TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Por:   •  28/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  1.099 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...........................................................................................................................

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO – SENSORES INDUSTRIAIS

MAURO PEREIRA LIMA – RA 221862017

PORTFÓLIO 01

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

...........................................................................................................................

Guarulhos

2018

MAURO PEREIRA LIMA

PORTFÓLIO 01

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia da Computação do Centro Universitário ENIAC para a disciplina Instalações Elétricas.

Prof. Marcos José Pinson

Guarulhos

2018

[pic 2]

Respostas

.........................................................................................................

1. Quais são as principais funções exercidas pelos dispositivos elétricos?

R: Manobra, Comando, Proteção e Controle.

Uma manobra é uma mudança na configuração elétrica de um circuito, feita manual ou de forma automática.

Um comando é uma ação que destinada a efetuar a manobra, que pode ser de desligamento, ligação ou variação da alimentação de energia elétrica.

Entende-se por proteção uma ação automática provocada por dispositivos sensíveis a determinadas condições anormais de operação que ocorrem em um circuito, a fim de evitar danos ás pessoas, animais ou ao próprio sistema elétrico.

Entende-se por controle a ação de estabelecer o funcionamento de equipamentos elétricos sob determinadas condições de operação.

2. Qual é a definição da potência instalada de uma instalação elétrica?

R: A potência instalada de uma instalação elétrica é a soma das potenciais nominais dos equipamentos de utilização da instalação, sendo que um equipamento que absorve energia elétrica é definido como equipamento de utilização.

Devemos observar também que dependendo da necessidade da instalação elétrica, a potência ativa consumida pode variar de zero até sua potência nominal

Note que a potência instalada está diretamente relacionada com o tipo e quantidade de equipamentos que constituem a instalação.

Devemos observar também que dependendo da necessidade da instalação elétrica, a potência ativa consumida pode variar de zero até a sua potência nominal.

3. Quais tipos de sobrecorrente podem ocorrer em uma instalação elétrica?

R: As sobrecorentes são correntes que excedem o valor nominal (no caso de condutores elétricos, a capacidade de condução define o valor de corrente nominal. Nas instalações elétricas, as sobrecorrentes podem ser de dois tipos, a saber: corrente de falta e corrente de sobrecarga.

A corrente de falta é a corrente que flui de um condutor para outro ou de um condutor para terra. Por outro lado, a corrente de sobrecarga é a sobrecorrente em um circuito ou equipamento elétrico sem que haja falta elétrica.

4. Como se define a baixa tensão?

R: Uma tensão igual ou inferior a 1.000 V em CA (corrente alternada) ou a 1.500 V em CC (corrente continua) é considerada baixa tensão.

No Brasil, de acordo com a Tabela abaixo, são adotados os seguintes valores típicos para os sistemas de baixa tensão:

Tensões nominais típicas de sistemas de baixa tensão no Brasil

Sistemas Trifásicos (V)

Sistemas Monofásicos (V)

115/230

110/220

120/208

115/230

127/220

127/254

220/380

220/440

254/440

120/440

5. O que é um choque elétrico?

R: choque elétrico é a passagem de uma corrente pelo copo tornando-se um condutor elétrico.

Essa condução de corrente varia de acordo com a intensidade de volts com que a pessoa é submetida no choque elétrico e pode gerar desde um pequeno susto, até uma fibrilação cardíaca, ou mesmo a morte.

O choque elétrico pode ser causado por fenômenos naturais como um raio, por exemplo, ou acidentes como o contato direto com fiações elétricas domésticas ou públicas, áreas energizadas em decorrência de alguma fonte de energia mal isoladas, ou até mesmo o contato direto com uma pessoa que está recebendo uma descarga elétrica.

6. Defina ramal de ligação.

R: O ramal de ligação é conjunto de condutores e acessórios instalados entre o ponto de derivação  da rede da concessionária e o ponto de energia.

A figura a seguir ilustra a definição e ramal de ligação.

[pic 3]

7. Quais são os três tipos de instalação temporária considerados pela norma NBR 5410?

R: A NBR 5410 estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão.

Inicialmente, devemos observar que uma instalação elétrica prevista para uma duração limitada ás circunstâncias que a motivam recebe o nome de instalação temporária. São considerados três tipos de instalação temporária, a saber: instalação de reparos, instalação de trabalho e instalação semipermanente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (202.6 Kb)   docx (70.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com