TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDICIPLINAR PROINFO

Exames: PROJETO INTERDICIPLINAR PROINFO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  2.600 Palavras (11 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 11

Resumo:

O presente artigo tem por objetivo proporcionar um melhor entendimento sobre a análise do ponto de equilíbrio (PE) que são realizados nas pequenas, médias empresas. Com esta importante ferramenta de análise nas organizações, o empresário que a utiliza, tem uma grande ajuda para que sua empresa possa alcançar uma melhor sustentabilidade e possam atender às crescentes exigências do mercado. Mas tem vezes em que o descontrole administrativo chega à ser tão grande que faz o executivo se iludir, pensando que esta obtendo lucro em suas operações, mas na verdade acaba levando a falência sua empresa sem saber o real motivo. O PE serve também como uma ferramenta de auxilio para tomadas de decisão que possam reagir mais brevemente. Com ela é possível identificar onde estão ocorrendo problemas, variações positivas, mas também negativas para assim fazer avaliações e um planejamento de ajustes necessários para corrigi-las em um menor tempo possível de se recuperar os resultados negativos e assim melhorar os períodos futuros. O estudo de caso foi realizado na cidade de Castro, Paraná em uma microempresa que atua no ramo de comercio de roupas, esta em operação desde 2011. A partir disso antes de ser abordado o tema principal serão explicados os conceitos de custos e a margem de contribuição, para posteriormente sabermos conceito de PE e também seus benefícios. Por fim, conclui-se então que em qualquer empresa, o PE é de extrema importância, pois ele traz as empresas um melhor acompanhamento de vendas, tem se base de quando a empresa esta dando lucro ou prejuízo e quanto tempo a empresa leva para cobrir suas despesas e custos.

Palavras-chave: Ponto de equilíbrio, Custos, Margem de contribuição.  

1. INTRODUÇÃO

No Brasil a maioria dos negócios em funcionamento é constituída de micro e pequenas empresas sendo estas, de vital importância para a economia do pais. Temos a contabilidade como uma ferramenta imprescindível aos empreendedores das mesmas. Pois quando não há um sistema de gestão eficaz, em muitos casos estas empresas não sobrevivem aos primeiros anos de vida. Quando o plano de equilíbrio- PE é utilizado de maneira correta os casos de sobrevivência aumentam de maneira significativa (SEBRAE, 2012). A contabilidade possibilita um melhor acompanhamento do desempenho e um incremento objetivo na tomada de decisão em qualquer negocio. Objetivo deste artigo é esclarecer e exemplificar a importância desta análise dentro das empresas, pois quando um empresário dá inicio ao seu negócio, tem sempre o seu pensamento voltado ao quanto de lucro a empresa ira lhe render. Diante desse cenário, foram abordados os principais conceitos sobre ponto de equilíbrio em microempresa. São eles custos, margem de contribuição, o perfil que o empreendedor deve ter. O estudo de caso prático realizado no período de 01/05/2014 a 20/05/2014 na microempresa lojas Bom Preço. E por fim, as conclusões e considerações finais.

2. PONTO DE EQUILIBRIO EM MICROEMPRESAS

2.1 Custos

Para maior clareza sobre o tema, foram conceituados os vários tipos de custo. Trata se do valor utilizado para fabricar um produto, que vai desde a luz utilizada até o transporte da mesma ou por serviço prestado que também gera gastos que são resgatados nas vendas, ou seja, é todo o bem ou serviço que se utiliza como recurso para a realização de outro bem ou serviço. Estes custos são classificados em: custos fixos e custos variáveis. Martins (1992) refere-se a custos como gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços, ou seja, o valor dos insumos usados na fabricação dos produtos da empresa. Segundo Ribeiro (2009, p. 25) o custo: “compreende a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na fabricação de outros bens”. Para entendermos melhor sobre custos, serão apresentados os significados (ZAMLUCA, 2006) de seus principais componentes, que são custos:

Custos fixos: é todo e qualquer custo que independentemente da realização de vendas ou prestação de serviço terão que ser pagos, tais como aluguéis, salários, equipamentos, etc.

Custos variáveis: são custos que variam de acordo com o volume de vendas ou de produção, tais como matéria prima, comissões, insumos produtivos (agua, luz), etc.

Custos diretos: são aqueles que vão diretamente à fabricação do produto ou serviço ser comercializado. Ex: mão de obra.

Custos indiretos: são todos aqueles que vão indiretamente à fabricação de um determinado produto ou serviço, tais como prestação de serviços, salário do administrativo, etc.

2.1.1 Margem de Contribuição (MC)

A MC é o valor em dinheiro que sobra pós a venda de um produto ou de um serviço realizado, após retirarem o valor do custo variável de cada unidade vendida. Ela representa uma margem de cada produto vendido que contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas fixas, chamados de custo de estrutura. De acordo com WERNKE (2004, p. 42) a MC “é o valor resultante da venda de uma unidade, depois de deduzidos os custos e despesas variáveis associados ao produto comercializado”. Para Bernardi (199), a margem de contribuição também é a diferença entre o valor das vendas, os custos variáveis e as despesas variáveis da venda.

2.1.2. Ponto de Equilíbrio

O PE vem do inglês break-even-point, o qual se significa o total das receitas sendo igual ao total das despesas. Nesse ponto o resultado, ou lucro final é iguala zero. Para Crepaldi (2006, p. 130) ponto de equilíbrio “refere-se ao nível de venda em que não há lucro nem prejuízo, ou seja, onde os custos totais são iguais as receitas totais”. Um exemplo simples dessa situação é o caso de uma vendedora de hot-dog, que primeiramente compra os ingredientes que ela necessita, e depois enquanto ela vai vendendo unidade por unidade a sua receita vai chegando cada vez mais perto dos gastos que ela teve, e quando os resultados se igualam, ai sim ocorreu o PE, e os resultados que foram alcançados mais adiante será seu lucro. Segundo SÁ (2010, p. 107), “chamamos ponto de equilíbrio de valor, ou simplesmente ponto de equilíbrio, o faturamento que produz lucro operacional igual azero”. Portanto, nada mais é do que o dinheiro que a empresa necessita ter para cobrir seus custos totais, além também de ajudar o empresário na avaliação de seu negócio.

2.1.3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com