TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE ENERGIA ELÉTRICA

Por:   •  19/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

        

A Energia elétrica após ser produzida pelos geradores, elas vão aos transformadores onde são enviadas para os fios de Alta tensão que são aqueles fios grossos encontrados nas torres e na parte de cima dos postes ( esses fios há quatro camadas: Cobertura, Armação(fios de aço),isolação, e o condutor).

[pic 1]

Figura 1: Cabo elétrico de potência em baixa tensão típico

Cobertura: sua funcionalidade é proteger tudo que é externo para que não afete o fio como: Impactos, Cortes, abrasão, agentes químicos e etc.

Armação: A armação não é encontrada em todos os fios mas minimiza ou pode ate mesmo eliminar problemas como: a temperatura elevada (causando derretimento do fio), a condução de energia para o exterior (causa a chance de choques), e o melhora a proteção dos fios.

Isolação : a função da isolação é manter o campo elétrico gerado pela tensão dentro dos condutores.

Condutor: sua função é levar tensão permitida para um determinado lugar

[pic 2]
Figura 2: Tipos de cabos elétricos de potência em baixa tensão

[pic 3]

FIGURA3: CABO ARMADO COM FIOS DE AÇO

Processo da energia elétrica

Energia elétrica pode ser produzida de determinados jeitos: Usinas Hidroeletricas,usinas termoelétricas a gas natural ou carvão mineral, usinas de cogeração com bagaço de casa, usinas nucleares, usinas eólicas, usinas fotovoltaicas e muito mais.

A energia desempenha um papel fundamental na vida humana: ao lado de transportes, telecomunicações e águas e saneamento, compõem a infraestrutura necessária Para incorporar o ser humano ao denominado o modelo de desenvolvimento vigente. por isso, o tratamento dos sistemas energéticos no seio dessa infraestrutura será da maior importância para que se encaminhe na busca de um desenvolvimento sustentável isso requer uma abordagem holística, multidisciplinar, no necessário composto por todas as dimensões do problema: tecnológicas, econômicas, sociais, políticas e ambientais.

Geração de Energia Elétrica, pág 17,1998

Após sua produção, a energia vai a nossas cidades pelas torres e linhas de transmissão de alta tensão. Podemos ver essas linhas e torres de transmissão de alta tensão nas estradas, postes e torres pois elas levam energia em longos percursos, antes de chegar as cidades passam pelos transformadores de tensão nas subestações que diminuem a voltagem. Após isso a energia eletrica elas vão para as redes de transmissão onde caem nos fios dos postes até sua casa. Antes de entrar nas casas, passam pelos transmissores de distribuição (instalados aos postes) rebaixando a voltagem para 127 ou 220 volts. Depois vão para os medidores de energia que se encontram nas casas para ter o controle do consumo de cada residência.

Referencias

O livro Geração de Energia Elétrica – Lineu Belico dos Reis

https://www.cemig.com.br/pt-br/energia_e_voce/Paginas/como_a_energia_eletrica_e_produzida.aspx

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gera%C3%A7%C3%A3o_de_eletricidade

https://www.todamateria.com.br/energia-eletrica/

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com