TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO RELACIONAL DE UMA EMPRESA RELACIONADA AO MEIO AMBIENTE

Por:   •  10/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.365 Palavras (18 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 18

Sumário

1 OBJETIVO DO TRABALHO 3

2 INTRODUÇÃO 4

3 REFERENCIAL TEÓRICO 5

3.1 MODELO RELACIONAL 5

3.2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5

3.2.1 O QUE É RECICLAGEM 5

3.2.2 IMPORTÂNCIA 7

3.3 ESTRUTURA RELACIONAL 7

3.4 RESTRIÇÕES DE INTEGRIDADE BÁSICAS 8

3.4.1 RESTRIÇÃO DE CHAVE 8

3.4.2 RESTRIÇÃO DE DOMÍNIO 8

3.4.3 RESTRIÇÃO DE INTEGRIDADE DE VAZIO 8

3.4.4 RESTRIÇÃO DE INTEGRIDADE REFERENCIAL 8

3.5 MANIPULAÇÃO E ÁLGEBRA RELACIONAL 9

3.6 INTEGRIDADE SEMÂNTICA 10

3.6.1 CONSTRAINT DEFAULT 11

3.6.2 CONSTRAINT CHECK 11

3.6.3 CONSTRAINT PRIMARY KEY 11

3.6.4 CONSTRAINT UNIQUE 11

3.7 VISÕES 12

3.8 PROJETO DE BANCOS DE DADOS RELACIONAIS 13

3.9 ETAPAS 14

3.9.1 LEVANTAMENTO DE REQUISITOS 14

3.9.2 PROJETO CONCEITUAL 14

3.9.3 PROJETO LÓGICO 15

3.9.4 PROJETO FÍSICO 15

3.10 MODELO CONCEITUAL: DIAGRAMA ENTIDADE-RELACIONAMENTO 16

3.11 MODELO LÓGICO: MAPEAMENTO DO MODELO CONCEITUAL PARA O MODELO RELACIONAL 17

3.12 NORMALIZAÇÃO 18

4 DESENVOLVIMENTO 20

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO 21

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 25

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26

1 Objetivo do trabalho

O trabalho tem como objetivo estudar os conceitos necessários para a criação de um banco de dados como a álgebra relacional, relacionamento entre entidades, atributos, restrições e integridade.

Após a pesquisa sobre banco de dados o grupo deverá pesquisar sobre o tema abordado, a reciclagem, e realizar pesquisas sobre o que é e qual a importância sua importância.

Ao concluir as pesquisas teóricas deverá ser desenvolvido um modelo relacional e lógico contendo as etapas de coleta e os processos de reciclagem. Será incluído também ao banco de dados a as etapas de confecção e venda de produtos.

2 Introdução

O trabalho a seguir trata de um banco de dados de uma empresa de coleta, reciclagem, fabricação e venda de materiais reciclados, mais especificamente ele trará um modele relacional de dados que segundo Edgar Frank Codd trata-se de dados relacionais para um grande banco de dados e que esses dados são baseados na matemática teoria dos conjuntos.

O modelo criado por Codd se baseia no conceito de entidade-relacionamento. Uma entidade é um tipo de conjunto em que ficam armazenados as informações do banco de dados e o relacionamento é a ligação entre essas entidades, ela que determina como cada registro de uma entidade se relaciona com registros de outras entidades.

Os SGBDRs (Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacionais) são usados para armazenar a informação requerida por aplicações construídas usando tecnologias procedurais, tais como COBOL ou FORTRAN, tecnologias orientadas a objeto tais como Java e C# e tecnologias baseadas em componentes como Visual Basic.

A reciclagem, tema escolhido para o banco de dados, é o processo de transformação de um material que não tem mais utilidade, para que ele se torne uma matéria prima que possa ser utilizada na fabricação de novos produtos que tenham, ou não, relação com a utilidade do produto anterior. O material que passou pela transformação é chamado de reciclado.

A coerência de dados em um banco de dados é assegurada pela restrição de integridade divididas em quatro princípios, chave, domínio, integridade de vazio e integridade referencial.

A integridade semântica tem como objetivo garantir a integridade dos dados digitados em uma tabela, ela garante que esses dados sejam válidos e que possua o mesmo tipo de dado atribuído ao campo da tabela. A integridade semântica utiliza os Constraints, uma espécie de limitador para fazer as limitações.

3 Referencial Teórico

Este tópico abordará a teoria de banco de dados e o tema de reciclagem que foi escolhido e será implementado ao banco desenvolvido pelo grupo.

3.1 Modelo Relacional

O modelo relacional foi proposto por Edgar Frank Codd, em 1970, em seu artigo chamado “Relational Model of Data for Large Shared Data Banks”, traduzindo “Um modelo de dados relacional para grandes bancos de dados compartilhados”. Nesse artigo, ele descreveu um modelo relacional de dados representativos baseado na matemática teoria dos conjuntos, onde todos os dados estão guardados em tabelas ou relações.

Neste seu trabalho Codd mostrou que uma visão relacional dos dados permite a sua descrição em uma maneira natural, sem que sejam necessárias estruturas adicionais para sua representação, provendo uma maior independência dos dados em relação aos programas. Em complementação, apresentou bases para tratar problemas como redundância e consistência. (MACÁRIO; BALDO, 2005).

O modelo criado por Codd se baseia no conceito de entidade-relacionamento. Uma entidade é um tipo de conjunto em que ficam armazenados as informações do banco de dados e o relacionamento é a ligação entre essas entidades, ela que determina como cada registro de uma entidade se relaciona com registros de outras entidades.

3.2 Fundamentação Teórica

3.2.1 O que é reciclagem

Reciclagem é o processo de transformação de um material que não tem mais utilidade, para que ele se torne uma matéria prima que possa ser utilizada na fabricação de novos produtos que tenham, ou não, relação com a utilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com