TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRIMEIROS PASSOS EM IDEIAS DE CONSTRUÇÃO E PRÁTICAS PARA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS

Relatório de pesquisa: PRIMEIROS PASSOS EM IDEIAS DE CONSTRUÇÃO E PRÁTICAS PARA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

CONCLUSÃO FINAL

Inicialmente as famílias tinham a responsabilidade de educar seus filhos, dentro de seu meio social. Ocorre que mudanças sociais estavam acontecendo, obrigando as mulheres a entrar no mercado de trabalho, revertendo à lógica de que o homem participava como principal engrenagem no desenvolvimento da sociedade. Com o envolvimento feminino no mundo do trabalho, uma nova organização familiar foi imposta, alterando a relação entre os sexos. Consequentemente, as crianças foram levadas para outros espaços, visando seu cuidado e proteção.

OS PRIMEIROS PASSOS NA CONSTRUÇÃO DAS IDEIAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Nos séculos XV e XVI, com o desenvolvimento científico, comercial e artístico, novas visões sobre a criança e como deveria ser educada foram surgindo. O respeito à natureza infantil se evidenciou quando mulheres da comunidade atendiam crianças vítimas da pobreza, com pais trabalhadores atropelados pela Revolução Industrial. Com o tempo, instituições filantrópicas formais fora da família foram surgindo, com o objetivo de transmitir boas maneiras, regras morais e valores religiosos, além de alguma instrução. Sua contribuição principal foi a de diminuir os índices de mortalidade infantil. Na Europa, Idade Moderna, enfatizou-se a importância da educação para o desenvolvimento social, preparando a criança (as que podiam frequentar) para o mundo dos adultos, sendo a escola um instrumento fundamental. Os precursores da educação elaboraram propostas, defendendo a educação como um direito universal. Diversos educadores desenvolveram planos educacionais, visando estimular o aprendizado, a liberdade e o ritmo da natureza. O educar deveria passar pelo desenvolvimento afetivo da criança desde o nascimento.

A EDUCAÇÃO INFANTIL EUROPÉIA NO SÉCULO XX

Neste período que se seguiu à Primeira Guerra Mundial, devido ao aumento do número de órfão se visível deteriorização ambiental, as crianças foram atendidas fora da organização familiar. Os programas de atendimento às crianças ganham grandes inovações, destacando-se a estimulação precoce nos lares e em creches, orientados por especialistas da área da saúde. Destacaram-se Ovídio DECROLY médico belga que trabalhou com crianças excepcionais, Maria MONTESSORI médica psiquiatra italiana que atendeu crianças com deficiência mental, Friedrich FROEBEL educador alemão criador do primeiro jardim de infância, Celestin FREINET pedagogo francês que defendia a liberdade de ação para a criança, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com