TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO EM MASSA NOS MOLDES DE TAYLOR

Por:   •  22/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.808 Palavras (12 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

EQUIPE: DAVI ALVES DA SILVA, ELIAS SOUSA, JOSÉ BATISTA.

 PRODUÇÃO EM MASSA NOS MOLDES DE TAYLOR

QUIXADÁ-CE

2016

Davi Alves da Silva, Elias Sousa de Oliveira, Jose batista Junior.

______________________________________________________________

PRODUÇÃO EM MASSA NOS MOLDES DE TAYLOR

[pic 2]

DEDICATÓRIA

Dedicamos este breve trabalho aos amigos e familiares:

Nem todos os livros, pela sua natureza,

São próprios para serem oferecidos.

        Este é, certamente, daqueles que não.

Se oferecem, mas dedicando-vo-lo só tive

Em vista compensar-vos um pouco das

Horas nos afastamos do vosso convício,

Absorvido neste trabalho.

                F. Caetano Dias

AGRADECIMENTOS

         

        Quero agradecer em primeiro lugar a Deus pela força e coragem durante toda esta longa caminhada e depois a nossos pais e amigos que se fizeram presente nos ajudando e me apoiando em todo o decorrer de nossas vidas acadêmica.

        Aos professores docentes. Companheiros de caminhada ao longo do curso de eletrotécnica. Podemos dizer que a nossa formação inclusive pessoal, não teria sido a mesma sem essas pessoas.

Aos colegas.

                                                                                        

“A revolução começa onde termina o conformismo”.

   (Cesar Jihad)

Quixadá-CE

2016

RESUMO

                                        

 O texto tem como objetivo de abordar as relações de trabalho dentro do processo produtivo, caracterizado como taylorismo. Ressaltando que essas relações de trabalho, foram desenvolvidas por linhas antecessoras de estudos dentro dos processos produtivos, com principal intuito de mostrar que Taylor diante de ideias, e avaliações reunidas durante 30 anos, foi indispensável na evolução de ideais sobre os processos produtivos. Mostrando que Taylor se tornou o iniciador da eficiência industrial, sendo conhecido mundialmente por mérito como o “pai” da organização cientifica do trabalho. Contribuindo de forma eficaz para o desenvolvimento industrial do século XX. Princípios criticados, mas que ainda hoje serve de base aplicada nos sistemas administrativos de produção. Mostrando que a produção utilizada por Taylor utiliza-se de uma alta proporção de maquinários em relação à quantidade de funcionários, reduzindo o custo do trabalho e aumentando a produção, elevando assim o capital enquanto a despesa diminui proporcionalmente. Percebemos que Taylor, desenvolveu princípios e métodos dentro de uma perspectiva teórica, voltada para aplicação dos métodos científicos dentro das organizações, buscando de forma rápida a eficiência industrial, que tinha como objetivo dentro dos processos, eliminar o alto nível de desperdício que ocorria nas indústrias e aumentar a produtividade através de métodos e técnicas previamente desenvolvidas. Dentro dos moldes do sistema lean, percebemos que Taylor, dentro do aspecto de desenvolvedor de princípios, tinha o objetivo de assegurar o máximo possível de lucros para o empregador trazendo ganhos e benefícios pra o empregado, assegurando para o empregador lucros em curto prazo, e pra o empregado uma remuneração justa e gradual de acordo com a sua capacidade de desenvolvimento de suas funções, mostrando que essa logica só seria possível, se entre administração e o funcionalismo dos processos, prevalecesse à ausência de conflitos. Taylor mostrou para as futuras gerações como seria possível o êxito industrial de forma eficiente, elevando dentro da teoria cientifica, o surgimento de processos criados para a complementação de suas premissas.

Palavras Chaves: Produção em massa. Processos produtivos. Teoria cientifica. Modelo de Taylor.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...

7

2. OBJETIVOS...

2.1Objetivos gerais...

10

2.2 Objetivos específicos...

10

3. REVISÃO DE LITERATURA...

3.1 Capacidades funcionais do trabalho produtivo

11

3.2 Manufaturas e a produção em massa de acordo com Taylor

12

4. METODOLOGIA...

4.1 Tipos de estudo...

14

4.2 Locais do estudo...

14

4.3 Populações de estudo...

14

4.4 Coletas de dados...

14

4.5 Organização e análise de dados...

15

4.6 Aspectos éticos...

15

                

1. INTRODUÇÃO

Atualmente a função produção tem abrangido cada vez mais a relevância em relação às organizações estabelecidas no mercado de trabalho, pois apresenta um mercado competitivo incluindo a eficácia produtiva e colaborando o sucesso no plano estratégico de negócios da organização.

A produção em massa tem apresentado inúmeras vantagens, pois, é uma ferramenta imprescindível para todo tipo de organização no mercado, proporcionando proveitos financeiros para o capitalismo.

O processo produtivo em massa depende de uma economia globalizada, afinal, precisa-se manter concreta a sobrevivência das organizações que necessita de habilidade e flexibilidade para melhorias contínuas. As organizações se destaca por buscar auxílio de gerenciamento que se direciona para uma competitividade através da qualidade e produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (254.5 Kb)   docx (51.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com