja única.

Inúmeras vantagens são propiciadas a organização com a implantação do Plano de Gestão de Pessoas. Assim, acredita-se que através desse plano é possível tornar-se mais competitivo no mercado de trabalho, pois o bom gerenciamento reflete em bons resultados. Possibilita que a organização entenda melhor suas necessidades, facilitando a contratação de pessoal mais adequada para cada cargo. Aumenta a produtividade e motivação, melhora o ambiente de trabalho, o local se torna mais agradável. Desenvolvimento e retenção de talentos, as pessoas trabalham em conjunto para o desenvolvimento da empresa, ou seja, a melhoria da performance retornará como benefício para a organização. E o alinhamento de objetivos, pois assim as metas organizacionais e individuais trilham o mesmo caminho, impulsionando as pessoas ao alcance do objetivo comum da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)   pdf (345.4 Kb)   docx (52.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com