TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Por:   •  4/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Engenharia de Produção

Anna Luiza Moreira Buzetti Gonçalves

 Fernanda Costa Dias

Fernando Barbosa Mariano

Filipe Prates Ferreira E Maia Gonçalves

 Giullia Salvador Ferreira

Juliana Teixeira

Riany Mara

 

LOGÍSTICA II

 Proposta de Soluções Logísticas para Indústria Láctea

Belo Horizonte

2019

Multinacional francesa, atuando no mercado lácteo brasileiro há 42 anos e sendo líder do mesmo, atendendo a todo o Brasil, não consegue o mesmo desempenho no Nordeste, justamente na região em que o mercado de bens de consumo mais cresce.

A única fábrica do grupo, localizada no Sul de Minas, abastece a região, o que gera um lead time entre cinco e sete dias para o atendimento dos pedidos, sendo “fatal” para o iogurte, uma vez que os clientes não aceitam receber o produto com prazos superiores a 15 dias de fabricação. Este problema de lead time para entregas, “mata” o produto, uma vez que se fosse possível reduzi-lo possibilitaria aumento do tempo disponível para comercialização nos pontos de venda.

Com a “vida de prateleira” tão curta, os comerciantes não conseguem manter um estoque variado em seus pontos de vendas, uma vez que maiores ofertas implicariam em maiores estoques, que implicam em tempo de vida do estoque, fator que eles não têm com o produto atual.

A falta de opções para o cliente desestimula o consumo. O consumo nacional é baixo – cerca de 3 vezes abaixo do consumo médio na Argentina, por exemplo. Os volumes das compras dos revendedores são pequenos, pois precisam garantir o giro do estoque. Volumes pequenos de compras implicaria em maior frequência no abastecimento, com maior número de entregas, o que é inviável devido a distância entre o centro produtor e o centro consumidor.

Outro problema é quanto às exigências do consumidor regional, que pede produtos específicos. As produções na fábrica do Sul de Minas exigem produções específicas, o que inviabiliza a produção fragmentada que seria necessária para atender às exigências atuais dos pontos de vendas – pequenos lotes, com alta frequência de fabricação e abastecimento.

O problema para abertura de uma nova fábrica é a formação de uma bacia leiteira, ou a ampliação das já existentes.

Outro problema para abertura de uma nova fábrica é quanto ao centro de distribuição, que exigiria investimentos acima do previsto. O aumento no nível de serviços prestados ao consumidor é necessário, uma vez que sempre que se cria estrutura local e são ofertados produtos mais frescos o mercado reconhece e isso se traduz em vendas adicionais. Cria, também, um relacionamento com os consumidores locais. Este aumento na receita foi comprovado na abertura de CD’s em Belém e Cuiabá, onde o aumento nos volumes correspondeu ao investimento.

Atualmente a empresa possui centros de distribuição em Belém, Brasília, Contagem, Cuiabá, Esteio (RS), Guarulhos (SP), Pinhais (PR), Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Poços de Caldas (MG), sendo que todos, exceto o localizado em Poços de Caldas, são controlados por parceiros logísticos terceirizados.

Propor soluções, alternativas, assim como pontos positivos e pontos negativos para as possíveis soluções adotadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com