TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE DOENÇA RELACIONADA AO AMBIENTE: ESQUISTOSSOMOSE, XISTOSA OU BARRIGA D’ÁGUA

Por:   •  24/5/2017  •  Resenha  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 3

               CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ[pic 1]

                ENGENHARIA AMBIENTAL – 9º SEMESTRE

SAÚDE AMBIENTAL

PROF.ª DRA. MAGDA FABBRI ISAAC SILVA

RESENHA SOBRE DOENÇA RELACIONADA AO AMBIENTE:

ESQUISTOSSOMOSE, XISTOSA OU BARRIGA D’ÁGUA

FLÁVIA MARIA BIANO FURLAN

2017

RESENHA SOBRE DOENÇA RELACIONADA AO AMBIENTE:

ESQUISTOSSOMOSE, XISTOSA OU BARRIGA D’ÁGUA

A esquistossomose, também conhecida como xistosa ou barriga d’água é uma doença endêmica parasitária causada por um platelminto conhecido como esquistossomo, e chegou ao Brasil com os escravos trazidos pela colônia portuguesa, porém há referências da doença em outros lugares do mundo muito antes dessa época.

O ciclo biológico da esquistossomose mansônica, que é a encontrada no Brasil, é complexo, pois é formado por uma fase parasitária no hospedeiro definitivo (homem) e outra no hospedeiro intermediário (caramujo).

O miracídio (primeiro estágio de vida livre do esquistossomo) entra em contato com o caramujo em locais onde não há rede de esgotos e as fezes, infectadas anteriormente pelo esquistossomo, são lançadas indevidamente em rios e lagos. Ao penetrar no molusco, se transforma em cercária (segundo estágio de vida livre do esquistossomo) e, consequentemente, dá continuidade ao ciclo evolutivo quando é transmitido através da penetração desta na pele do homem.

Depois de atravessar a pele do seu hospedeiro definitivo, a cercária é chamada de esquistossômulo, adaptado ao meio interno isotônico do homem, penetram seus vasos sanguíneos ou vasos linfáticos, e os mais resistentes conseguem chegar até o coração, pulmões e, posteriormente, até o fígado, onde se alimentam e viram adultos.

Os sintomas mais comuns são dermatite, diarreia mucosa, febre elevada, anorexia, vômito, náusea, manifestações pulmonares e astenia (perda ou diminuição da força física), e podem inclusive ser confundidos com outras doenças, como por exemplo, febre tifoide, salmonelose e hepatites viróticas.

A fase aguda dura até dois meses e desaparece através de tratamento especifico ou evolui para a fase crônica caso não seja tratada. A fase crônica, no seu estágio mais grave (hepatoesplênica), pode causar crescimento e endurecimento do fígado e do baço.

O diagnóstico laboratorial da doença é relativamente simples e rápido: através da constatação da presença de ovos do esquistossomo nas fezes do paciente. O tratamento pode ser feito com medicamentos disponíveis e de fácil acesso no mercado brasileiro, porém ainda não existem vacinas que possam auxiliar como maneira preventiva da doença.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que as diversas espécies da esquistossomose acometam hoje 200 milhões de pessoas em 74 países, 6 milhões apenas no Brasil – concentrados, principalmente, nos estados do Nordeste e em Minas Gerais.

Semelhante às outras doenças de veiculação ambiental, a esquistossomose trata-se de um sério problema de saúde pública. O controle da transmissão vai além da capacidade da medicina.

Nessas áreas endêmicas, onde as condições de saneamento básico são precárias, são necessárias ações governamentais tais como instalação de água e esgoto nas casas. No entanto, no Brasil, os investimentos para estes fins são praticamente inexistentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com