TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Faculdade Mineira de Direito

Déborah Nunes Drumond

Karine Mendes Nogueira

Lucas Augusto Gonçalves da Silva

Contagem

2016

Montesquieu se viu diante de um problema grande ao discorrer sobre a escravidão: ele não poderia ir contra a igreja que não reprimia o escravagismo, porque se não ele também seria reprimido, mas também não poderia deixar de mostrar que os cristãos estavam errados ao não considerar os negros como homens. Ele escolheu neste contexto fingir se colocar ao lado de seus adversários, expondo os argumentos que segundo eles justificavam a escravidão. O texto tem duas premissas principais:

A( nós somos cristãos) e B( os negros são homens). Os escravagistas tomavam a proposição B- não A( em que se eles supusessem que os negros são homens começariam a crer que eles mesmos não eram cristãos), e tiravam o Não B( é impossível que os negros sejam homens). Para complementar tiravam destas proposições o A-B( se somos cristãos os negros não são homens), fortalecendo o Não B. Contudo, Montesquieu não conseguiu criar uma argumento anti escravagista, ele apenas destrói a argumentação dos escravagistas. Para poder desenvolver ainda mais profundamente, mais duas premissas entram no raciocínio: A’ (os cristãos tratam bem os homens) e B’;( os negros são bem tratados).

Destas premissas, o raciocínio escravagista por Montesquieu toma a proposição (A e A’; e B) – B’; em que se os escravagistas são cristãos e se os cristãos tratam bem os homens os negros são bem tratados.

Mas para a contraposição, levando em conta que a premissa anterior é a real verdade, eles tomaram o Não B’- Não( A e A’; e B) e utilizando da premissa Não B, concluíram com a preposição Não(A e A’; e B’;), em que nestas duas proposições, uma deve ser falsa, chegando a conclusão Não B. Eles ainda admitem a premissa Não ( A e A’; e B) e de B’;, Não ( A e A’;), em que não se pode admitir que os escravagistas sejam cristãos e tratem bem os homens ao mesmo tempo.

Para finalizar, Montesquieu utiliza as premissas (A - Não A’;) e ( A’;- não A). O que

Montesquieu queria dizer é que aquele significado da palavra cristão como aquele que trata bem os homens não pode ser admitida se ao mesmo tempo em que eles não tratam os negros como homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com