TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: PROCESSO DE DE MARKETING

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.833 Palavras (12 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 12


[pic 1]


                         PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

117171717171771771

17/02/18

PLANO DE ENSINO 2018.2 (113|EGN019-21 - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I)

CURSO:

 ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Componente Curricular da Unidade Curricular (Disciplina)

Créditos

Carga Horária

Formação:

 BACHARELADO

Teoria

3

4.000 Min

Modalidade do Curso:

PRESENCIAL 

Prática

Currículo:

 113

 

TDE

1

800 Min

Turno:

 NOITE

 

Prática no Campo Profissional

Turma:

 EGN01019-21

 

Total

4

4.800 Min

UNIDADE CURRICULAR (DISCIPLINA):

Código:

 EGN019 

Nome:

 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I 

Modalidade da Unidade Curricular (Disciplina): PRESENCIAL

Professor da Unidade Curricular (Disciplina):

MANCILDO MOREIRA FIHO

 EMENTA

O papel de finanças e do administrador financeiro; A relação da área de Finanças com outras áreas; O Valor do Dinheiro no Tempo: taxas, regimes de capitalização, tabela PRICE e SAC; Técnicas de análise e orçamentos de capital; Risco e retorno: risco de um ativo e da carteira; Modelo CAPM; Avaliações de Ações e Obrigações.

 OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR (DISCIPLINA)

Num

Objetivos Gerais

Num

Objetivos Específicos

ODG1

Compreender o funcionamento da Administração Financeira de uma organização, garantindo uma situação econômico-financeira apropriada e a sustentabilidade da empresa.

ODE1

Enunciar os principais conceitos que constituem a moderna administração financeira, os empregando no processo de tomada de decisão.

ODG2

Utilizar técnicas e métodos quantitativos para analisar dados e informações, melhorando a qualidade das decisões financeiras e garantindo a continuidade da organização e geração de riqueza aos acionistas.

ODE2

Capacitar o futuro administrador para utilização das técnicas de gestão financeira na resolução de problemas, avaliando oportunidades na área de finanças.

COMPETÊNCIAS DA UNIDADE CURRICULAR (DISCIPLINA)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Num

Competência da Unidade Curricular (Disciplina)

Num

Unidade de Aprendizagem (Aula) ( tema/tópico/conteúdo)

CD1

Apontar os conceitos que envolvem a Administração Financeira, reafirmando a competitividade por meio da melhoria contínua de seus resultados.

U1

Finanças e empresa.

CD2

Registrar os conceitos de empresa, finanças e gestão financeira, aplicando as ferramentas com o objetivo de alcançar a excelência operacional.

U2

Valor do Dinheiro no Tempo.

CD3

Reconhecer os problemas financeiros nas organizações, buscando equacionar soluções e introduzir modificações no sentido de atuar preventivamente.

U3

Anuidade, Série Mista e Perpetuidade.

CD4

Desenvolver o raciocínio lógico, crítico e analítico,  aplicando em operações com valores e formulações matemáticas.

U4

Sistemas de Amortização

CD5

Interpretar situações-problemas, dirigindo-as de forma integradora, em acordo com os princípios básicos da educação em direitos humanos.

U5

Técnicas de Orçamento de Capital.

CD6

Definir o valor do dinheiro no tempo, demonstrando aspectos de valoração dos ativos da organização.

U6

Risco e Retorno.

CD7

Analisar os fatores de risco associados aos retornos nos investimentos e aplicação de recursos, apontando as opções de negócio mais rentáveis para a empresa.

U7

Modelo CAPM.

CD8

Apreciação de títulos públicos e privados, validando suas diferenças e as melhores opções de investimento.

U8

Avaliação de Ações e Obrigações.

 

METODOLOGIA DA UNIDADE CURRICULAR (DISCIPLINA)

A concepção de aprendizagem significativa na UNIGRANRIO aparece ressignificada em um contexto que leva em consideração também outros fatores, a origem sociocultural de nossos ingressantes, a responsabilidade social da Universidade e a decisão de integrar estratégias que garantam uma aprendizagem baseada na prática profissional, ou seja, a metodologia de ensino da UNIGRANRIO tem como fundamento o desenvolvimento da autonomia e da habilidade de identificar, descrever e solucionar problemas da prática profissional, visto a importância da formação dos alunos se ancorar em necessidades reais que os levem à busca contínua por respostas às mais variadas perguntas. Dessa forma, as aulas são dialógicas, centradas na interação entre professores e alunos e na construção do conhecimento, com foco no processo de aprendizagem do aluno.

