TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE AFIADOR DE BROCAS

Por:   •  19/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 10

PROJETO DE AFIADOR DE BROCAS.

Caio V. Santana, Gabriel B. Da Luz, Iago B. Ribeiro, Joao V. Torres, Lucas P. Perches, Pedro H. Oliveira. [1] 

Maria I. Reinert.[2]

RESUMO

O projeto para elaboração do trabalho de pesquisa consiste no desenvolvimento e criação de um afiador de brocas que beneficia a indústria mecânica e todos os seus usuários um equipamento simples e que possa ser feito e montado por qualquer oficina. O afiador de brocas é um dispositivo que devolve o fio cortante das brocas gastas. Tem como principal componente rebolo. No afiador de brocas o principal responsável pela ação de afiação é o rebolo, mas como existem variados tipos de brocas é preciso especificar o rebolo adequado ao tipo de material que é feito a broca apenas com todas essas exigências a afiação será possível, por meio de um afiador. Afiação de brocas é a operação que da forma e faz arestas em ferramentas que se desgastam pelo uso. Existem muitos tipos de brocas, dentre elas destacam-se as brocas helicoidais, que é uma das mais usadas na indústria mecânica, e que será o foco deste trabalho, à broca helicoidal necessita de uma afiação rápida, prática e fácil no qual as arestas e fios cortantes da broca ficam simétricos em relação ao eixo, isso é necessário para se devolver o corte e restaurar a broca. Com todos esses fatores, conclui-se que a maneira mais eficaz de realizar essa operação de afiação é por meio de um afiador de brocas.

Palavras-chave: Afiador de brocas, rebolo, brocas helicoidais, rápida e pratica.

ABSTRACT


         The project for the research work consists in the development and creation of a drill sharpener that benefits the mechanical industry and all its users’ simple equipment that can be made and assembled by any workshop. The drill sharpener is a device that returns the cutting edge of the drills. Its main component is grinding wheel. In the drill sharpener, the main responsible for the sharpening action is the grinding wheel, but as there are various types of drills it is necessary to specify the grinding wheel appropriate to the type of material that is made the drill. With all these requirements sharpening will be possible by means of a sharpener. Drill sharpening is the operation that shapes and sharpens tools that wear out. There are many types of drills, among which stand out the twist drills, which is one of the most used in the mechanical industry, and which will be the focus of this work, the twist drill needs a quick, practical and easy sharpening in which the edges and drill cutting wires are symmetrical with respect to the shaft, this is necessary to return the cut and restore the drill. With all these factors, it can be concluded that the most effective way to perform this sharpening operation is by means of a drill sharpener.

Keywords: Drill sharpener, grinding wheel, twist drill, fast and practical.

1. INTRODUÇÃO  

Uma broca bem afiada produz uma boa precisão dimensional, maior vida útil evitando quebra e desgaste prematuro da ferramenta, maior produtividade, pois os ângulos estão de acordo com o material a ser furado. A formação do cavaco e a sua consequente de pulsão, são Consequências de uma boa furação, além da diminuição do esforço de corte e de maior segurança durante o trabalho de furação contribuindo com a saúde dos colaboradores que estão em contato com o equipamento evitando o esforço físico e proporcionando maior produtividade. A preocupação com essas qualidades fazem com que o tema escolhido para realização do artigo seja a criação de um equipamento simples e de baixo custo capaz de afiar brocas com os melhores resultados possíveis. O desenvolvimento desse projeto resultará em benefícios para indústria, pois será menor o número de trabalhadores acidentado e peça de descarte, o que reflete em economia para a empresa.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. BROCA HELICOIDAL

As Brocas são ferramentas de corte, de forma cilíndrica, com canais retos ou helicoidais que terminam em ponta cônica e são afiadas com determinado ângulo, a haste é usada para a fixação da broca, podendo ser uma haste cônica ou cilíndrica, de modo a permitir sua fixação na máquina (Figura1). As brocas se caracterizam pela medida do diâmetro, forma da haste e material de fabricação, é fabricada, em geral, em aço carbono e também em aço rápido. As brocas de aço rápido são utilizadas em trabalhos que exijam maiores velocidades de corte, oferecendo maior resistência ao desgaste e calor do que as de aço carbono. Atualmente, segundo a ABNT, norma NBR - 6175, o processo de furação está incluído no grupo de processos de fabricação por remoção com gumes de geometria definida. Dentro dos processos produtivos, as ferramentas de furação ocupam um lugar de considerável importância, sendo sua parcela estimada em 20 a 25%. A ferramenta mais empregada para a produção de furos cilíndricos é a broca helicoidal, sendo a ferramenta mais produzida e mais difundida para a usinagem.  Tendo seu aparecimento ocorrido por volta de 1800 e sofrendo poucas modificações até nossos dias. Os conceitos básicos e a nomenclatura das diversas partes das brocas helicoidais são definidos pela norma ABNT - NBR 6176 (DIN 1412).

[pic 2]

Figura 1 Broca Helicoidal.

2.2  GUME PRINCIPAL

 De acordo com a norma, o gume principal é composto pela parcela do gume localizado no ângulo de ponta da ferramenta que se mantém no sentido de avanço da mesma. Para a broca helicoidal, o gume principal é composto pelos gumes transversais e cortantes da ferramenta (figura 2). Na parte cortante ocorre a separação do material da peça (formação do cavaco). Os dois gumes, vistos de frente, são paralelos entre si e vistos de lado formam entre si o ângulo de ponta, cujo valor depende do material a ser furado e das condições de trabalho. O gume principal é responsável pelo esmagamento do material na hora do corte e esmagamento, dessa forma quanto menor o gume principal maior a velocidade de corte.

[pic 3]

Figura 2 Gume Principal.

2.3 GUIAS

As guias proporcionam um apoio lateral à broca, responsável por direcioná-la no furo. Devido ao atrito de contato entre as guias e a parede do furo, ocorre um alisamento da superfície do mesmo. As guias atuam também como gumes secundários (figura 3). Para evitar que as brocas engripem nos furos, as brocas helicoidais são levemente cônicas com uma redução no diâmetro em relação à haste o que produz um trabalho da guia somente na zona frontal da broca.

[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (462 Kb)   docx (124.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com