TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO DE REDES INDUSTRIAIS

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA MECATRÔNICA – 5º MÓDULO

HERMANN PESSOA PAVÃO - 243232014

PORTFÓLIO DE REDES INDUSTRIAIS

HUB

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

HERMANN PESSOA PAVÃO - 243232014

PORTFÓLIO DE REDES INDUSTRIAIS

HUB

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Mecatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina  Redes Industriais.

Prof. Ricardo Magalhães

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

Funcionamento de um HUB

O Hub é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. O Hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal. Sua liberação acontece após o sinal anterior ter sido completamente distribuído.

Caso o cabo de uma máquina seja desconectado ou apresente algum defeito, a rede não deixa de funcionar, pois é o hub que a "sustenta". Também é possível adicionar um outro hub ao já existente. Por exemplo, nos casos em que um hub tem 8 portas e outro com igual quantidade de entradas foi adquirido para a mesma rede.

Existem 2 tipos de Hubs quando tratamos seus modos de operação, são eles:

Hubs Passivos: São aparelhos que apenas repassam as informações recebidas à todas as estações conectadas a ele. Sem qualquer alteração de sinal e amplificação, tem sua operação limitada aos 100 Mts permitidos pelo cabo de par trançado.

Hubs Ativos: São aparelhos que além do repasse, amplificam os sinais permitindo percorrer distancias maiores sendo 100 Mts entre o emissor e o Hub e mais 100 Mts entre o Hub e o receptor, logo ligando alguns Hubs em sequência é possível percorrer grandes distâncias.

[pic 3]

Características

A característica principal de um Hub é a distribuição de dados em rede, com ele é possível interligar uma série de máquinas a uma mesma rede fazendo com que elas se comuniquem, como em uma central de distribuição dos Correios, sendo que quando um dado é transmitido a rede, os demais computadores interligados precisam aguardar a entrega desses dados. Por ser um equipamento de custo inferior aos Switches acaba sendo utilizado em redes menores e com baixo tráfego de dados. Havendo poucos computadores é muito pouco provável que surja algum problema de desempenho.

Em um hub é possível ter várias portas, ou seja, entradas para conectar o cabo de rede de cada computador. Geralmente, há aparelhos com 8, 16, 24 e 32 portas. A quantidade varia de acordo com o modelo e o fabricante do equipamento.

[pic 4]

Aplicações

Como já citado anteriormente  as aplicações de um Hub são definidas de acordo com o tipo de rede e qualidade que se deseja ter, o recomendado é sua utilização em redes de poucos computadores, e essa recomendação só se dá ao fato de ser mais barato que os switches, mesmo assim já existem aparelhos Switch em conta no mercado que seriam uma alternativa com melhor desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (199.3 Kb)   docx (433.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com