Afirmado este processo educativo no qual o estudante é o protagonista central, corresponsável pelo seu percurso formativo, e o professor apresenta-se como um facilitador do processo de aprendizagem, a UNIGRANRIO optou por utilizar as Metodologias Ativas como uma das principais estratégias pedagógicas.

Nesta disciplina serão utilizadas as seguintes estratégias de aprendizagem: Aulas expositivas; Utilização de recursos diversos (Apostila, DATASHOW, vídeos); Aplicação de Metodologias Ativas (Estudo de Caso, Problematização, Projeto).

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR (DISCIPLINA)

 

A avaliação do desempenho acadêmico na UNIGRANRIO é considerada como processo sistemático de acompanhamento da evolução cognitiva, social e cultural dos alunos, servindo como referencial para análise e redimensionamento das propostas e oportunidades educacionais proporcionadas pelo professor.

Tem como objetivos da avaliação do desempenho do aluno: compreender o processo de aprendizagem; oferecer informações para o planejamento da metodologia de ensino; verificar o nível de aprendizagem individual e coletiva em cada disciplina; comparar o aluno com ele próprio no início, no decorrer e no final de cada período, para verificar sua evolução; fornecer informações ao aluno sobre seu desempenho para que possa tomar medidas em prol de uma melhor aprendizagem e servir como indicador para a Avaliação Institucional. (Regimento Interno da UNIGRANRIO – Art. 74)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Na primeira avaliação (A1), as notas de aproveitamento correspondem ao somatório da nota da prova mais a nota dos instrumentos aplicados.

Na segunda avaliação (A2), será creditado peso as avaliações (integrada + da disciplina) e será obtida a média ponderada.

As avaliações serão sempre no modelo ENADE (questões que obriguem a reflexão do aluno). É considerado aprovado o aluno com média mínima de 7.0 (sete) nas duas avaliações do desempenho acadêmico, sendo a Média Final (MF) do semestre assim calculada:

MF = A1 + A2

                2

Ao aluno que não obtém média final (MF) para aprovação é permitido submeter-se a uma Avaliação Suplementar (AS), sendo considerado aprovado aquele que alcançar média igual ou superior a 6.0 (seis). Na eventualidade da AS, o Resultado Final (RF) corresponde à média aritmética dos pontos obtidos na MF e na AS, sendo assim calculado:

RF = MF + AS

                2

De acordo com o Regimento, é concedida segunda chamada somente para a Avaliação Suplementar, desde que haja motivo justo instruindo requerimento a ser apresentado dentro de quarenta e oito horas após a realização da primeira chamada, cabendo a decisão ao Diretor da Unidade Acadêmica a que se vincula a Disciplina ou a quem for por ele indicado para tal.

SERÁ FEITO O SOMATÓRIO DA MÉDIA FINAL MAIS A NOTA DA AVALIAÇÃO SUPLEMENTAR DIVIDIDO POR 2. PARA SER APROVADO O ALUNO DEVERÁ ATINGIR MÉDIA > ou =  6,0

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

Serão consideradas 2 (duas) notas, sendo cada uma composta por mais de um instrumento conforme esquema a seguir.

