TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE ENERGIA POR MEIO DA DECOMPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.107 Palavras (13 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 13

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO III

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE ENERGIA POR MEIO DA DECOMPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO                

Danielle Moreira, Desireé Arêdes, Débora Athayde, Gean Flávio, Pamela Melo, Vitório Romani

Professor TIDIR Orientador: Breno Augusto Ribeiro Arêdes

Professores Co-Orientadores: Élida Jussara da Costa, Dayse Nascimento Anselmo, Anderson Moreira de Vasconcelos, André Luis Braga de Carvalho

Resumo ⎯ O presente trabalho tem por finalidade apresentar um estudo sobre a produção de biogás a partir da decomposição de resíduos sólidos encontrados em aterros sanitários. Por meio da estimativa da produção de resíduos por pessoa foi possível calcular o volume dos gases gerados, calculando, portanto, a quantidade de energia produzida. Assim, parte da energia gasta com a produção de um produto, pode ser recuperada com a decomposição do mesmo.

Palavras-chaves ⎯ Aterros sanitários, resíduos, biogás, decomposição, energia.

  1. Introdução

O progresso da humanidade sempre esteve intrínseco a nossa capacidade de produzir, armazenar, e distribuir a energia. O desejo para o desenvolvimento de muitos países vai de encontro com a necessidade de uma maior demanda de energia conciliada com a sustentabilidade. Ao longo das últimas décadas, as matrizes energéticas têm-se diversificado de forma acentuada, como resposta ao aumento da demanda do consumo. Essas matrizes energéticas são compostas por fontes renováveis e não renováveis (GOLDEMBERG, 2007).

        As matrizes energéticas renováveis são aquelas que não se esgotam com o passar do tempo, por exemplo: energia solar, energia hidroelétrica, energia eólica e a biomassa. Já as matrizes energéticas não renováveis são aquelas que ao longo do tempo vão se esgotando na natureza, por exemplo: petróleo, carvão mineral e o gás natural.

A fonte energética mais utilizada em escala mundial continua sendo os combustíveis fósseis (fonte não renovável). Nesse contexto, fica evidente a necessidade por mudanças já que, os combustíveis fósseis estão em rota de exaustão e substitutos terão que ser encontrados para eles (ALVEAL, 2003). O biogás, proveniente da biomassa representa uma fonte de energia renovável, e um forte candidato como alternativa sustentável aos combustíveis fósseis, principalmente o petróleo. Ele é obtido através da decomposição do lixo orgânico que é constituído principalmente por gás metano e gás carbônico, gerando energia elétrica.  

Neste contexto, este trabalho tem o objetivo de apresentar um estudo sobre o processo de produção de energia elétrica através do biogás, obtido pela decomposição de resíduos sólidos de aterros sanitários; como fonte renovável, sustentável e rentável.

Como objetivos secundários, destacam-se:

  • A elaboração do layout esquematizando o processo de geração de energia no aterro sanitário.
  • Calcular o volume dos gases gerados a partir da integral dupla.
  •  Determinar a potência útil e energia disponível gerada pelo biogás, podendo estimar a quantidade de energia a ser produzida.

  1. Referencial Teórico

A matriz energética mundial tem sofrido ao longo do tempo uma ampliação, na procura de conciliar o crescimento econômico com uma energia mais limpa. Embora o mundo ainda seja dependente do petróleo, existem outras fontes de energia renováveis que podem vir a substituir o petróleo como uma alternativa mais sustentável e viável (MOREIRA, 2008).  

        A biomassa é um dos recursos energéticos mais antigos da humanidade, estando presente em larga escala na natureza. A biomassa pode gerar taxas de emissões de carbono muito baixas, desempenhando um papel importante na transição para sistemas energéticos mais sustentáveis. O uso da biomassa como fonte de energia, oferece uma gama de possibilidades para reduzir a dependência de combustíveis fósseis, conseqüentemente diminuindo emissões de gases do efeito estufa e promover o desenvolvimento econômico sustentável. Entre as energias de biomassa existentes, se destacam: gás de aterro sanitário e os biocombustíveis (etanol e biodiesel) (NOGUEIRA, 2005).

        A energia do biogás ocorre a partir da digestão anaeróbica em aterros sanitários, gerando energia através de resíduos sólidos municipais. Essa forma de energia não substitui apenas a combustão de combustíveis fósseis, como também reduz as emissões de metano, um gás de efeito estufa muito prejudicial ao meio ambiente e mais potente que o dióxido de carbono. Segundo Cunha (2002), a captação do biogás gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos em aterros é viável do ponto de vista ambiental, econômico e energético. A produção do gás geralmente leva um tempo impreciso, já que depende do lixo orgânico utilizado.

        O biogás é uma mistura gasosa produzida através da digestão anaeróbica da matéria orgânica, formado por aproximadamente 35% de CO2 (dióxido de carbono), 60% de CH4 (metano), que é possível de ser coletado e utilizado como fonte de energia, e 5% de uma mistura de outros gases como hidrogênio, nitrogênio, gás sulfídrico, monóxido de carbono, amônia, oxigênio e aminas voláteis (PECORA, 2006). Um sistema padrão de coleta do biogás em aterros possui três componentes básicas: poços de coleta e tubos condutores, compressores e sistema de purificação do biogás. A impermeabilização da base e da cobertura do aterro possibilita condições adequadas para a degradação da matéria orgânica, aumentando, a produção do gás. Além disso, é uma maneira de minimizar contaminações no solo e lençóis freáticos (ENSINAS; BIZZO, 2003).  

        A coleta de gás normalmente começa após uma porção do aterro ser fechada. Os poços do aterro são ligados a tubos que são ligados a um tubo principal que percorre o aterro. Quando o biogás (quente) produzido pelo aterro passa pela tubulação, acaba resfriando formando então um condensado. Após a coleta e antes da sua utilização no processo de conversão de energia, o biogás é tratado para a remoção de algum condensado que não foi coletado, assim como particulados e impurezas no geral. Pecora (2006) diz que a conversão energética do biogás é o processo de transformação da energia química das moléculas do biogás, por meio de uma combustão controlada, em energia mecânica, que por sua vez será convertida em energia elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (302.4 Kb)   docx (105 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com