TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL: PEDRAS ORNAMENTAIS

Exames: PRODUÇÃO TEXTUAL: PEDRAS ORNAMENTAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

ANA MARIA

PRODUÇÃO TEXTUAL

Cornélio Procópio

2013

ANA MARIA

PRODUÇÃO TEXTUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Recursos Humanos - UNOPAR Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Interdisciplinaridade Professoras: Ana Célia Pavão; Gisleine Fregoneze; Márcia Bastos de Almeida; Mônica Maria Silva.

Cornélio Procópio

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................03

DESENVOLVIMENTO ..............................................................................................04

CONCLUSÃO............................................................................................................08

REFERENCIAS .........................................................................................................09

INTRODUÇÃO

Atualmente, as organizações enfrentam momentos de turbulência devido às constantes mudanças a que o mundo está sujeito. Essa situação de relativa instabilidade é inerente tanto às organizações privadas, públicas e Terceiro Setor. Assim, têm sido cada vez mais complexas as exigências feitas aos gestores para que possam lidar com essas situações caracterizadas por ambientes organizacionais complexos e instáveis, principalmente na ordem das políticas sociais.

Como vimos no texto “Histórias de Sucesso“ à cidade de Santo Antônio de Pádua, fica na região noroeste do Estado do Rio de Janeiro, tem como principal atividade a produção de rochas ornamentais, porém, as empresas têm passado por problemas com seus produtos, com isso o SEBRAE busca solução para a desarticulação entre as empresas do setor que ameaça a sobrevivência do negócio, 22 das cercas de 200 empresários do segmento de rochas reuniram-se para encontrar soluções para os problemas comuns. Esse grupo apresentava particularidades de ter, entre eles, uma empresa com equipamentos modernos, capaz de produzir grande volume de peças com qualidade e ainda experiência no mercado externo.

Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a situação de Histórias de Sucesso – Experiências Empreendedoras: da empresa Rochas Ornamentais: um momento de decisão que faz parte de um projeto do SEBRAE fazendo uma relação no âmbito de gestão de recursos humanos dos materiais utilizados em sala de aula com o intuito de integração interdisciplinar.

ORIGEM E DEFINIÇÃO DE GESTÃO

Atualmente as organizações como um todo precisa de gestão de pessoas que atendam as necessidades do mercado e da sociedade, pois a empresa que não se adequar e atender estas exigências estão fora do mercado competitivo. A gestão tem sua origem no mundo do trabalho e assim como este sofreu e vem sofrendo várias transformações, no decorrer da história, principalmente no período da Revolução Industrial. Com o desenvolvimento do capitalismo industrial e a conseqüente mudança nas relações de trabalho em função da exigência do aumento de produtividade, cresceu a necessidade de se pensar em uma nova estruturação de gestão desta mão de obra para atender as intencionalidades das organizações.

Para Prates (1995), gestão é um processo que articula forma e conteúdo, pensamento e ação, visando à consecução de determinados fins, de acordo com o interesse de indivíduos, grupos, organizações ou classes. Para enfrentar esta realidade, surgem o intermediador para amenizar os conflitos e tentar garantir um mínimo de condições de vida em patamares considerados dignos ao trabalhador.

ANÁLISE DA EMPRESA ROCHAS ORNAMENTAIS

A todo o momento passamos por problemas em nossa vida acadêmica, social e profissional, um desses está estresse, o conflito do dia a dia, onde apenas o vemos como aquele que causa altos custos tantos pessoais quanto organizacionais como: assistência médica, absenteísmo, rotatividade, baixo compromisso organizacional, dentre tantos outros, mas ele vai além do que vemos faz parte emocional incômodo, decorrente da incerteza percebida pelo colaborador, onde este será capaz de realizar ou não as demandas de seu trabalho, muitas vezes não estão preparados para mudanças, pois, nos acomodamos com o que temos e esquecemos de correr e lutar por nossos objetivos e quebrar barreiras, ai quando surge novas oportunidades não sabemos como resolver e passamos por momentos de estresse foi o que aconteceu no case apresentado.

O pico alto do estresse acontece no momento em que o técnico do SEBRAE recebe a ligação de um dos sócios da empresa âncora que estava no país importador, onde deixa claro que ele sozinho poderá atender a demanda estabelecida pelo comprador internacional, já que sua empresa tem uma melhor infraestrutura, atendendo as especificações do importador com isso os seus produtos são de melhor qualidade como solicitada e enviada num primeiro momento de entrega e esta foi aprovada. E, esquece de seus colaboradores, alegando que seus produtos são melhores e que ele não precisa mais dos amigos para solucionar o problema encontrado já que as demais empresas não conseguiriam desenvolver o produto de boa qualidade em pouco tempo, julga – se capaz de ser o melhor e dessa forma a mercadoria não será embargada e menos ainda devolvida, caso os pequenos produtores o fizessem.

Percebe - se neste momento um elevado nível de estresse, pois o grupo de empresários formando para exportar pedras ornamentais foi traído por um dos membros, mas, em vez de ficarem abatidos ambos utilizam – se deste momento para reverte como ponto positivo para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com