TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investigações dos principais processos de corrosão em subestações de energia elétrica do estado do RS

Por:   •  11/3/2018  •  Artigo  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

LUCAS MOACIR PERES        

Resenha crítica do artigo: Investigações dos principais processos de corrosão em subestações de energia elétrica do estado do RS

SÃO JOSÉ

2017

LUCAS MOACIR PERES

Resenha crítica do artigo: Investigações dos principais processos de corrosão em subestações de energia elétrica do estado do RS

Resenha crítica apresentada para obtenção de nota parcial da M2, na Universidade do Vale do Itajaí, Centro de Ciências da Terra e do Mar da disciplina de Trabalho Academico Ciêntifico.

Orientadora: Prof. Drª. Leila Andresia Severo Martins

SÃO JOSÉ

2017

RIEDER, Ester Schmidt; BRUSAMARELLO, Valner João; BIANCHI, André Luis; BALBINOT, Alexandre. Investigações dos principais processos de corrosão em estações de energia elétrica do estado do RS. Rio Grande do Sul: PPGEAM/ULBRA/UFRS. 2009. 15p

Ester Schimidt Rieder: graduada em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), Mestre em Engenharia (área: Eletroquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), PhD em Engenharia (área: Eletroquímica) pela University of Birmingham, Inglaterra (1998) e Pós-doutorado na University of Birmingham, em Eletroquímica (1998). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais e Processos Sustentáveis e professora dos Cursos de Química e Engenharia Química, Coordenadora do Centro de Microscopia Eletrônica e Microanálise e Diretora de Pesquisa da Fundação da Universidade Luterana do Brasil. Desenvolve pesquisas em caracterização eletroquímica de materiais e nanoestruturas, em processos eletroquímicos envolvidos na corrosão e em caracterizações químicas e morfológicas (Espectroscopia de Impedância Eletroquímica, Voltametria, Microscopia Eletrônica de Varredura e Transmissão, Técnicas Nanoscópicas: Força Atômica e Tunelamento e Espectroscopia de Energia Dispersiva). Atualmente, conduz pesquisas em síntese e caracterização de nanopartículas e em revestimentos nano estruturados.

Valner João Brusamarello: o prof. Valner possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência em condicionamento e aquisição de pequenos sinais, aplicação de sensores e processament de sinais, concentrando a maior parte de sua produção técnica científica nessa área. Também tem experiência na análise de circuitos, sistemas e suas aplicações. Seus principais interesses em pesquisa, atualmente, concentram-se em sistemas de instrumentação em geral, colheita de energia e transmissão sem fio de energia. Também tem interesse em sistemas de instrumentação inteligentes, Processamento Digital de Sinais e fusão de sensores. Em 2016 assumiu a coordenação do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica - UFRGS.

André Luis Bianchi: possui graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Luterana do Brasil (2004). É Engenheiro da Agência Gaucha de Regulação de Serviços Delegados do RS - AGERGS e professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Geração da Energia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: instrumentação, automatização, sustentabilidade, energia e indicadores de desempenho. Além disso atua na Regulação dos Serviços de Distribuição de Energia Elétrica.

Alexandre Balbinot: professor Associado (Regime Dedicação Exclusiva) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) atuando na Escola de Engenharia no Departamento de Engenharia Elétrica (Laboratório de Instrumentação Eletro-Eletrônica). Professor do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE - orientador de Doutorado e de Mestrado) e do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica (DELET) nas áreas de Instrumentação, Projeto & Análise de Dados Experimentais e Processamento de Sinais. Doutor em Engenharia (Área Instrumentação Biomédica-Biomecânica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2001), Mestre em Engenharia (Área Instrumentação Biomédica-Biomecânica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1998), Mestre em Engenharia (Área Processamento Digital de Sinais) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 1997), Especialista em Engenharia Clínica pelo Hospital de Clínicas (HCPA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1995) e Engenheiro Eletricista (Curso Pleno em Engenharia Elétrica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 1993). Tem experiência na área da Engenharia Elétrica e Engenharia Biomédica atuando principalmente nas seguintes linhas: instrumentação, instrumentação biomédica, processamento de sinais biomédicos e desenvolvimento de dispositivos para tecnologia assistiva e esporte de alto rendimento. Meus temas preferenciais de pesquisa são: (a) desenvolvimento de procedimentos de aquisição, processamento e análise de sinais biológicos com destaque para o estudo de biosinais dos sistemas nervoso e muscular, (b) na linha da engenharia médica o esforço está no estudo, projeto e execução de sistemas de instrumentação para tecnologia assistiva e interfaces homem máquina (especialmente sistemas BCI - Brain Computer Interface), (c) no desenvolvimento de sistemas de instrumentação para esporte de alto rendimento e no desenvolvimento de dispositivos para análise da marcha humana e (d) no estudo e desenvolvimento da instrumentação inteligente em diversas aplicações na área da engenharia (interface entre instrumentação e inteligência computacional). Integrante do Banco de Avaliadores do MEC e do Sistema ARCU-SUL possuindo experiência em acreditação, credenciamentos, autorizações e reconhecimentos de graduações. Consultor Ad/Hoc do CNPq, da CAPES e de Fundações de Pesquisa Estaduais (PR e PE). Além de revisor de diversos periódicos internacionais e nacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (300.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com