TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTOS E TERMINAIS: TIPOS DE CONSTRUÇÕES E LOCALIZAÇÕES

Por:   •  14/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.564 Palavras (11 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 11

PORTOS E TERMINAIS: TIPOS DE CONSTRUÇÕES E LOCALIZAÇÕES

Anderson dos Santos Ferreira

Fábio Boger Zeferino

Maryane Patricio

Natâna Tasca dos Santos

Resumo: Os portos são hoje o principal meio pelo qual as cargas entram e saem do país, possibilitando o comércio internacional brasileiro. A manutenção da eficiência no tratamento das cargas dentro dos portos, é um fator imprescindível, considerando o fato de que quanto menores forem os custos relacionados ao escoamento de produtos, maiores poderão ser os investimentos na melhoria dos serviços. E isso influencia positivamente a economia. A classificação dos portos é feita levando-se em consideração três princípios: a localização, a infraestrutura e as atividades desempenhadas, sendo que este artigo ira atear-se a classificação dos portos e a localização.

Palavras-chave: Portos. Terminais. Tipos de construções.

1 IMPLANTAÇÃO DE UM PORTO

Antes de serem iniciadas as etapas de implantação de um porto, existem diversos pontos a serem considerados. Entre eles estão o fato de que um porto deve inserir-se em um determinado meio, e realizar uma determinada função.

O meio físico no qual um porto é implantado, deve ser escolhido considerando-se tanto fatores climáticos do local, como o vento e chuvas, quanto condições gerais do mar e do terreno. A função de um porto é definida pelas suas características, no que tange aos tipos de cargas carregadas e descarregadas nele.

Vale destacar que o estudo da localização em que um porto é inserido é crucial, haja vista o fato de que sempre existe a propensão em integrar o transporte marítimo com o terrestre e aéreo, com o objetivo de facilitar o escoamento da produção de uma determinada região, estado ou país, diminuindo assim, os custos de translado.

2 CLASSIFICAÇÃO DOS PORTOS QUANTO A LOCALIZAÇÃO

É possível classificarmos os portos, de acordo com o espaço em que se encontram as estruturas portuárias.

2.1 PORTOS MARÍTIMOS

São chamados de portos marítimos, aqueles que estão em regiões costeiras e recebem embarcações oriundas de linhas de navegação oceânicas. Abrangem translado de longo curso (Internacionais) e de cabotagem (Domésticos), independentemente da sua localização geográfica. Os portos marítimos podem ser subdivididos em: portos naturais, de mar aberto, e abrigado.

2.1.1 PORTOS NATURAIS

Os portos naturais têm sido a muito tempo, de grande importância econômica. São formados por ilhas que se estendem acompanhando a costa, servindo de barreira para as ondas. Baías e enseadas, que formam uma curva para dentro do litoral, são comumente usadas para receber portos naturais. O porto de Sydney, na Austrália, é o maior porto natural do mundo.

Figura 1 – Porto Natural

Fonte: http://portuguese.cri.cn/1/2004/11/18/1@19132.htm

2.1.2 PORTOS DE MAR ABERTO

São portos que exigem um maior reforço estrutural devido ao fato de serem abertos ao mar e não possuírem nenhuma barreira ou qualquer outra estrutura que o proteja das ondas e das as situações climáticas que possam piorar os esforços que essas ondas causam na estrutura.

Figura 2 – Porto de mar aberto

Fonte: http://codern.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Terminal.jpg

2.1.3 PORTOS ABRIGADOS OU PROTEGIDOS

São portos que possuem uma barreira com a função de reduzir os esforços causados pelo oceano. Normalmente são mais rasos que os demais portos.

Figura 3 – Porto Protegido

Fonte: http://www.sindamares.com.br/images/porto-praia-mole.jpg

2.2 PORTOS FLUVIAIS

Portos fluviais são os portos que se localizam em beiras de rios e estuários. Tem como maior problema, o fato de terem uma grande mudança no nível de água nos períodos de cheia e seca, havendo a necessidade de obras constantes ou a utilização de transportes auxiliares para transportar as cargas.

No que tange à volume de carga, o maior porto fluvial do Brasil é o de Manaus, e em extensão de cais, é o de Porto Alegre.

Figura 4 – Porto fluvial

Fonte: http://www.acritica.com/uploads/news/image/709002/porto.jpg

2.3 PORTOS LACUSTRES

São os portos mais incomuns. Recebem embarcações dentro de lagos, em reservatórios restritos.

Figura 5 – Porto lacustre

Fonte: http://www.rafaeldelahoz.com/project-plus-masterplanning-01.html.

3 PORTOS E TERMINAIS

Portos são áreas abrigadas de ondas e correntes, que estão localizadas nas beiras de oceanos, mar, lagos ou rios, destinado ao atracamento de embarcações. Essas áreas servem os serviços necessários para o carregamento e descarregamento de cargas e o armazenamento temporário de tais cargas. Conta também com instalações para o movimento de pessoas que ali trabalham e de cargas ao redor do setor portuário, em alguns casos, existe terminais especialmente designados para acomodação de passageiros.

A extensão portuária atende a características socioeconômicas e com grande valor para o país, como o transporte de alimentos e de cargas de grande volume. Outro fator que da ênfase na utilização desse meio é o impacto que ele causa na economia, devido ser uma das principais portas de entra e saída de riquezas de um país. Os portos e terminais também são considerados um ponto estratégico da segurança nacional (militarismo).

3.1 PORTOS BRASILEIROS

O sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com