NOTA 1 = Trabalho (3 ptos.) + Prova individual (7 ptos.)[pic 2]

          Nota 1 = Instrumento 1  + Instrumento 2

NOTA 2 = Prova Integrada (peso 1) + Trabalho (peso 3) + Prova individual (peso 6)[pic 3]

          Nota 2 = Instrumento 1 x 1  + Instrumento 2 x 3 +  Instrumento 3 x 6

                                                          10

 BIBLIOGRAFIA DA UNIDADE CURRICULAR (DISCIPLINA)

Básica

1

ASSAF NETO, Alexandre; LIMA, Fabiano Guasti. Fundamentos de administração financeira. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014. (Minha Biblioteca)

2

FERREIRA, José Antônio Stark. Finanças corporativas: conceitos e aplicações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. (reimpressão 2013). (Biblioteca Virtual Pearson)

3

GITMAN, Lawrence J. Princípios da administração financeira. 12. ed. São Paulo: Pearson Education, 2010. (reimpressão 2013) (Biblioteca Virtual Pearson)

Complementar

 

1

 ANDRICH, Emir Guimarães; CRUZ, June Alisson Westarb. Gestão financeira moderna: uma abordagem prática. Curitiba: Intersaberes, 2013. (Biblioteca Virtual Pearson)

2

 GITMAN, Lawrence J. Administração financeira: uma abordagem gerencial. São Paulo: Addison Wesley, 2003. (Biblioteca Virtual Pearson)

3

 HOJI, Masakazu. Administração financeira: na prática: guia para educação financeira corporativa e gestão pessoal. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2014. (Minha Biblioteca)

4

 MEGLIORINI, Evandir; VALLIM, Marco Aurdio. Administração financeira: uma abordagem brasileira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. (Biblioteca Virtual Pearson)

5

 ROSS, Stephen A. Administração financeira. 10. ed. Porto Alegre: AMGH,, 2015. (Minha Biblioteca)

Periódicos

1

Jornal O Globo

2

Teoria da Agência e Governança Corporativa: uma reflexão acerca da relação de subordinação organizacional da Contabilidade à Administração. Disponível em: <http://www.simpoi.fgvsp.br/arquivo/2011/artigos/e2011_t00200_pcn97386.pdf>

3

O Mercado Financeiro Nacional e suas fases. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/14288/o-mercado-financeiro-nacional-e-suas-fases#!3>

4

Abordagem discreta para a dinâmica da Taxa Selic. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-80502011000200003>

5

Por que finanças? Avaliando o interesse dos estudantes de graduação em administração pela área de finanças. Revista de Administração Mackenzie (RAM). 2012, v. 13, n. 6 p. 168.

6

Governança e eficiência em empresas do setor elétrico brasileiro. Revista Pretexto. 2015, v. 16, n. 1, p. 36-51.

7

Decisão de investimento de capital em empresas algodoeiras. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-09092009-125003/pt-br.php.

8

O Risco Oculto. Revista Exame. 2013, v. 47, n. 24, p 126.

9

Orçamento de capital: uma exposição de aspectos relevantes das técnicas de análise e dos cuidados em sua utilização. Disponível em: <http://www.convibra.com.br/2004/pdf/115.pdf>

10

O Modelo CAPM. Disponível em: <http://avaliacaodeempresa.com.br/adm/uploads/106pdfO-Modelo-CAPM.pdf>

Data

UNIDADE DE APRENDIZAGEM (AULA)

TDE - Trabalho Discente Efetivo (TAE)

Carga Horária

Recuperação da Aprendizagem

Num da

Unidade

Tema/tópico/conteúdo)

Num do Objetivo

Objetivos

Metodologia

Avaliação da Aprendizagem

Descrição das atividades

Teoria

Prática

TDE

Prática no Campo Profissional

Total

Descrição das atividades

 

U1

Apresentação do conteúdo e objetivos da disciplina; material instrucional institucional; metodologia de aprendizagem; instrumentos e critérios de avaliação de aprendizagem e de desempenho discente.

OU1

Apresentar os principais conceitos que evolvem a Administração Financeira nas organizações.

 Aula expositiva

Avaliação Diagnóstica

Pesquisa sobre o Papel do Administrador Financeiro nas Organizações.

200 min

40 min

240 min

 

U2

 Finanças e empresa

OU2

Entender o papel do Administrador Financeiro e os objetivos da organização.

 Aula expositiva

 Avaliação Diagnóstica

Leitura do artigo de Clayton: O novo papel do gestor financeiro nas empresas: de xerife a treinador fora de série. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/o-novo-papel-do-gestor-financeiro-nas-empresas-de-xerife-a-treinador-fora-de-serie/66551/>

200 min

40 min

240 min

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (230.8 Kb)   docx (798.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com