TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POR QUE É OPORTUNO A ADOÇÃO DE GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS DE REQUISITOS?

Por:   •  21/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 2

POR QUE É OPORTUNO A ADOÇÃO DE GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS DE REQUISITOS?

R-         Porque os profissionais responsáveis pelo levantamento dos requisitos devem ter a preocupação e a responsabilidade de associar os requisitos ao projeto do software para manter a integridade do projeto e do produto. Após a  aprovação do documento de requisitos, o gerenciamento de mudança de requisitos deve ser aplicado a todas as mudanças propostas aos requisitos de um sistema, para controlar a evolução dos requisitos de um sistema de informação, seja por constatação de novas necessidades ou por constatação de deficiências nos requisitos registrados, até um determinado momento

A vantagem de se usar um processo formal de gerenciamento de mudanças é que todas as propostas de mudanças são tratadas de forma consistente, e as alterações nos documentos de requisitos são feitas de forma controlada, avaliando o impacto e o custo das mudanças.

         Assim como início do projeto deve-se sempre procurar garantir o entendimento, a clareza e validação dos requisitos,  essas preocupações também devem existir no decorrer do projeto e o gerenciamento de mudanças de requisitos garante esse objetivo.

POR QUE OS REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS ASSUMEM UM PAPEL TÃO CRUCIAL HOJE NA CONTRATAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS?

Porque abordam aspectos de qualidade importantes em sistemas de software, de como o sistema fará e não o que fará, como desempenho, portabilidade, manutenibilidade e escalabilidade. Contêm informações do domínio das aplicações e restrições sobre a operação do sistema. Os requisitos não funcionais são requisitos que  não estão diretamente relacionados com os serviços oferecidos pelo sistema a seus usuários, contudo tem um papel relevante durante o desenvolvimento de um  sistema, atuando como critérios na seleção e/ ou composição de uma arquitetura de software, em muitos projetos. Portanto, faz-se necessário definir logo cedo quais requisitos não funcionais serão priorizados na definição de uma arquitetura. Desconsiderar ou não considerar adequadamente pode ser dispendioso, pois dificulta a correção uma vez que o sistema tenha sido implementado e poderá ser inconsistente e de baixa qualidade.

Em tempos atuais que os sistemas se tornam maiores e mais complexo ganham suma importância, pois o não cumprimento de alguns requisitos não funcionais pode acarretar problemas cuja resolução não é tão simples, e até custosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com