TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL RELACIONADA À ÁGUA

Por:   •  16/4/2016  •  Dissertação  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL RELACIONADA À ÁGUA

Existe uma preocupação ambiental relacionada à qualidade da água, já que ela é imprescindível para a manutenção e a vida na Terra.

Uma das formas de contaminação das águas é pelos meios antropogênicos, ou seja, pela ação humana. Podendo se destacar as atividades industriais. As indústrias tem duas opções para a deposição das suas águas residuais: o esgoto da cidade ou o meio ambiente. Focando no meio ambiente, a contaminação das águas pode causar variação do pH, eutrofização, contaminação de organismos vivos, entre outros problemas, alterando o ecossistema da região. Portanto, se faz necessário um controle da deposição de águas industriais. Para isso são impostas medidas de proteção, como a criação de resoluções que estipulam limites máximos de contaminantes.

Uma das formas de remover alguns tipos de contaminantes é por meio da adsorção. Pela sua praticidade e pelo seu custo benefício ela é muito utilizada. Porém, para minimizar ainda mais os custos tem-se estudado muito sobre os adsorventes a serem utilizados. Os adsorventes sintéticos são muito caros, então surgiu a ideia de utilizar biossorventes como opção a estes outros. Quanto aos biossorventes é interessante o estudo para a utilização da laranja, já que ela é uma das frutas mais cultivadas no Brasil e muito utilizada em alguns tipos de indústrias alimentícias, gerando uma grande quantidade de resíduos.

METAIS PESADOS

Não há uma definição concreta sobre os metais pesados. Comumente encontra-se em literaturas que metais pesados são aqueles elementos que tem uma densidade maior que

g/cm³, porém existem várias exceções a isso. Outras literaturas consideram que eles são elementos tóxicos. A IUPAC não deu um parecer concreto sobre a definição de metais pesados.

• Importância

Alguns dos metais pesados são considerados essenciais para o meio ambiente e para o funcionamento do corpo humano, em determinadas concentrações e quantidades. O problema são as descargas de origem antropogênicas , que causam o excesso do metal, gerando efeitos indesejados.

• Determinação dos metais a serem adsorvidos

Existem diversos fatores para considerar os metais a serem utilizados na adsorção, porém os mais importantes são:

Fator econômico - relacionado à situação do metal no mercado, já que pela biossorção este metal pode ser recuperado e comercializado;

Fator ambiental - relacionado ao efeito que o acúmulo do metal pode gerar no meio ambiente;

Fator de risco à saúde - relacionado ao efeito que o contato, ingestão ou inalação deste metal pode causar ao corpo humano.

Cobre

• Geração de efluentes: as principais atividades que geram efluentes contaminados com cobre são a mineração, fundição e galvanoplastia. Porém ele também é utilizado, em uma escala menor, na produção de tintas, pigmentos, tubulações e pesticidas, colocando a indústria da área de construção civil e agricultura como gerados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com