TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE PESSOAS PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Por:   •  1/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 4

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE PESSOAS PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES

OBJETIVO

O objetivo do referido trabalho é avaliar a eficácia da aplicação de um programa de prevenção de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais através de observações no comportamento dos colaboradores a curto e longo prazo.

JUSTIFICATIVA

Cada vez mais é necessária a criação de alternativas que atuem na forma preventiva na ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais no trabalho. Assim, devemos incluir o trabalhador no processo de prevenção de maneira reflexiva, a fim de ocorrer uma mudança no possível comportamento diante ao risco.

A ligação homem – trabalho pode gerar muitas ocorrências de acidentes, caso o trabalhador não tome os devidos cuidados em relação a sua segurança. Ainda assim, muitas vezes o funcionário tem ciência do que está fazendo erroneamente e continua a se manifestar no erro por muitas das vezes como o intuito de diminuir o tempo das tarefas ou por ser expert naquele serviço, e é exatamente esses trabalhadores que apresentam um alto grau de risco de acidentes.

Diante do exposto, empresas sempre investem em treinamentos operacionais, porém faz-se necessário buscar um programa que proporcione a formação integral do ser, que leve em consideração aos fatores que direcionam o trabalhador ao comportamento de risco.

RECURSOS INSTRUCIONAIS 

A empresa abordada no estudo foi a XPTO Engenharia, da cidade de Maringá/PR na qual possui um quadro de 50 funcionários ligados diretamente a construção civil.

Análise documental – Será realizado um estudo quantitativo e qualitativo na referida empresa para se obter um mapa de riscos e também identificar quais os possíveis riscos que os trabalhadores estão sujeitos. Se tratando administrativamente, irá ser realizada uma análise documental visando levantar dados quanto às metas que devem ser atingidas, os principais comportamentos de riscos observados e melhorias estruturais decorrentes das observações e alterações no índice de acidente de trabalho. Os documentos avaliados envolvem procedimentos e instruções de trabalho, índice anual de acidentes e gráficos dos resultados mensais das observações. Assim todos os documentos juntados serão apresentados pelo programa.

Reunião em equipe – o gerente do programa apresentará o objetivo e a justificativa do programa a fim de fazer com que cada membro possa contribuir positivamente para o sucesso do mesmo. A então reunião pode dar aos funcionários o direito de expor seu ponto de vista em relação a cada elemento elencado pelo programa, assim correlacionando a prática com a teoria proposta.

Entrevista – o gerente do programa visará levantar feedbacks dos funcionários quanto às dificuldades que podem prejudicar a aplicação do programa. As entrevistas iram ser agendadas previamente em horário, local apropriada, e terá duração de 1 hora por funcionário. Assim a mesma será registrada uma ata de entrevista com cada membro.

Questionário – aplicado a 50 funcionários, visará levantar a percepção dos colaboradores quanto à eficácia do programa, através de questões que façam com que elevem alterações comportamentais dos mesmos. O questionário será aplicado no próprio ambiente de trabalho por um líder do grupo. O referido questionário esclarecerá o objetivo e justificativa da pesquisa, embora que a iniciativa tenha total consentimento da empresa.

QUESTIONÁRIO

Quais os comportamentos você considera de risco?

  1. Empurrar peças
  2. O local onde necessita por a mão para executar o trabalho
  3. Levantar e abaixar cargas
  4. A postura do seu corpo
  5. Içamento de peças
  6. O local onde se posiciona para executar o trabalho
  7. Trabalho de corte e solda
  8. Operar máquinas
  9. Trabalho em altura
  10. Girar o corpo durante o trabalho
  11. Iluminação
  12. Visibilidade no local onde se executa o trabalho
  13. Limpeza do local
  14. As ferramentas utilizadas no trabalho
  15. Trabalho com escavação
  16. Armazenamento de materiais
  17. Proteção para os equipamentos
  18. Qualidade dos EPI’s
  19. Subir ou descer escadas
  20. As sinalizações e os avisos de risco

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Os principais temas abordados no programa estão diretamente relacionados aos seguintes elementos.

1 – Compensação justa e adequada: Equidade interna e externa, Jornada de trabalho, participação em ganhos e proporcionalidade entre salários.

2 – Condições de trabalho: ambiente físico seguro e saudável e ausência de insalubridade

3 – Uso e desenvolvimento de capacidades: Autonomia, autocontrole, uso de habilidades e informações sobre o processo total de trabalho.

4 – Oportunidade de crescimento e segurança: Possibilidade de carreira, crescimento pessoal, perspectiva de avanço salarial e segurança no emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com