TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO - Sistemas de Mecatrônicas

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

                 EGENHARIA DE CONTROLE E AUTOAÇÃO

MODULO- MODELAGEM

JULIO CESAR DOS SANTOS BORGES - 313462011

PORTFÓLIO

Sistemas de Mecatrônicas


Julio Cesar dos santos Borges - 313462011

PORTFÓLIO

Recuperação

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de Controle e Automação  da Faculdade ENIAC para a disciplina Sistemas de Mecatronica.

 

        Prof. Roberto Augusto dos Reis


1. O quê você entende por Sistemas de Bomba de Calor por Compressão de Vapor?

O objetivo de uma bomba de calor é transferir calor a determinado ambiente, para realizar alguma aplicação com essa energia. Funciona retirando calor de um ambiente pelo seu ar transferindo esta energia para um sistema capaz de gerar vapor d’água.

O calor flui naturalmente de uma condição de alta temperatura para baixa temperatura. As bombas de calor, entretanto são dispositivos capazes de forçar o fluxo de calor na direção contrária a natural, usando uma quantidade de energia para isso, que pode ser elétrica ou reaproveitada de algum processo que rejeita fluido a alta temperatura.

Bombas de calor podem transferir calor de fontes de calor naturais, que se encontram no meio ambiente, como ar, solo, água ou resíduos industriais e domésticos, de prédios ou mesmo aplicações industriais.

Uma bomba de calor por compressão de vapor típica para aquecimento de ambientes é constituída por compressor, condensador, válvula de expansão e evaporador.

2. O ciclo Otto de ar padrão representa o funcionamento de um motor de combustão interna a gasolina. Explique o ciclo em questão fazendo analogia com o referido motor.

O ciclo Otto de ar padrão é um ciclo ideal que considera que a adição de calor ocorre instantaneamente enquanto o pistão encontra-se no ponto morto superior.

Os motores de combustão interna diferem daqueles de instalações de potência, porque o processo ocorre no interior de um arranjo cilindro-pistão alternativo e não em uma série de componentes diferentes interconectados.

Os dois tipos principais de motores de combustão interna alternativos são o motor de ignição por centelha e o motor de ignição por compressão.

Como eles são relativamente leves e de baixo custo, os motores de ignição por centelha são particularmente apropriados para o uso em automóveis.

Os motores a ignição por compressão são normalmente preferidos para aplicações nas quais a economia de combustível e as potências relativamente elevadas são necessárias (caminhões e ônibus pesados, locomotivas e navios, unidades motoras auxiliares).

3. Faça uma pesquisa sobre o uso de turbinas a gás em aeronaves explicando o funcionamento das mesmas.

As turbinas a gás em aeronaves é composta por quatro principais componentes, ventoinha, compressor, combustor e turbina.

Quando uma enorme ventoinha é instalada na parte da frontal, gira em alta velocidade para coletar o ar, toda essa quantidade de ar sugada é direcionada para um compressor, este compressor é composto por diversos rotores que giram em alta velocidade em torno dos estatores, neste processo de compressão, o volume do ar é diminuído até trinta vezes, o ar comprimido é forçado a entrar no combustor, é neste estagio que o ar misturado com o combustível vindo do reservatório é aquecido a 2.000°C. O gás fica em um estado altamente comprimido e é direcionado para a turbina, onde será descomprimido, revertendo o trabalho do compressor, e expelido em alta velocidade, gerando o empuxo para locomover a aeronave. Esse processo acontece em altíssima velocidade e em ciclos repetidamente, sendo que a velocidade dos componentes do motor varia conforme a aceleração ditada pelo piloto da aeronave.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (68.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com