TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Visão do Professor sobre as questões relacionadas à diversidade no ambiente escolar.

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.350 Palavras (10 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1   ENTREVISTA.        4

2.1.1 Visão do Professor sobre as questões relacionadas à diversidade no ambiente escolar.................        5

2.1.1.1        Analisando com fundos teóricos        6

3        CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 11



  1. INTRODUÇÃO

Na sociedade e nas escolas há uma maior consciência da diversidade, das diferenças e das desigualdades que configuram nossa formação social, política e cultural. Diversidade que educadores e educandos levam para as escolas, diversidades sócio-étnico-raciais, de território, geração de deficiências, etc. Ver a diversidade como um dado positivo, de olhares preconceituosos e superar práticas classificatórias nos currículos, bem como as concepções de conhecimento, de cultura, de saberes e valores, de processos de socialização e aprendizagem.

Entendemos diversidade na concepção de que ela é a norma da espécie humana: seres humanos são diversos em suas experiências culturais, são únicos em suas personalidades e são diversos em suas formas de perceber o mundo. Seres humanos apresentam, também, diversidade biológica. Algumas delas provocam impedimentos de natureza distintos no processo de desenvolvimento das pessoas (que são comumente chamadas de “portadoras de necessidades especiais”).

 Avaliar conotações de gênero permite desmistificar estereótipos femininos e masculinos que perpassam modelos sociais. Assim, questionam-se representações de teorias psicológicas que possam reforçar hierarquias de gênero e articulam-se problematizações empíricas que discutem modelos sexistas presentes em propagandas. Suscita-se a necessidade de um conjunto de práticas de educação moral voltadas à diversidade

  As instituições, escola e família, são consideradas as principais responsáveis pela construção e/ou reprodução de conceitos equivocados, ou melhor, valores estereotipados acerca das questões de gênero.


  1. DESENVOLVIMENTO

Os sistemas educacionais constituídos a partir da oposição – alunos normais e alunos especiais – sentem-se abalados com a proposta inclusiva de educação, pois não só criaram espaços educacionais distintos para seus alunos, a partir de uma identidade específica, como também esses espaços estão organizados pedagogicamente para manter tal separação, definindo as atribuições de seus professores, currículos, programas, avaliações e promoções dos que fazem parte de cada um desses espaços.

A escola é a instituição por intermédio da qual a criança se introduz no mundo público, e daí o papel do Estado em relação a todas elas. À família cabe o dever de garantir à criança o que é típico do domínio privado do lar, e ao Estado cabe garantir o direito indispensável da criança à educação Escolar, pois é ela que faz a transição entre essas duas vidas.

  1. ENTREVISTA.

  1. Perfil do Professor
  2. Paulo Roberto Francisco
  3. Físico
  4. Coordenador Pedagógico Ensino Médio da Escola Estadual Profª. Oscar Lina de Araújo Oliveira.
  5. Especialista em Currículo e Prática Docente de Física.
  6. Especialista em Ensino de Física.
  7. Mestre em Educação pela Universidade São Francisco – Campus Itatiba – São Paulo
  8. Pesquisador em Educação: Currículo e Trabalho Docente.
  9. Autor do Livro: Educação no Século XXI: Inclusão do aluno surdo na perspectiva da Neurociência e da Psicopedagogia.
  10. Atua nos Anos Finais do Ensino Médio

  1. Visão do Professor sobre as questões relacionadas à diversidade no ambiente escolar.

  1. O que é diversidade?;

Diversidade é tudo o que nos diferencia de algo ou de outro, ela varia através de escolha. No contexto educacional é o conjunto de diversas culturas que compõe o universo da sala de aula em oposição a um sistema de cultura dominante que permeia o ambiente escolar desde a instituição da escola.

  1. Como você trabalha com as questões da diversidade na escola?;

A partir do entendimento de que diversidade é uma construção social constituinte dos processos históricos, culturais, políticos, econômicos e educacionais e que esta não é mais um problema. Procuro desenvolver práticas pedagógicas que permitam um diálogo entre culturas, formas de pensar, buscando sempre reflexões que integrem em sua totalidade os discentes.

  1. Quais diversidades estão em evidência na sua escola?;

Diversidade de raça – diversidade de gênero – diversidade religiosa.

  1. Quais ações a escola deveria realizar para a promoção do respeito à diversidade na escola?;

Elaborar um Projeto Político Pedagógico voltado para as necessidades da comunidade no qual a escola se insere. Num segundo momento elaborar um currículo que possibilite o desenvolvimento de práticas docente que promova um diálogo entre as diversas culturas presentes na escola buscando assim a integração e participação de todos os alunos.

  1. Analisando com fundos teóricos

A abordagem do termo diversidade cultural torna-se um tema atual e relevante a partir do momento em que a escola desenvolve um ensino que procura atender a diversidade cultural de sua clientela, sem exceção dos mais sensíveis aos mais pragmáticos, dos mais competitivos aos mais colaborativos, dos mais lentos aos mais rápidos, dos vindos de famílias estruturadas e aos de lares desestruturados. Historicamente falando, a escola tem dificuldades para lidar com a diversidade. As diferenças tornam-se problemas ao invés de oportunidades para produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagem. A escola é o lugar em que todos os alunos devem ter as mesmas oportunidades, mas com estratégias de aprendizagens diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com