TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍMEROS: PROPRIEDADES E USO NAS ENGENHARIAS.

Por:   •  13/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

POLÍMEROS: PROPRIEDADES E USO NAS ENGENHARIAS.

FRANCISCA MÁRCIA ALVES

Matricula: 380754

RESUMO

 

Polímeros é um composto químico formado por uma reação chamada de polimerização. As moléculas que o formam estão ligadas entre si em cadeias extensas. Possuem propriedades únicas e podem ser adaptados sendo de ordem natural ou sintética, comumente são materiais leves. Os polímeros podem ser classificados quanto à estrutura química, fusibilidade, comportamento mecânico, escala de fabricação e tipo de aplicação. A aplicabilidade e utilidade dos polímeros nas engenharias são diversas uma vez que pode ser utilizados nos mais diversos setores e das mais diversas formas.  

.

Palavras-Chave: Polímero, Polimerização, Sintético, Plástico.

INTRODUÇÃO

Os polímeros são materiais são geralmente leves, tem propriedades de isolamento elétrico e térmico apresentando baixa resistência ao calor. São constituídos de macromoléculas orgânicas, sintéticas ou naturais.

Para obtermos um polímero temos uma reação química chamada de polimerização sendo uma reação que reage de forma variável a temperatura.

A estrutura química de um polímero está dividida em número, estrutura e forma dos meros que são as unidades de repetição da cadeia polimérica. Podendo ser cadeias homogêneas ou cadeias heterogêneas. Essa estrutura são baseadas no grupo funcional a qual pertencem podendo ser: poliolefinas, poliésteres, poliéteres.

As estruturas dos polímeros podem ser dividas em termoplásticos e termoestáveis. Os termoplásticos podem ser moldáveis a partir da variação da temperatura já os polímeros termoestáveis resistem a variações térmicas tendo uma massa molar baixa. 

As vantagens do uso dos polímeros nas engenharias estão relacionado à facilidade de obtenção desse material, baixo custo e podem ser utilizados em vários setores nas mais diversas formas.

DESENVOLVIMENTO

Os polímeros são materiais baseados em átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e em elementos não metálicos, tendo uma ligação covalente. Esses materiais são geralmente leves, tem propriedades de isolamento elétrico e térmico apresentando baixa resistência ao calor.

Sua constituição pode se dar a partir de macromoléculas orgânicas, sintéticas ou naturais. Na obtenção de um polímero temos uma reação química chamada de polimerização que possui um grau específico. Eles são constituídos de monômeros que suportam rupturas e desgaste, porém reage de forma variável a temperatura.

O grau de cristalinidade de um polímero depende da cadeia molecular, ou seja, quanto mais complexa, menos cristalino será o polímero, e por consequência mais rígido e mais resistente.  

Os polímeros são conhecidos popularmente de plásticos podendo ser classificados quanto à estrutura química, fusibilidade, comportamento mecânico, escala de fabricação e tipo de aplicação.  

A estrutura química de um polímero está dividida em número, estrutura e forma dos meros que são as unidades de repetição da cadeia polimérica e cadeias respectivamente. Onde a relação ao número de meros se dá a partir de dois tipos de cadeias: as homogêneas e as heterogêneas. As cadeias homogêneas possuem um único tipo de mero, ou seja, é homopolímero.  Já as cadeias heterogêneas possuem dois ou mais meros, ou seja, copolímero.

Ao estudarmos a estrutura química percebe-se que elas são baseadas no grupo funcional a qual pertencem podendo ser: poliolefinas, poliésteres, poliéteres. Enquanto a classificação da formas das cadeias poliméricas são divididas em: lineares, ramificadas, reticulados.

As estruturas dos polímeros podem ser dividas em termoplásticos e termoestáveis. Os termoplásticos podem ser moldáveis a partir da variação da temperatura e possuem uma massa molar elevada. Eles podem sofrer várias mudanças mecanicamente desde que sempre aquecidos, sendo possível a reutilização desses materiais na fabricação de outros através da reciclagem.

Eles são divididos em: Acrílicos que são excelentes na transmissão da luz, resistentes a degradação e possuem propriedades regulares; Fluorocarbono que são quimicamente inertes, possuem excelentes propriedades elétricas; Nylon que possuem uma boa resistência mecânica e a abrasão, boa tenacidade, absorve água e outros líquidos; Vinil que são em gerais materiais para aplicações gerais, rígido porém com plastificantes voltam a ser flexíveis; Poliéster que são excelentes a resistência à umidade, óleos e solventes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (279.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com